Faça sua cotação 100% via WhatsApp e garanta seu desconto de até 50%

VOCÊ SABE O QUE FAZ UM TERAPEUTA OCUPACIONAL?

Saiba o que o terapeuta ocupacional pode promover em situações de saúde quais benefícios para pessoas de todas as faixas etárias 

Você já se perguntou o que um terapeuta ocupacional faz? Ou até mesmo para que ele serva? O trabalho do terapeuta ocupacional não é tão simples, no entanto, é muito importante para o desenvolvimento  no tratamento de distúrbios físicos e mentais e também dos desajustes emocionais e sociais.

GARANTA SEU DESCONTO DE 40% NA MIGRAÇÃO PARA UM NOVO PLANO

Sobre a Empresa

Para que você possa entender o que o terapeuta ocupacional faz, é preciso que você pense no seu dia a dia, tais como habilidades simples como escovar os dentes, o cabelo, colocar uma roupa, para você, isso parece ser bem simples, mas para algumas pessoas, essas simples atividades são impedidas ou são difíceis para uma outra pessoa fazer da forma correta.

De acordo com o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito), a terapia ocupacional é definida como uma “profissão de nível superior, voltada ao estudo, à prevenção e ao tratamento de indivíduos com alterações cognitivas, afetivas, perceptivas e psico-motoras, decorrentes ou não de distúrbios genéticos, traumáticos e/ou de doenças adquiridas”.

O terapeuta ocupacional é responsável pelo bem-estar e a promoção à saúde de pacientes com problemas físicos, sensoriais, sociais e motores. Ele estimula a participação ativa do paciente por um longo processo terapêutico, com o objetivo de ajudar esses pacientes recuperarem suas capacidades funcionais e sociais.

ONDE O TERAPEUTA OCUPACIONAL ATUA?

Se você precisa de um terapeuta ocupacional ou conhece alguém que precisa do atendimento desse profissional, no mercado de trabalho, ele atua em diversos locais, como:

  • Centros de Reabilitação;
  • Clínicas;
  • Consultórios;
  • Escolas;
  • Hospitais privados;
  • Institutos Penais;
  • Institutos de Pesquisa
  • Organizações Não Governamentais;
  • Universidades.

 

O terapeuta ocupacional pode realizar diversos atendimentos no segmento da área da saúde, atuando em prol de oferecer saúde e bem-estar aos seus pacientes. Ele pode se especializar em áreas específicas, como especialidades na:

  • Acupuntura;
  • Contextos Hospitalares;
  • Saúde Coletiva;
  • Saúde Familiar;
  • Saúde Funcional;
  • Saúde Mental.

O QUE O TERAPEUTA OCUPACIONAL FAZ?

Como mencionado anteriormente, o terapeuta ocupacional pode atuar em diversas especialidades, desde que ele tenha afinidade para promover e atuar nos cuidados de seus pacientes. 

Para isso, quando o terapeuta ocupacional gradua-se em Terapia Ocupacional durante quatro anos, ele passa por uma grade curricular que tem a importância em atuar com a promoção da qualidade de vida de pacientes. Essa grade inclui:

  • Métodos e Técnicas de Intervenção em Terapia Ocupacional;
  • Promoção de Saúde e Prevenção de Doenças;
  • Terapia Ocupacional na Saúde da Criança e do Adolescente;
  • Terapia Ocupacional na Saúde do Adulto e do Idoso.

 

Após sua formação, o terapeuta ocupacional pode atuar nas especialidades como:

  • Educação: acompanha o desenvolvimento de crianças com problemas psicomotores ou de aprendizagem. O terapeuta vai promover a inclusão de crianças com deficiência nas escolas de ensino regular.
  • Docência e pesquisa: pode ministrar aulas e orientar projetos de pesquisa.
  • Gerontologia: vai atuar na reabilitação e na reintegração social de idosos.
  • Psiquiatria e saúde mental: vai tratar portadores de distúrbios psíquicos, com o intuito de promover a inclusão social e ocupacional. 
  • Reabilitação funcional e profissional: vai promover o restabelecimento de vítimas de acidentes ou de doenças do trabalho, prestando assistência aos portadores de deficiência física. O terapeuta ocupacional também promoverá a saúde do trabalhador por meio de ações e prevenção de doenças ocupacionais. 
  • Reintegração social: auxilia na reintegração de viciadas em drogas, menores infratores e carentes à sociedade.

QUANDO E COMO PROCURAR O AUXÍLIO COM UM PROFISSIONAL DA TERAPIA OCUPACIONAL?

O terapeuta ocupacional deve ser procurado sob prescrição médica. Normalmente, a procura por esse profissional, costuma ser realizada como uma etapa posterior ao primeiro contato com seu médico. 

No entanto, o terapeuta ocupacional também atende casos que estão ligados a comorbidades de autismo e outros transtornos que afetam o desenvolvimento cognitivo do paciente.

Se o caso for uma criança, os pais devem procurar um médico para que seja realizado um acompanhamento e posteriormente, pedir uma recomendação por um especialista, como o terapeuta ocupacional, para que se possa dar continuidade no tratamento. 

POR QUE É IMPORTANTE O ACOMPANHAMENTO COM O TERAPEUTA OCUPACIONAL?

Devido à formação do terapeuta ocupacional, ele trará informações e vai sanar suas dúvidas em relação ao tratamento que você deve realizar. No entanto, para casos mais graves, o próprio profissional encaminhará ao especialista para que ele possa solucionar o problema.

Para as crianças que precisam de um acompanhamento com o terapeuta ocupacional, as atividades que serão propostas pelos profissionais, envolvem objetos e total estrutura para que a prática nos movimentos sejam realizadas positivamente. 

As atividades que são desenvolvidas, trazem autonomia e qualidade de vida para a criança e também para os pais, pois, não só as crianças, eles também precisam passar pelo acompanhamento para que a criança possa se desenvolver melhor.

Para que o tratamento com o terapeuta ocupacional seja realizado, é preciso que o histórico ocupacional do paciente seja fornecido, pois, o profissional vai rastrear as atividades que o paciente já praticava ao longo de sua vida, não focando apenas na doença ou na condição limitante do paciente. 

O terapeuta ocupacional vai procurar saber tudo sobre o seu paciente, quais atividades ele fazia, brincadeiras preferidas, o que gosta de fazer, etc. Caso seja um adulto ou idoso, o processo será praticamente o mesmo. 

O profissional vai procurar saber do que trabalha ou já trabalhou, quais são as coisas importantes de sua vida, tudo que está relacionado à sua vivência para que o paciente possa voltar a ter sua autonomia.

Para isso, o terapeuta ocupacional vai trabalhar individualmente com cada paciente de acordo com as suas limitações, pois, cada tratamento leva um processo diferente, para que assim, cada um tenha o desenvolvimento de acordo com as suas características. 

QUAL A DIFERENÇA ENTRE O TERAPEUTA OCUPACIONAL E O FISIOTERAPEUTA?

É comum quem não tem muito entendimento sobre assunto, achar que o terapeuta ocupacional e o fisioterapeuta são o mesmo profissional, mas não. As duas profissões partilham do mesmo conselho de classe, no entanto, há diferenças entre ambas.

O terapeuta ocupacional tem o objetivo de construir ou reconstruir a ocupação humana. O profissional atua no planejamento de vida e atende relativamente jovens que ainda tem muita saúde, mas que, por algum motivo que tenha acontecido, estão em fase de aposentadoria.

A terapia ocupacional não atua somente em promover a saúde dos seus pacientes, ela tem uma inserção grande na área social e educacional. 

Já o fisioterapeuta, ele foca na prevenção e reabilitação de pacientes com distúrbios do movimento, isto é, visa prestar atendimento em pacientes com deficiências (de natureza cardíaca, neurológica, respiratória ou qualquer outra) que tiveram sua capacidade motora afetada.

QUEM PRECISA DE UM TERAPEUTA OCUPACIONAL?

Qualquer pessoa pode precisar de um terapeuta ocupacional, desde seu nascimento até a fase idosa. Os pacientes devem procurar um terapeuta ocupacional quando estes apresentarem alterações em seu desempenho ocupacional ou que tenham dificuldades até mesmo para realizar atividades da vida cotidiana. 

A terapia ocupacional conecta as atividades aos pacientes para que possam realizar o que querem e principalmente, o que precisam, como higienização, alimentação, aprendizagem na educação, ou até mesmo pegar um transporte público.

As crianças que tenham atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, por exemplo, o terapeuta ocupacional promoverá o desenvolvimento infantil e vai estudar os marcos de seu desenvolvimento.

O profissional vai estimular brincadeiras com suas partes motoras, sensoriais e neurológicas, mas não é somente brincar, o terapeuta ocupacional vai direcionar brinquedos e atividades de acordo com a sua idade e a necessidade que cada paciente vai apresentar. 

Em pacientes bebês, por exemplo, o terapeuta ocupacional vai auxiliar no estímulo dos sentidos como audição e visão, ajudando a controlar o pescoço e movimentos para se virar. 

Para um adulto que tenha sofrido um acidente e teve algum membro amputado, o terapeuta ocupacional vai criar soluções para que seu paciente possa realizar tarefas do seu cotidiano. O objetivo é que o paciente possa realizar as tarefas, independentemente da sua condição física.

No caso de uma pessoa que sofra de depressão ou algum transtorno mental, o terapeuta ocupacional vai atuar no desenvolvimento de uma rotina de atividades não só de rotina, mas que são diárias que trará satisfação aos pacientes, para que consigam criar um senso de propósito.

O intuito é aumentar a autoconfiança, autonomia e independência desse paciente, facilitando no desenvolvimento de suas simples tarefas, com todos os cuidados e aprimorando suas habilidades para que consigam aumentar as chances de conseguir um emprego, por exemplo, ou que realize coisas que são prazerosas para o paciente.

Promoções mensais com até 40% de desconto

Fale agora com um especialista em plano de saúde

Clique e consulte os preços do seu novo plano de saúde

Faça agora mesmo uma cotação personalizada com um de nossos especialistas em planos de saúde e confira as melhores opções para você. É mais rápido, seguro, gratuito e totalmente online!

Compartilhar:

WhatsApp
Telegram
Email
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras postagens

Dentes molares

Precisa fazer a correção de septo, mas não sabe se seu plano de saúde cobre septoplastia e nem como o procedimento acontece? Fique tranquilo, a Compare Seguros preparou este conteúdo com o objetivo de sanar suas dúvidas principalmente com relação ao principal questionamento, afinal plano de saúde cobre septoplastia?

Saiba mais »

Dente de leite

Precisa fazer a correção de septo, mas não sabe se seu plano de saúde cobre septoplastia e nem como o procedimento acontece? Fique tranquilo, a Compare Seguros preparou este conteúdo com o objetivo de sanar suas dúvidas principalmente com relação ao principal questionamento, afinal plano de saúde cobre septoplastia?

Saiba mais »

Dente do siso

Precisa fazer a correção de septo, mas não sabe se seu plano de saúde cobre septoplastia e nem como o procedimento acontece? Fique tranquilo, a Compare Seguros preparou este conteúdo com o objetivo de sanar suas dúvidas principalmente com relação ao principal questionamento, afinal plano de saúde cobre septoplastia?

Saiba mais »

Encontrou o que precisava?

Descubra agora mesmo o plano de saúde ideal para você, sua família ou empresa!

Faça uma cotação personalizada e encontre a melhor opção com cobertura ampla, preços acessíveis e benefícios exclusivos.

Cotação Personalizada

Cote agora mesmo e garanta o seu Desconto!