Você está aqui : Início » Como Evitar Prejuízos com Doenças Laborais? Guia Atualizado

Promoção disponível acaba em:

Horas
Minutos
Segundos

Encontre agora o plano ideal:

EVITE PREJUÍZOS COM DOENÇAS LABORAIS

Saiba quais são as doenças laborais mais comuns e como prevenir seus colaboradores contra elas 

Nunca ouviu falar sobre doenças laborais? Então chegou a hora de ficar bem informado! As doenças laborais são uma série de problemas de saúde que afetam os funcionários da empresa por fatores relacionados ao ambiente de trabalho.

GARANTA SEU DESCONTO DE 40% NA MIGRAÇÃO PARA UM NOVO PLANO

Sobre a Empresa

Esse é um assunto sério e que requer atenção especial dos gestores, pois as doenças laborais representam um grande risco para as finanças da empresa, já que o empregador corre o risco de sofrer com multas e processos judiciais. 

As doenças laborais variam desde problemas de saúde mais simples até os mais complexos, que podem gerar custos com tratamentos para os colaboradores, por isso é muito mais inteligente adotar medidas que protejam o seu negócio contra esse tipo de problema de saúde.

Veja a seguir quais são os principais sintomas das doenças laborais e quais são os problemas de saúde ocasionados por elas:

SAIBA QUAIS SÃO AS DOENÇAS LABORAIS MAIS COMUNS

Conhecer os diferentes tipos de doenças laborais é importante para a sua empresa consiga se prevenir contra elas, por meio de uma série de ações voltadas para a saúde do colaborador no ambiente de trabalho. 

Mas antes disso, também é necessário saber quando quais são os principais sintomas das doenças laborais, dessa maneira o colaborador consegue perceber e tratar antes que o problema de saúde se transforme em algo mais grave. 

Veja a seguir alguns sintomas que podem indicar a presença de uma ou mais doenças laborais, e quais são as possíveis causas desses problemas de saúde:  

  • Dor de ouvido (causada pelo mau uso dos fones de ouvido ou barulho excessivo);
  • Dores nas articulações (causadas pelo uso de força ou levantamento de peso);
  • Dores nas costas (causadas por conta do transporte de coisas pesadas ou má postura durante a jornada de trabalho);
  • Dor no pulso (possível lesão causada por esforço repetitivo ao passar horas digitando);
  • Perda de audição (causada pelo barulho e trauma acústico);
  • Perda de visão (pode ser causada por acidente laboral); 
  • Problemas de visão (uso excessivo de aparelhos eletrônicos no ambiente de trabalho); 
  • Problemas respiratórios (causados pela inalação de vapores, fumaças, gases ou substâncias tóxicas no ambiente de trabalho).

Tendo como base os sintomas mencionados acima, as 5 doenças laborais mais comuns são: Lesão por Esforço Repetitivo, Dermatose Ocupacional, Distúrbios Osteomusculares, Surdez definitiva ou temporário e Doenças Ocupacionais Psicossociais.  

Lesão por Esforço Repetitivo (LER)

Essa é a doença laboral mais comum entre todas as outras. A Lesão por Esforço Repetitivo (LER) é causada pelo exercício contínuo e prolongado de determinado movimento, isso pode ocasionar em problemas graves de saúde e aposentadoria por invalidez. 

Dermatose Ocupacional

A dermatose ocupacional é uma doença laboral causadora de alterações na mucosa e pele do colaborador, causada principalmente pela exposição à agentes nocivos durante a atividade profissional. 

Por causa dessa exposição e da falta de materiais de proteção ao colaborador, os problemas de saúde mais prováveis, são: dermatite de contato, câncer de pele, infecções e ulcerações.  

Distúrbios Osteomusculares

Apesar do nome ser pouco popular, os distúrbios osteomusculares são causados pela má postura contínua no ambiente de trabalho. As doenças laborais mais comuns dessa categoria são: bursite, hérnia de disco, tendinite, mialgia e dores crônicas.  

Surdez definitiva ou temporário

Embora seja um problema de saúde grave, a surdez definitiva ou temporário ainda é uma das doenças laborais mais comuns no ambiente de trabalho, isso ocorre por conta da exposição contínua de ruídos.

Doenças Ocupacionais Psicossociais

Cuidar da saúde mental dos seus colabores também é essencial para manter a produtividade do seu negócio. As doenças ocupacionais psicossociais estão relacionadas diretamente com as condições de trabalho oferecidas pela empresa. 

O problema de saúde pode ser causado pela pressão no trabalho, exigências emocionais, aumento excessivo das funções de trabalho e insegurança com a atividade profissional. Todos esses motivos podem levar o colaborador a desenvolver ansiedade, depressão, síndrome do pânico e principalmente síndrome do burnout. 

08 DICAS PARA EVITAR PREJUÍZOS COM DOENÇAS LABORAIS

Implementar medidas na sua empresa que combate e previne os seus colaboradores de doenças laborais é fundamental para evitar prejuízos. Veja a seguir 8 ações que você pode aderir para não correr esse risco:  

  1. Fornecer assistência psicológica para sua equipe; 
  2. Garantir boas condições de trabalho aos seus colaboradores;
  3. Incentivar que seus colaboradores façam ginástica laboral;
  4. Incentivar que seus colaboradores tenham uma boa alimentação;
  5. Investir em equipamentos de proteção no ambiente de trabalho;
  6. Investir em palestras motivacionais e sobre Segurança do Trabalho;
  7. Oferecer um plano de saúde aos funcionários;
  8. Providenciar campanhas internas voltadas para a prevenção de doenças laborais.

COMO O PLANO DE SAÚDE EMPRESARIAL PODE ATUAR NA PREVENÇÃO DE DOENÇAS LABORAIS?

Quando um funcionário se queixa de dores nas costas e não tem acesso a um plano de saúde, ele corre o risco de sofrer de hérnia de disco futuramente, dessa maneira o tratamento será mais longo e mais caro, sendo assim um prejuízo para a empresa

Em casos onde o empregador não fornece um plano de saúde corporativo ou qualquer outro meio de assistência à saúde do colaborador, o risco da empresa sofrer com processos judiciais e pagamento de despesas médicas é muito maior. 

Garantir um plano de saúde empresarial para os funcionários da sua empresa é o mesmo que prevenir o seu negócio contra prejuízos, perda de produtividade, processos judiciais, rotatividade de funcionários, absenteísmo, etc. 

Segundo a Pesquisa de Benefícios da Aon Brasil, realizada entre 2018 e 2019, com mais 600 empresas, cerca de 99% das instituições participantes oferecem algum plano de saúde para seus colaboradores, sendo 71% planos de saúde com coparticipação.

No entanto, um dos dados que mais chamou atenção nessa pesquisa foi o fato das empresas que possuem plano de saúde com coparticipação terem tido redução de 9% nas consultas médicas e 18% no número de exames, sendo assim um meio de redução de custos para essas empresas.

POR QUE O PLANO DE SAÚDE EMPRESARIAL COM COPARTICIPAÇÃO É O MAIS INDICADO PARA O SEU NEGÓCIO?

O plano de saúde empresarial pode ajudar a sua empresa a reduzir custos e mesmo assim garantir seguridade e cuidados em saúde para os seus colaboradores, isso é possível porque o modelo coparticipativo incentiva o uso consciente do plano de saúde. 

Dessa forma, os seus colaboradores irão utilizar o convênio médico apenas quando for realmente necessário, já que todas vez que eles usarem o plano de saúde empresarial terão que pagar uma pequena taxa, que varia de acordo com a porcentagem de coparticipação estipulado na apólice (contrato). 

O plano de saúde corporativo é essencial para prevenir o agravamento de doenças laborais, já que com os serviços do plano os seus funcionários poderão fazer consultas e exames preventivos, evitando assim gastos com tratamentos caros.

Gostaria de saber mais sobre plano de saúde com coparticipação? Então entre em contato com um consultor da Compare Seguros e tire todas as suas dúvidas, descubra como é simples contratar um plano de saúde corporativo! 

Solicite hoje mesmo uma cotação online sem compromisso e saiba quanto custa para sua empresa fornecer cuidados em saúde para o quadro de funcionários. Oferecemos 30% de desconto somente neste mês.    

Gostaria de receber mais dicas para a sua empresa? Então acompanhe o Blog da Compare Seguros e tenha acesso a todas as nossas postagens semanais! Conheça também as dicas de saúde

Promoções mensais com até 50% de desconto

Fale agora com um especialista em plano de saúde

Clique e consulte os preços do seu novo plano de saúde

Garanta até 50% de Desconto

Preencha o formulário e garanta até 50% de desconto na contratação do seu novo plano de saúde:

Mídias Sociais

MEI
MEI

Solicite o contato de um corretor via WhatsApp

QSAÚDE COM MÉDICOS DA CLÍNICA EINSTEIN A PARTIR DE R$246,39!

Compartilhar:

WhatsApp
Telegram
Email
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Outras postagens