Você está aqui : Início » QUAL A IMPORTÂNCIA DA SAÚDE MENTAL NO TRABALHO?

Promoção disponível acaba em:

Horas
Minutos
Segundos

Encontre agora o plano ideal:

SAIBA QUAL A IMPORTÂNCIA DA SAÚDE MENTAL NO TRABALHO?

Saiba como manter a estabilidade emocional no trabalho e evitar transtornos

Toda pessoa busca o emprego dos sonhos ou pelo menos aquele que é bem tratada e recebida diante de suas funções no ambiente de trabalho.  Mas, é provável que você já tenha ouvido falar sobre a ansiedade.

GARANTA SEU DESCONTO DE 40% NA MIGRAÇÃO PARA UM NOVO PLANO

Sobre a Empresa

A ansiedade é uma das doenças que mais afetam as pessoas no século XXI, pois o acúmulo de tarefas do dia a dia não só da vida pessoal, como profissional, tem se tornado um grande problema.

Pessoas que são casadas, por exemplo, ou tem filhos, geralmente costumam ter crises de ansiedade por ter um turbilhão de tarefas para realizar em seu trabalho e após o término de seu expediente, precisa cuidar da casa e dos filhos.

É muito importante quando há feedback entre o gestor e a equipe pela sua produtividade no trabalho, ou então conversar de uma maneira correta para que os pontos que não conseguiu atingir, sejam consertados com a ajuda de toda equipe.

A saúde mental é um dos temas mais trabalhados e que também estão fazendo os gestores ficarem mais preocupados com seus colaboradores, buscando estratégias de como isso pode ser revertido para que não se torne um problema maior.

SAÚDE MENTAL NO TRABALHO

Todo mundo passa por uma pressão no dia a dia, alguns trabalham exigem mais, ou menos, mas mesmo assim temos metas que precisam ser cumpridas, ainda mais aquelas que exigem um esforço maior e entrega com um tempo mais curto.

Tudo vai depender do setor onde a pessoa trabalha e suas funções, mas geralmente as pressões são em empresas médias, grandes e multinacionais. No entanto, há empresas que buscam um crescimento maior, como no caso de startups, mas isso faz com que o reflexo na saúde mental fique em evidência, prejudicando funcionários da empresa.

Isso acontece, pois, doenças da mente podem aparecer, como ansiedade, estresse, depressão, devido ao trabalho ser mais rigoroso e muitas vezes, a pessoa fica acumulada sem saber o que fazer, mesmo tendo orientações.

DICAS PARA PROMOVER A SAÚDE MENTAL NO AMBIENTE ORGANIZACIONAL

É muito importante quando a empresa se preocupa com a saúde mental  de seus colaboradores, principalmente quando a função de alguns deles exige um esforço maior do que os outros.

Desta forma, os gestores precisam trabalhar em prol de oferecer um ambiente dinâmico e sempre dar feedback quando recebe os relatórios de seus colaboradores, se foi positivo, elogiar e sempre assegurar que ele é capaz de produzir bons trabalhos, mas se for negativo, é preciso conversar e ajudá-lo no que for possível para que possa ser mais produtivo.

  • Forneça um ambiente de trabalho confortável

Como mencionado acima, a empresa precisa fornecer um ambiente de trabalho que seja confortável para todos. Se você deseja que seus colaboradores sejam produtivos e estejam satisfeitos com suas execuções, trabalhe para fornecer um ambiente estável e acolhedor.

Procure desenvolver atividades que promovem mais saúde para seus colaboradores, áreas de lazer, um dia de home office, ou procure deixar o ambiente mais harmonioso, pois seus colaboradores serão mais produtivos no seu dia a dia.

O que pode ajudar os seus colaboradores também, é escolher um dia selecionado para atendimento psicológico, para que os colaboradores possam se expressar e ter uma ajuda de como podem encarar os dias estressantes, ou até mesmo selecionar um dia mais tranquilo na empresa para oferecer um dia de SPA, como massagens relaxantes, conversas, limpeza facial, entre outros.

  • Estabeleça uma cultura que valorize a saúde mental

Quando falamos de estabelecer uma cultura na empresa, é aquela que inclui uma jornada flexível, bom relacionamento com a equipe e com as lideranças, divisão de trabalho justa e que você reconheça o esforço de seus colaboradores.

É muito importante quando uma empresa é reconhecida pela gestão do líder, porque o líder é aquele que trabalha junto com a equipe e fornece funções de acordo com que cada um saiba desenvolver. 

Outro ponto que devemos destacar, é a promoção de uma cultura que desenvolve o conhecimento intelectual, ou seja, procure investir em cursos, workshops ou promoções que desenvolva um conhecimento maior aos seus colaboradores, para que assim, possam ser mais desenvoltos nas funções e aprimorem suas qualificações.

  • Incentive as atividades físicas

Atividades físicas são muito importantes para a saúde física e mental de seus colaboradores. Boas práticas como essas ajudam a reduzir a ansiedade do cotidiano, combatendo também a depressão.

A atividade física promove mais tranquilidade e sensação de bem-estar, por isso, quando seu colaborador passa a realizar práticas físicas, ele pode conhecer outras pessoas, conversar, trocar ideias, cuida da saúde e também sai da rotina do dia a dia.

  • Reconheça o trabalho

É de extrema importância que a empresa reconheça o trabalho desenvolvido por seus colaboradores, pois incentivam-nos mais ainda sobre suas funções, e assim, faz com que eles possam buscar mais qualificações e se sentirem motivados.

Muitos colaboradores se sentem desmotivados, pois não são reconhecidos em seu trabalho. Mesmo que desenvolva um trabalho que exige extrema atenção e até mesmo recursos mais difíceis, ele se sente ansioso por sua função ser tão difícil e quando entrega seu trabalho com resultado positivo, ele não recebe um feedback. 

Por isso, é primordial quando resultados positivos são alcançados que seu colaborador tenha reconhecimento, não só quando for positivo, mesmo que seja negativo, ele precisa se sentir motivado e receber auxílio para que consiga alcançar sua função da forma que a empresa deseja. 

Outro ponto que a empresa pode oferecer aos seus colaboradores, é proporcionar benefícios pelos processos que executam, se a pessoa está se desenvolvendo tão bem e a empresa tem recursos financeiros para isso, promova viagens aos finais de semana para que tirem um dia de lazer, ou até outras atividades que a empresa reconheça que seja importante.

COMO RECONHECER QUE SEU COLABORADOR NÃO ESTÁ COM UMA BOA SAÚDE MENTAL?

Algumas empresas podem ou não reconhecer que o seu colaborador está passando por momentos delicados, seja por questões no trabalho ou até mesmo na sua vida particular. Mas, é possível perceber quando este está com a saúde mental afetada porque acarreta suas funções do trabalho.

Normalmente, as empresas trabalham com metas e quando o colaborador não está com a saúde mental adequada, ele não consegue entregar suas tarefas no prazo que foi estabelecido, ou até mesmo acaba entrando em discussões com os próprios colegas de trabalho.

Por isso, caso veja alguma dessas situações acontecendo, procure conversar com seu colaborador e entender o que está acontecendo. É muito importante quando há conversas entre o colaborador e a empresa, mas em uma situação que possa deixar ele mais tranquilo.

Se a sua empresa não tem um psicólogo, procure contratar ou até mesmo indicar um que possa cuidar da saúde mental de seu colaborador, incentivando-o de que ele é capaz para desenvolver suas atividades.

Caso ele não esteja satisfeito com as funções desenvolvidas, procure colocá-lo em outro cargo que se sinta adaptado ou mesclar funções para que ele possa conhecer outros métodos com qual a empresa trabalha, desde que sejam funções relativas com as dele.

Promoções mensais com até 50% de desconto

Fale agora com um especialista em plano de saúde

Clique e consulte os preços do seu novo plano de saúde

Garanta até 50% de Desconto

Preencha o formulário e garanta até 50% de desconto na contratação do seu novo plano de saúde:

Mídias Sociais

MEI
MEI

Solicite o contato de um corretor via WhatsApp

QSAÚDE COM MÉDICOS DA CLÍNICA EINSTEIN A PARTIR DE R$246,39!

Compartilhar:

WhatsApp
Telegram
Email
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Outras postagens