Diferença entre a acomodação enfermaria e apartamento

Conheça neste artigo da Compare Seguros todas as diferenças entre acomodação tipo enfermeria e apartamento e saiba qual das opções atende às suas necessidades.

Antes de contratar, saiba quais são os benefícios de cada acomodação e os valores que são atribuídos no ato da contratação.

Preencha o formulário ao lado e garanta até 30% de desconto na sua cotação de preços em qualquer plano de saúde comercializado pela Compare Seguros.

Garanta o seu desconto de até 30% com a Compare Seguros

Qual a diferença entre acomodação Apartamento e Enfermaria?

Acomodação tipo apartamento Hospital Leforte

Muitas dúvidas surgem quando pensamos em contratar um serviço de assistência médica privada, são diversas opções de planos de saúde, distintos entre si, em relação a tipo de acomodação, coberturas extras, diferenciais, preços, abrangência.

Diversos fatores alteram a precificação do plano, a acomodação é um deles, mas também a forma de atendimento, benefícios e vantagens do seu plano de saúde, por isso, é de suma importância que estejamos sempre atentos a cada detalhe. 

Acomodação: em caso de internações qual escolher? 

A principal diferença entre o plano de saúde com acomodação enfermaria e o plano de saúde com acomodação apartamento é o conforto e a privacidade do beneficiário que será internado e do acompanhante.

Acomodação enfermaria

Na acomodação enfermaria, o paciente fica instalado numa acomodação coletiva, um espaço que costuma ser dividido entre 2 a 3 leitos com pessoas do mesmo sexo.

Muitos anos atrás a enfermaria era temida por muitas pessoas, por imaginarem quartos lotados de pessoas em leitos pequenos, muitos visitantes e etc. Porém, com o tempo isso vem mudando.

Além de proporcionar um pouco mais de conforto, a divisão da acomodação enfermaria em até três leitos estabelece boas práticas de medicina e atenção à saúde, pois em um ambiente com um fluxo menor de pessoas, a probabilidade de espalhar uma infecção, por exemplo, é bem menor.

Os horários de visitas são estabelecidos pelo próprio hospital, sendo fixos e restritos, para que não hajam muitos acompanhantes e visitantes, evitando uma aglomeração no espaço.

Dessa forma, evita-se não só a proliferação de bactérias e as infecções hospitalares, que podem ser totalmente prejudiciais à saúde do paciente, mas também diminuindo o barulho e proporcionando mais privacidade e conforto aos pacientes internados nos leitos.

Outro aspecto a ser observado é que a internação na enfermaria só permite que o paciente tenha direito a um acompanhante caso ele tenha menos de 18 anos ou mais de 60 anos, ou parturientes, isto é, mulheres que realizaram o parto. Esse direito é garantido por lei.

Acomodação apartamento

Já na acomodação apartamento, o conforto e a privacidade são maiores, pois, o paciente conta com um quarto privado, exclusivo e caso não haja restrições médicas, é permitido que haja um acompanhante, inclusive do sexo oposto, independente da idade do paciente.

O horário de visitas é mais flexível e o número de visitantes também, pois como o quarto é privativo, não vai gerar incômodo a outros pacientes. Além disso, nos melhores hospitais, a acomodação apartamento disponibiliza também para o paciente uma televisão maior, conexão Wi-fi, frigobar e banheiro individual. 

Essas vantagens podem fazer toda a diferença para os pacientes internados, pois, ele tem uma liberdade maior em escolher o canal que deseja assistir ou controlar a temperatura do ar condicionado, por exemplo.

A acomodação apartamento é uma opção que devemos levar em conta, principalmente para pessoas que planejam fazer uma cirurgia que vai demandar um tempo maior de internação, pacientes idosos, pessoas com uma saúde frágil ou doenças crônicas e grávidas.

Muitas mulheres grávidas, apesar de possuírem o direito de ter um acompanhante na acomodação enfermaria, inclusive acompanhante do sexo masculino, preferem a acomodação apartamento para ter mais privacidade, conforto, um banheiro próprio e muitas vezes, podem passar mais tempo com o bebê.

Outro aspecto muito considerado pelas grávidas é a flexibilidade dos horários e quantidade de visitas, pois, normalmente as famílias realizam essas visitas enquanto as mamães ainda estão no hospital.

Caso o beneficiário seja maior de 18 ou menor de 60 anos, as despesas do acompanhante, como as refeições diárias, são inteiramente de responsabilidade do beneficiário, a operadora do plano de saúde não precisa arcar com os custos.

Qual acomodação devo escolher? Apartamento ou enfermaria?

hotelaria-hospital-metropolitano-lapa (1)

Antes de decidir entre a acomodação apartamento ou enfermaria, deve-se levar em conta aspectos como o orçamento disponível para investimento no plano de saúde, a real necessidade da contratação de uma acomodação diferenciada e se os hospitais da sua cidade dispõe de boas acomodações.

Pensando no custo, a acomodação enfermaria permite que o usuário tenha uma mensalidade mais barata se comparado a acomodação apartamento, porém, os benefícios da acomodação apartamento devem ser levados em conta na escolha.

A diferença de preços entre as categorias enfermaria e apartamento normalmente são dadas como pequenas, não passando de R$ 30,00 mensais.

Pensando a longo prazo, pode ser uma excelente opção para pessoas idosas que terão mais conforto para descansar, pacientes com problemas crônicos que poderão contar com acompanhantes, mulheres que desejam ter filhos, assim, podendo passar mais tempo com o bebê e receber mais visitas, entre diversos outros casos.

Porém, caso o plano esteja sendo contratado para uma gestante, criança ou um idoso, é dispensável a contratação da acomodação apartamento, buscando apenas o direito do acompanhante, visto que esse direito já é garantido por lei nesses casos.

O que a legislação prevê sobre acompanhante de paciente internado?

De acordo com a Agência Nacional de Saúde Suplementar, se o contrato for novo ou adaptado a operadora é obrigada a cobrir as despesas de um acompanhante, incluindo alimentação e acomodação, no caso de pacientes menores de 18 anos, idosos a partir dos 60 anos de idade e pessoas com deficiência. Porém, se o contrato for antigo (celebrado antes da Lei nº 9.656/98 e não adaptado) dependerá do que está previsto nele.

Há limite de permanência em caso de internação usando o plano de saúde?

O hospital que presta atendimento como rede credenciada do plano de saúde, não pode limitar o tempo de internação dos pacientes. Isso descumpre a ética moral e pode prejudicar a saúde do paciente.

Em caso de internação, o beneficiário pode ficar no quarto o tempo necessário para o tratamento, devendo o hospital prestar todo apoio e suporte para que o tratamento seja positivo. 

Como é feita a cobrança em caso de internação?

cobrança em caso de internação

Sabemos que em determinadas situações, pacientes ficam meses hospedados no hospital para tratar de uma doença, pois, fora dali podem ocorrer riscos de infecção ou pode acontecer do paciente passar mal e estar fora do alcance da ajuda médica.

Em casos onde o paciente possui um plano de saúde com coparticipação, o mesmo só pagará uma única vez o valor fixo pela internação, independente se precisar passar dois, três, quatro meses ou mais, ele paga uma única vez, no caso, pela entrada da internação.

Beneficiários de planos de saúde sem coparticipação não deverão ser cobrados em casos de internação, independente da quantidade de dias ou meses que o paciente ficar na acomodação hospitalar, pois, o valor da internação já faz parte da mensalidade paga pelo beneficiário.  

Durante o período de internação, o plano de saúde deverá arcar com todos os custos relacionados a procedimentos que o paciente precisar realizar, como consultas, exames simples e complexos, e o plano de saúde não pode cobrar nada além disso, pois os valores já estão inclusos no preço da internação. 

É possível fazer a mudança de enfermaria para apartamento?

Às vezes, acontece do paciente escolher seu plano com acomodação para enfermaria e depois parar pra pensar que o quarto privado seria melhor, por questões de privacidade e conforto. 

Nesse caso, o paciente tem direito de fazer a mudança de acomodação dentro da mesma operadora sem precisar cumprir a carência que é aplicada pelo plano de saúde, o paciente deve somente pagar pela diferença na escolha do novo plano. 

Entretanto, se o beneficiário migra de um plano individual para um empresarial, nesse caso, ele deve cumprir o tempo de carência para determinados serviços no limite de seis meses, e o paciente deve ser informado formalmente no contrato. 

Deseja contratar um plano de saúde com alguma das acomodações mencionadas? Solicite já um orçamento entre os melhores planos com um dos nossos consultores, faça um comparativo e contrate um que combine com seu perfil.

Benefícios Compare Seguros

Ao contratar um plano de saúde para você, sua família ou empresa com a Compare Seguros, você terá os seguintes benefícios:

  • Consultoria completa em todos os seguros;
  • Movimentação Cadastral;
  • Acompanhamento de Sinistro;
  • Consultoria atual da apólice.

Compare, contrate e economize!

Receba um comparativo de todos os planos de saúde

Bradesco Saúde

Os planos de saúde da operadora Bradesco contam com reconhecimento em todo território nacional devido à excelente prestação de serviços, ampla rede credenciada e coberturas para diversos procedimentos médicos. 

SulAmérica Saúde

Os convênios médicos SulAmérica oferecem uma das melhores relações custo-benefício do mercado. Com área de abrangência Nacional em todos os planos, a operadora também se destaca por sua excelente rede credenciada.

Amil

Considerada a maior operadora de saúde do Brasil, a Amil conta com cerca de 6 milhões de beneficiários e ampla rede credenciada em todo o país. Conheça as condições especiais dos planos Amil e compare com outros convênios médicos.

Amil Fácil

A linha de produtos Amil Fácil chegou ao mercado em 2019 e visa oferecer aos seus clientes o melhor custo-benefício, por meio de coberturas completas, abrangência regional e preços que cabem no bolso do consumidor, a partir de R$ 61,31/mensais.

Amil One

Os planos Amil One foram desenvolvidos para oferecer atendimento Premium e coberturas que contemplam a melhor rede credenciada do país, além de reembolso com valores altos e Assistência Viagem Internacional.

Notredame Intermédica

O Grupo NotreDame Intermédica está há mais de 50 anos no mercado e atende cerca de 6,2 milhões de beneficiários. A operadora possui a maior rede própria do país, com hospitais e laboratórios de excelente infraestrutura.

São Cristovão

Há 108 anos atuando com credibilidade na área de assistência à saúde, a São Cristóvão é hoje uma das operadoras referência na região leste de São Paulo. Com planos acessíveis tanto para Pessoas Físicas quanto para Empresas.

Golden Cross

Os planos Golden Cross contam com toda a credibilidade da operadora que atua na área da saúde suplementar há 49 anos. Atualmente os convênios são destaques na área empresarial e prestam assistência para mais de 500 mil clientes.

AACL

A Associação Auxiliadora das Classes Laboriosas proporciona assistência à saúde desde 1891 para o município de São Paulo, região do ABCD e algumas cidades do interior como Atibaia e Bragança Paulista. Os planos AACL atendem pessoas físicas e empresas a partir de R$ 89,37/mensais.

Trasmontano

A Trasmontano Saúde possui uma tradição de 88 anos na área da saúde suplementar e atendimento humanizado no estado de São Paulo. Os planos da operadora são destaques por suas coberturas completas e atendimento em rede credenciada e própria.

Biovida

A Biovida Saúde está no mercado há mais de 10 anos atuando na área de planos de saúde individuais, familiares e empresariais com custo acessível e coberturas completas. Solicite um comparativo e aproveite as mensalidades a partir de R$ 83,41/mensais.

NEXT

Os planos de saúde Next agora são Amil Fácil! Com cobertura completa para procedimentos ambulatoriais, hospitalares e obstétricos, a linha de produtos acessível da Amil pode ser contratada a partir de R$ 61,31/mensais.

Green Life

O plano de saúde Green Life é um dos mais populares em Campinas, cidade do interior de São Paulo, principalmente por oferecer cobertura completa para pessoas físicas e empresas. Um dos grandes diferenciais da operadora são as coberturas extra Rol e a excelente rede credenciada. 

Ameplan

 A operadora Ameplan atua na área da saúde suplementar há 28 anos e está presente em toda a capital paulista e grande São Paulo. Hoje a empresa atende mais de 120 mil vidas e conta com uma extensa rede credenciada, com cerca de 2 mil prestadores de serviços. Preços a partir de R$ 60,87/mensais.

Prevent Sênior

A Prevent Sênior é uma das operadoras mais bem conceituadas do mercado e que oferece convênios médicos completos para pessoas físicas, tanto na modalidade individual como familiar. Os planos contemplam seus clientes com atendimento especializado em uma ótima rede credenciada e hospitais certificados.

Unimed

As cooperativas Unimed proporcionam atendimento médico em todas as regiões do Brasil, com categorias de planos acessíveis e diferenciais de cobertura que somente a Unimed consegue oferecer aos seus clientes. Aproveite para solicitar um comparativo de preços e conhecer todos os benefícios!

Medtour

A Med Tour Saúde opera com eficiência e competência para proporcionar o melhor atendimento em saúde para os seus beneficiários. A operadora trabalha com categorias de planos individuais, familiares e empresariais com preços acessíveis a partir de R$ 91,00/mensais.

Hapvida

A Hapvida possui mais de 40 anos de tradição no mercado de saúde e hoje é uma das maiores operadoras da região Norte e Nordeste do país. Por meio dos seus planos individuais, familiares e empresariais a operadora conquistou mais de 4 milhões de clientes e uma ampla rede própria. 

Porto Seguro

Os planos de saúde empresariais da Porto Seguro são sinônimos de qualidade e eficiência, com coberturas completas e atendimento em uma ampla Rede Credenciada. Solicite um comparativo de preços para conferir outros Benefícios e valores de Reembolso.

São Francisco

O Grupo São Francisco é uma das empresas que mais cresce no país devido aos seus ótimos planos de saúde e assistência odontológica. A operadora se preocupa em oferecer cuidados integrais com a saúde, que vão desde uma simples consulta até procedimentos mais complexos. Aproveite para conhecer mais!

Sobam

 Os planos de saúde do Grupo Sobam oferecem atendimento apenas regional e preços que cabem no bolso do consumidor, com cobertura completa para procedimentos ambulatoriais, hospitalares e obstétricos. Preços a partir de R$ 70,66 /mensais.