CARTA DE PERMANÊNCIA GOLDEN CROSS: QUAL É A SUA IMPORTÂNCIA?
Neste post elaboramos um conteúdo sobre a carta de permanência Golden Cross, de modo que você possa entender como ela é importante principalmente para os casos em que o cliente deseja trocar de plano.
Ensinaremos como fazer a solicitação da carta de permanência Golden Cross de forma simplificada, mas caso precise de assistência, os nossos consultores estão à disposição para ajudar!
Aproveite a oportunidade para contratar um convênio até o final do mês com descontos de até 50% 1ª na mensalidade.
O Que é a Carta de Permanência Golden Cross?
A carta de permanência Golden Cross é um documento que contém informações importantes sobre o seu plano como, padrão de acomodação, data de entrada, data de saída ou atual, entre outros dados.
Esse documento é de extrema relevância para os beneficiários que desejam cancelar a categoria contratada ou, principalmente, para os que tem o intuito de mudar para um novo convênio obtendo a redução de carências.
Mas afinal, o que são carências contratuais? Basicamente, são os prazos estipulados pela operadora após a adesão do plano, devendo ser cumpridos para que o cliente possa realizar os procedimentos médicos cobertos.
Por exemplo, normalmente, o período de carência para casos de urgência e emergência é de apenas 24 horas, mas para os demais serviços ele costuma ser maior.
Explicaremos em um dos próximos tópicos como a carta de permanência Golden Cross pode ser utilizada para esse feito porque agora, chegou o momento de aprender como solicitá-la.
Aprenda Como Solicitar a Carta de Permanência Golden Cross
Formalizar o pedido da carta de permanência Golden Cross é muito mais fácil do que parece e pode ser feito diretamente com a instituição ou com o auxílio de um consultor de confiança.
O primeiro passo é certificar-se de entrar em contato com os documentos em mãos para que os casos sejam exigidos, sendo eles o RG, CPF e cartão do convênio, para pedir a carta de permanência Golden Cross.
A operadora disponibiliza um serviço de SAC que atende todos os dias durante 24 horas no telefone 0800 728 2001. Para deficientes auditivos que possuam aparelho compatível, existe um número exclusivo: 0800 727 2001.
Se você preferir, poderá fazer o pedido pelo site preenchendo o formulário disponível no Fale Conosco. Para isso, selecione o assunto “Outros” e explique que deseja obter a carta de permanência Golden Cross.
Presencialmente, a solicitação pode ser realizada na sede, que se encontra situada na Avenida Armando Lombardi, n° 400, Ljs. 101 a 104 Parte, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ, CEP: 22.640-000.
Quando Pedir a Carta de Permanência Golden Cross?
Não existe um momento específico para realizar a solicitação da carta de permanência Golden Cross, já que até mesmo quem cancelou o plano pode fazer se quiser conferir o período em que esteve ativo no convênio.
Contudo, para as situações onde o cancelamento da categoria já foi feito e o cliente decide realizar uma nova contratação, é recomendado apresentar a carta de permanência Golden Cross em até 60 dias para obter benefícios.
Vale a pena ressaltarmos que neste caso, cumprir o período mínimo de continuidade no plano é imprescindível para os beneficiários que desejam realizar a mudança com diminuição/isenção das carências.
Veja a seguir como poderá adquirir uma categoria melhor ou mais barata através da portabilidade e da migração de plano, utilizando a carta de permanência Golden Cross.
Veja um Modelo de Carta de Permanência Golden Cross
Ficou curioso sobre como a carta de permanência normalmente é desenvolvida pelas operadoras de saúde? Então, confira um exemplo a seguir:
São Paulo, 1 de setembro de 2022 Atendendo sua solicitação, seguem as informações referentes ao seu período de permanência nesta operadora: Nome fantasia da operadora: Nº de registro da operadora: Beneficiário Nome do beneficiário: Segurado em remissão: Data de nascimento: CPF: Nº da matrícula do beneficiário no plano: Nome do titular do plano: Produto/Contrato Tipo de contratação: Segmentação assistencial do plano (cobertura): Área de abrangência geográfica: Nome do produto registrado na ANS: Nome comercial do plano na operadora: Prazo de permanência do beneficiário no plano: Início: Fim: Ingressou por portabilidade: ( ) Sim ( ) Não Cobertura Parcial Temporária – CPT? ( ) Sim ( ) Não Atenciosamente, (Assinatura da operadora) |
Diferenças Entre Portabilidade e Migração
Uma dúvida frequente entre os clientes que buscam mudar de convênio é se há diferença nos processos de portabilidade e migração. E a resposta para esse questionamento é sim!
A portabilidade é um procedimento feito através de um formulário digital, sendo intermediado especificamente pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar). Os critérios gerais estabelecem que:
- O plano atual deve ter sido contratado após 1º de janeiro de 1999 ou ter sido adaptado à Lei dos Planos de Saúde (Lei nº 9.656/98);
- O contrato deve estar ativo, ou seja, o plano atual não pode estar cancelado e o beneficiário deve estar em dia com o pagamento das mensalidades;
- O plano de destino deve ter preço compatível com o seu plano atual;
- O beneficiário deve cumprir o prazo mínimo de permanência no plano:
1ª portabilidade: 2 anos no plano de origem ou 3 anos se tiver cumprido Cobertura Parcial Temporária (CPT) para uma Doença ou Lesão Preexistente (DLP);
2ª portabilidade: se tiver feito portabilidade antes, o prazo exigido é de pelo menos 1 ano. Caso tenha feito portabilidade para o plano atual com coberturas não previstas no anterior o período é de 2 anos.
Em contrapartida, a migração é um processo bem mais simples e que não requer tantas regras, por isso, costuma ser mais utilizado. Nela, a mudança é feita diretamente com a operadora do plano.
Para isso, é necessário apenas apresentar a carta de permanência Golden Cross e optar por um convênio médico congênere (semelhante). Assim, você pode garantir diversas vantagens, como 40% de desconto no 1º mês!
O Que é Cobertura Parcial Temporária (CPT)?
A Cobertura Parcial Temporária está presente no contrato da maior parte dos planos e se refere a um período de até 24 meses que restringe o beneficiário em determinadas situações.
Nesse caso, a operadora suspenderá a assistência em procedimentos relacionados com uma Doença ou Lesão Preexistente (DLP) declarada pelo titular, ou dependente legal, antes da contratação do plano.
Como Migrar de Plano Com a Carta de Permanência Golden Cross?
Apesar da migração de convênio ser um procedimento descomplicado, ainda assim existem algumas regras obrigatórias como, por exemplo, a necessidade de que o plano atual e o novo sejam congêneres.
Isso significa que deve haver compatibilidade entre eles no que diz respeito aos serviços oferecidos e também aos valores cobrados.
Além disso, se você deseja migrar com redução de carências deverá cumprir o tempo mínimo exigido que varia conforme a instituição. Mas, ele costuma ser de 12 meses para operadoras e de 24 meses para seguradoras.
Para descobrir se já você já cumpriu o prazo basta solicitar a carta de permanência Golden Cross! Se precisar de ajuda profissional, contate um consultor pelo telefone (11) 3863-7908 ou WhatsApp (11) 95591-3910.
Descubra se Você já Cumpriu as Carências da Operadora
Como já foi mencionado, os prazos de carências mudam de acordo com o procedimento que o beneficiário deseja realizar.
Abaixo você poderá conferir quais são os períodos definidos pela operadora e utilizar a carta de permanência Golden Cross para reduzi-los:
- Urgência e emergência – 24 horas;
- Consultas médicas – 24 horas;
- Exames médicos – 30 dias;
- Serviços auxiliares – 30 dias;
- Exames complementares – 180 dias;
- Casos clínicos e cirúrgicos – 180 dias;
Para saber se você já cumpriu de forma integral ou até mesmo parcial, consulte o contrato que foi assinado para adesão do seu plano.
Se preferir, poderá conversar com um especialista e obter ajuda para pedir a carta de permanência Golden Cross.
Ah! É essencial que saiba que normalmente na migração não há redução e nem isenção de carências contratuais para procedimentos que envolvem parto a termo (300 dias) ou Cobertura Parcial Temporária (24 meses).
Mude de Plano Com a Carta de Permanência Golden Cross
Primeiramente, você deve seguir o passo a passo que ensinamos no início do conteúdo para solicitar a carta de permanência Golden Cross.
Após isso, basta realizar uma cotação online em apenas 3 etapas e nossos consultores irão retornar o contato com uma apresentação detalhada de operadoras congêneres com o seu plano atual.
Deste modo, você terá a certeza de que fez a escolha que melhor atende às suas necessidades e preferências, além de garantir preços diferenciados, benefícios exclusivos e redução de até 50% na primeira mensalidade.
Não vai ficar de fora dessa, não é? Aproveite a chance de participar dessa promoção imperdível válida por tempo limitado. E caso tenha qualquer dúvida sobre a carta de permanência Golden Cross, não deixe de nos avisar.
Dúvidas Frequentes (Guia Rápido)
Ao decorrer deste material, você pôde conferir informações sobre a carta de permanência Golden Cross, mas não vai parar por aí, pois separamos as dúvidas mais frequentes, para garantir a solução total de suas questões.
Quais Modalidades Garantem a Migração de Plano?
A mudança de convênio médico com redução de carências, é permitida a todas as modalidades e por isso, independentemente se o seu plano for individual, familiar, empresarial ou coletivo por adesão, terá direito a ação.
Como Deve Ocorrer o Cancelamento do Convênio Após a Troca?
De acordo com a Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS, após a portabilidade, por exemplo, o cliente precisa pedir o cancelamento do vínculo com o plano de origem em até 5 dias.
Além disso, é obrigação da operadora avisar sobre o fato, pois, em caso de descumprimento, o beneficiário estará sujeito a novas carências contratuais.
Administradoras de Benefícios Recebem Pedidos de Portabilidade?
Sim, as administradoras de benefícios, desde responsáveis pela comercialização do plano de saúde, podem receber o pedido de portabilidade, sendo necessário analisar o requerimento em até 10 dias.
Conclusão
Esperamos que suas perguntas sobre a carta de permanência Golden Cross tenham sidas respondidas nesse material, mas, se não for o caso, converse com um nossos profissionais, por meio do Canal de Comunicação 24h.
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