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O QUE É ABSENTEÍSMO?

Absenteísmo: Saiba a importância em preservar a saúde e a satisfação dos seus colaboradores dentro da empresa

O sucesso de toda e qualquer empresa está diretamente relacionado com a qualidade de vida dos funcionários, afinal, todo negócio é feito por pessoas e para que elas estejam engajadas e motivadas com os objetivos da empresa, é necessário valorizá-las.

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Sobre a Empresa

A Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) diz respeito às condições de vida oferecidas pelo empregador aos seus colaboradores, visando a segurança, motivação e bem-estar dos funcionários dentro do ambiente de trabalho. 

No entanto, quando citamos a importância da qualidade de vida no trabalho, estamos nos referindo à condições oferecidas pelo empregador como um meio de melhoria para a produtividade e saúde dos funcionários, que é algo que vai muito além das condições de trabalhos exigidas por lei.

Você já se perguntou o que a sua empresa ganha quando investe nos funcionários?

Infelizmente alguns empregadores ainda acreditam que ao investir parte dos seus lucros na qualidade de vida dos funcionários esteja aumentando os gastos da empresa, e ao deixar de fazer esse tipo de investimento, estará lucrando mais. Porém, isso não é verdade. 

Se você parar para pensar, investir no bem-estar dos seus colaboradores é uma maneira de se prevenir contra a queda de produtividade, aumento do índice de absenteísmo na empresa, e principalmente, ações trabalhistas e multas

Agora que fizemos você enxergar por outro ponto de vista e entender a importância da valorização dos funcionários, que tal conferir algumas dicas para aumentar a qualidade de vida no ambiente de trabalho? Confira:

FORNEÇA UM PLANO DE SAÚDE AOS SEUS COLABORADORES

No Brasil, cerca de 70% das empresas oferecem aos seus funcionários algum tipo de assistência médica, esse é um dos benefícios mais apreciados pelos trabalhadores formais. Além disso, empresas que garantem plano de saúde para os colaboradores acabam se tornando mais atrativas no mercado de trabalho.

Não oferecer nenhum ou poucos benefícios para funcionários é um dos principais motivos para que o seu negócio não consiga bons profissionais, independente da área de atuação, os colaboradores buscam reconhecimento dentro do ambiente de trabalho e isso pode ser demonstrado através de benefícios, como o plano de saúde empresarial

Outro motivo para sua empresa fornecer um plano de saúde para os funcionários é as vantagens desse produto para o seu negócio. Estudos indicam que empresas que contratam um plano de saúde empresarial sofrem menos com o absenteísmo no trabalho. 

Ainda não sabe o que é absenteísmo no trabalho? Vamos te explicar. 

As empresas com alto índice de absenteísmo no trabalho são aquelas que sofrem com a ausência frequente de colaboradores, que por sua vez podem ter inúmeros motivos para faltar o trabalho. 

Porém, quando as faltas se tornam mais frequentes e cada vez mais funcionários começam a se ausentar do trabalho, a produtividade é reduzida e com isso os lucros também serão. Por esse motivo o absenteísmo no trabalho é um mal que precisa ser combatido.

Mas como um plano de saúde pode ajudar nesse problema? É simples, um dos principais motivos para que funcionários faltem no trabalho são os problemas de saúde, que pode ser desde um resfriado até algo mais sério. Pensando nisso, sem um plano de saúde esse funcionária irá faltar no trabalho e se recuperar em casa, e pior, se automedicar. 

Com um plano de saúde ativo esse cenário pode ser diferente, ao invés de se tratar em casa, o funcionário poderá contar com a ajuda de um profissional de saúde e ter uma recuperação mais rápida e eficaz, para que o problema de saúde não retorne. Além disso, você terá um controle maior sobre as faltas dos funcionários, que terão que apresentar um atestado médico.

Pequenas empresas podem contratar um plano de saúde?

Sim, seja qual for o porte da sua empresa, é possível contratar um plano de saúde utilizando o CNPJ a partir de 02 vidas, o que é ideal para os pequenos e microempreendedores.

Referente aos valores, cada operadora de plano de saúde possui tabelas de preços diferente, que variam de acordo com a quantidade de vidas incluídas no convênio médico, por isso, se você é dono de um pequeno negócio não se preocupe, pois não irá pagar mais caro por um plano de saúde.  

Para solicitar uma cotação de plano de saúde para a sua empresa sem nenhum compromisso, entre em contato conosco ou acesse o nosso site compareplanodesaude.com.br.  

INVISTA EM SAÚDE OCUPACIONAL 

A saúde ocupacional é uma área da medicina que visa atender às necessidades da saúde do trabalhador, com foco na prevenção de doenças. Mas por que investir em saúde ocupacional no ambiente de trabalho é tão importante?

Investir em saúde ocupacional dentro da sua empresa é fundamental para que seus colaboradores estejam sempre saudáveis, motivados e produtivos dentro do ambiente de trabalho, além do mais esse é um meio de reduzir acidentes de trabalho e prevenir doenças ocupacionais, evitando até mesmo multas e problemas judiciais. 

Como faço para implementar medidas de saúde ocupacional na minha empresa? 

Confira logo abaixo algumas práticas que podem ser inseridas dentro da sua empresa visando a qualidade de vida no ambiente de trabalho.

  1. Incentive os seus funcionários a praticarem ginástica laboral, que são exercícios específicos para evitar problemas de saúde nos músculos e articulações;
  2. Organize campanhas informativas sobre a prevenção de doenças; 
  3. Realize campanhas internas que incentivem a alimentação saudável; 
  4. Fique atento aos equipamentos de trabalho, por exemplo, as cadeiras utilizadas pela sua equipe são adequadas para uma jornada de 8 horas de trabalho? 
  5. Realize anualmente a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT). 

TRANSFORME O AMBIENTE DE TRABALHO EM UM LUGAR PRAZEROSO

Tornar o ambiente de trabalho da sua empresa em um lugar prazeroso é mais do que investir na qualidade de vida dos seus colaboradores, mas também fazer com que eles se sintam satisfeitos com o local onde trabalham e tenham prazer em exercer as suas funções. 

comunicação é um dos principais meios de modificar o ambiente de trabalho, mas ela se torna um problema quando os funcionários não sentem confiança em dar sugestões, feedbacks e solicitar auxílio durantes as tarefas. 

Os trabalhos em equipe não fluirão bem quando todos os integrantes não se sentirem livres para expressarem suas opiniões, por isso, foque em reuniões em grupo onde todos tenham a oportunidade de discutir sobre o assunto e logo verá os resultados surgindo dentro do ambiente de trabalho.

Outro método para transformar o ambiente de trabalho em um lugar prazeroso é investir na exibição de vídeos motivacionais e palestras, que podem ser muito úteis para incentivar boas práticas de trabalho, proporcionar aprendizado e bem-estar, e claro, contribuir para a qualidade de vida dos seus colaboradores. 

Gostaria de receber mais dicas como essas? Então continue acompanhando as postagens do nosso blog e tenha acesso a diversos conteúdos como esse, através do link: compareplanodesaude.com.br/ blog-saude.

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