Faça sua cotação 100% via WhatsApp e garanta seu desconto de até 50%

Carência de Plano de Saúde: O Que é e Como Funciona?

Entender o que é a carência de plano de saúde é algo fundamental para evitar insatisfação após contratar um convênio. Por isso, te explicaremos o que esse termo representa e quais são as regras. 

Neste material você poderá verificar diversas informações, como quais são os principais prazos de carência de plano de saúde e se é necessário cumpri-los novamente após migrar de plano. 

Se quiser, aproveite para conhecer outras opções de convênio médico com a Compare e garanta até 40% de desconto na 1ª mensalidade!

Garanta o seu Desconto de até 40%
Escolha o tipo do plano
Quanto deseja investir por mês no seu convênio?
Ao continuar, você aceita os Termos e Condições.

O Que É Carência De Plano De Saúde?

A carência de plano de saúde se refere a um período em que o consumidor precisa aguardar antes de poder começar a utilizar determinados procedimentos da cobertura médica.

Essas informações podem e devem ser encontradas em seu contrato e contam com algumas regras, que são gerenciadas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Um exemplo disso é que, no caso dos convênios contratados antes de janeiro de 1999, as regras de carência de plano de saúde obedecem ao que está em cada contrato.

Entretanto, em relação aos chamados “planos novos”, que se sucederam a partir de 2/01/1999 ou para aqueles que foram adaptados à legislação, valem as regras de carência estabelecidas na Lei nº 9.656/98.

Como Funciona a Carência de Plano de Saúde?

Agora que você já sabe o que é este termo, está na hora de compreender como funciona a carência nos planos de saúde, confira:

Cada operadora pode seguir o tempo de carência que deseja, desde que não ultrapasse o período estipulado pela ANS. Ou seja, é possível adaptá-las por meio da redução ou isenção total das mesmas.

Todavia, as prestadoras de serviço em saúde precisam respeitar os períodos máximos que são definidos pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), são eles:

 

  • Casos de urgência e emergência – 24 horas;
  • Partos a termo – 300 dias;
  • Demais situações – 180 dias;
  • Cobertura Parcial Temporária (CPT) – 24 meses;

 

Por isso, caso queira conferir qual é a lista de carência de plano de saúde da operadora que você está pensando em contratar, saiba que é possível por meio de uma consultoria completa e especializada com a Compare.

A Quem Se Aplicam Os Períodos De Carência?

Os períodos de carência se aplicam a todos os novos contratantes de um plano de saúde. Vale lembrar que é possível reduzir as carências caso o cliente esteja migrando de convênio médico.

Quanto Tempo É A Carência De Plano De Saúde?

O tempo de carência de plano de saúde varia de acordo com o procedimento e as regras da operadora. No entanto, a maioria segue um padrão, confira quais são:

Situações De Urgência E Emergência

Essa é única situação que não muda, o padrão do prazo de carência para situações de urgência e emergência é de 24 horas, após a assinatura do contrato.

Internações, Exames E Cirurgias

Geralmente, para procedimentos como internações, exames e cirurgias, o prazo de carência de plano de saúde, fica em torno de 180 dias, posteriormente à vigência. 

Podendo mudar de acordo com a operadora e a modalidade de plano escolhida, e também se o cliente possuir métodos de redução de carências.

Consultas

Para consultas médicas na rede credenciada ou na rede própria, normalmente as operadoras optam por um prazo de carência de 30 dias depois da contratação do plano de saúde.

Todos Os Planos De Saúde Têm Os Mesmos Prazos De Carência?

Como dito anteriormente, os planos de saúde não possuem o mesmo prazo de carência. Esse tempo pode variar de acordo com a operadora escolhida e a modalidade de convênio contratada. 

Por exemplo, para categorias empresariais, onde há inclusão de 30 vidas ou mais, existe a isenção de carência de plano de saúde.

Existe Plano De Saúde Sem Carência?

Apenas planos empresariais acima de 30 vidas possuem isenção das carências exigidas pela operadora de saúde. Ou seja, em convênios de pessoas físicas, não é possível contratar sem carências.  

Quais São As Regras Para Gestações, Partos E O Recém-Nascidos?

O prazo de carência de plano de saúde máximo previsto em lei para parto é de 300 dias, então, caso a cliente já esteja grávida, o ideal é contratar uma categoria sem carências para o procedimento.

Porém, a única modalidade de convênio que não possui carência de plano de saúde são as empresariais a partir de 30 vidas, segundo as determinações da reguladora do setor, ANS.

Para recém-nascidos, a mãe pode incluir a criança no plano após o nascimento, em até 30 dias

É importante ressaltar que segundo a lei, o recém-nascido, natural ou adotivo, pode ser incluído no convênio como dependente isento do cumprimento das carências.

Qual O Tempo De Carência A Ser Aguardado Após A Contratação Do Plano?

O tempo mínimo de carência de plano de saúde a ser aguardado após a contratação é de 24 horas para situações de urgência ou emergência

Para demais procedimentos, o tempo de espera varia, podendo ser 30 dias, 180 dias, 300 dias ou até mesmo 24 meses.

É importante lembrar que os períodos são estabelecidos pela ANS, porém, a operadora pode optar por diminuir o prazo ou até mesmo não obrigar o cumprimento de nenhuma carência de plano de saúde.

Dependentes Precisam Cumprir Os Prazos De Carência?

Normalmente, sim, porém existem algumas formas do dependente não cumprir o prazo de carência de plano de saúde. 

Isto é, os filhos com menos de 12 anos podem ser incluídos no convênio médico utilizando as carências que já foram cumpridas.

Outra opção é caso o titular tenha um bebê recém-nascido, é possível ingressá-lo na assistência como dependente sem aguardar o prazo de carência de plano de saúde. 

Sendo assim, até os 30 dias de vida, o bebê pode usar o plano gratuitamente.

Qual O Prazo De Carência Do Plano De Saúde Para Cirurgia Bariátrica?

Por ser uma cirurgia direcionada para pessoas que sofrem de obesidade, uma doença considerada preexistente, o prazo para cirurgia bariátrica no convênio médico geralmente é de 24 meses

Por isso, possui ressalvas, como: se o segurado obtém a obesidade mórbida, é possível fazer a cirurgia depois de 180 dias cumpridos de carência de plano de saúde, existindo alguns critérios prévios. 

Confira com sua operadora quais são ou converse com um corretor especializado. 

Como Funciona A Carência Em Casos De Migração Do Plano De Saúde?

Se o titular de um convênio decide migrar para outro semelhante, pode utilizar todo período de carência de plano de saúde que ele já tenha cumprido, para reduzir ou isentar a próxima contratação.

Vale ressaltar que essa regra não vale para coberturas contratadas a parte e serviços de estresse. Nesse caso, consulte sua operadora ou um de nossos consultores para mais informações.

É Possível Pagar A Carência Do Plano De Saúde?

Essa é uma grande dúvida entre os usuários de convênio médico, e a resposta é sim, é possível comprar carência de plano de saúde para possuir um prazo menor ou ser isento do cumprimento desse período. 

Para isso, basta pagar um valor a mais na mensalidade por um certo tempo, essa taxa é conhecida como Agravo.

Como Evitar A Carência Do Plano De Saúde?

Existem quatro formas de evitar o cumprimento de carência de plano de saúde e entre elas, está a migração de convênio médico, que possibilita uma troca rápida e cheia de vantagens.

A segunda, é a partir de uma portabilidade, que ocorre a partir das normas da ANS. Sendo possível também realizar o pagamento do Agravo ou contratar uma categoria empresarial para mais de 30 vidas. 

Um Plano De Saúde Com Carência Vale A Pena?

Todo plano de saúde pode proporcionar ao cliente conforto, bem-estar e segurança. Porém, caso o segurado procure mais agilidade e rapidez, vale a pena buscar um convênio médico sem carências.

Vale ressaltar que para casos de urgência e emergência, o serviço estará ativo para uso após 24 horas da contratação.

Então, depende da necessidade do beneficiário, se ele não pretende utilizar as outras coberturas o mais rápido possível, a contratação do plano tradicional pode ser uma boa opção.

A Operadora Pode Recontar A Carência Do Plano De Saúde?

Outra dúvida frequente dos titulares é se a operadora pode recontar a carência de plano de saúde, e não, se você já possui seu convênio, ela não pode mudar ou alterar nada no prazo já estabelecido.

Caso a empresa decida mudar seu tempo de carência, isso se aplicará apenas para novos contratantes do convênio médico, ou seja, quem já possuir um plano, não será afetado.

Qual A Carência De Plano De Saúde Coletivo Empresarial?

No geral, as regras para carências em planos empresariais são as mesmas dos presentes em categorias individuais e familiares, o que muda apenas é que o tempo de espera nessa modalidade, pode ser menor, por exemplo:

  • Casos de urgência e emergência – 24 horas;
  • Consultas e exames – 30 dias;
  • Demais situações – 180 dias;
  • Parto a termo – 300 dias;
  • Doenças e Lesões Preexistentes – 24 meses.

 

Porém, é importante sempre conferir com um especialista quais são os períodos de carência de plano de saúde impostos pela operadora, antes da adesão.

Preciso Pagar A Carência Do Plano De Saúde Para Ter Direito Ao Tratamento?

Não é necessário pagar a carência de plano de saúde para ter direito ao tratamento, o pagamento é apenas para os beneficiários que optaram por não cumprir o prazo estabelecido.

Caso o cliente não se importe em aguardar o tempo já previsto no contrato para cada procedimento, não é necessário pagar nenhum valor a mais.

O Que Fazer Diante Da Exigência Abusiva De Carências?

Se o cliente perceber que a operadora está exigindo prazos abusivos de carências, ele pode acionar a Justiça com um advogado especialista em Direito à Saúde e Direitos do Consumidor e denunciar a operadora.

E sendo assim, o caso irá ser analisado e tratado mediante a justiça.

Como Reduzir A Carência Do Seu Plano De Saúde?

Você sabia que existem algumas maneiras de reduzir a carência de plano de saúde? Sim, é possível fazer isso e iremos te mostrar agora alguns desses meios:

Uma das principais formas é por meio da portabilidade de carência, em que a empresa considera os períodos cumpridos no convênio médico anterior, não sendo necessário que haja novamente o tempo de espera. 

É possível realizar também a migração, que é feita pela própria operadora, com a ajuda de um consultor online. Por isso, é uma maneira simples e desburocratizada de mudar de convênio com redução de carência.

Além disso, reforçamos que empresas que contam com mais de 30 vidas recebem isenção de carência de plano de saúde. 

Quer saber mais sobre essas possibilidades? Entre em contato com um consultor da Compare.

O Que É Cobertura Parcial Temporária (CPT)?

A Cobertura Parcial Temporária (CPT) é uma limitação colocada pela prestadora de serviços de saúde em relação às Doenças e Lesões Preexistentes (DLP).

As DLP’s se referem às patologias que o beneficiário de um novo convênio médico sabe ser portador ou sofredor na hora em que está fazendo a contratação e que, por isso, deve ser informado à operadora.

Entretanto, saiba que essa carência de plano de saúde pode durar no máximo 24 meses, sendo que isso é válido a partir da data de assinatura do contrato.

É importante ressaltar que, assim como nos demais períodos de carência de plano de saúde, a operadora pode escolher os próprios prazos, desde que respeitado o limite máximo em relação a CPT.

E também, as operadoras não precisam necessariamente colocar a Cobertura Parcial Temporária em seu prazo de carência de plano de saúde. Isso porque, a retirada desse período torna-se um enorme diferencial.

Quero Mudar De Plano De Saúde, Preciso Cumprir A Carência Novamente?

Antes de mais nada, quando um consumidor está pensando em trocar de convênio médico, precisa conferir se houve o cumprimento total ou parcial do período de permanência da modalidade anterior.

Geralmente, as operadoras costumam exigir que o beneficiário cumpra ao menos 6 meses na categoria antiga, para ter direito a receber a redução da carência de plano de saúde, na próxima contratação.

Mas o indicado é que ocorra o cumprimento total deste período, já que aqueles que possuem entre 12 e 24 meses podem conseguir não só uma redução maior, mas também podem conquistar a isenção desses prazos.

Além disso, para realizar a migração, o consumidor precisa procurar por um convênio médico congênere, que é aquele que possui uma cobertura e preço semelhante ao atual. 

E também, para conseguir a redução de carência de plano de saúde novo, o cliente precisará de uma carta de permanência. E saiba que essas informações podem variar de acordo com cada operadora.

O Que É Carta De Permanência?

A carta de permanência é um documento que tem como objetivo comprovar o tempo em que o cliente ficou no antigo convênio médico e que conta com uma série de informações importantes.

Entre elas estão, por exemplo, o nome do titular, RG, endereço, cobertura e muito mais. Por isso, é essencial que se faça a solicitação desse documento para realizar a migração com a redução de carência de plano de saúde.  

Saiba que se houver alguma dúvida sobre como realizar essa ação, você pode entrar em contato com um especialista da Compare, assim ele poderá te auxiliar em todo o processo de redução de carência de plano de saúde.

Conclusão

Ainda ficou com dúvidas sobre a carência de plano de saúde? Então mande uma mensagem a um dos nossos consultores e solicite mais informações.

Continue acompanhando o Blog da Compare para se manter sempre bem informado sobre os principais convênios médicos e cuidados com a saúde.  

Contrate o seu novo convênio médico conosco e ganhe as melhores condições do mercado, além da redução de carência de plano de saúde!

Compare, contrate e economize!

Faça agora mesmo uma cotação personalizada com um de nossos especialistas em planos de saúde e confira as melhores opções para você. É mais rápido, seguro, gratuito e totalmente online!

Compartilhar:

WhatsApp
Telegram
Email
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras postagens

Outubro Rosa

Precisa fazer a correção de septo, mas não sabe se seu plano de saúde cobre septoplastia e nem como o procedimento acontece? Fique tranquilo, a Compare Seguros preparou este conteúdo com o objetivo de sanar suas dúvidas principalmente com relação ao principal questionamento, afinal plano de saúde cobre septoplastia?

Saiba mais »

Setembro Amarelo

Precisa fazer a correção de septo, mas não sabe se seu plano de saúde cobre septoplastia e nem como o procedimento acontece? Fique tranquilo, a Compare Seguros preparou este conteúdo com o objetivo de sanar suas dúvidas principalmente com relação ao principal questionamento, afinal plano de saúde cobre septoplastia?

Saiba mais »

Agosto Dourado

Precisa fazer a correção de septo, mas não sabe se seu plano de saúde cobre septoplastia e nem como o procedimento acontece? Fique tranquilo, a Compare Seguros preparou este conteúdo com o objetivo de sanar suas dúvidas principalmente com relação ao principal questionamento, afinal plano de saúde cobre septoplastia?

Saiba mais »

Julho Amarelo

Precisa fazer a correção de septo, mas não sabe se seu plano de saúde cobre septoplastia e nem como o procedimento acontece? Fique tranquilo, a Compare Seguros preparou este conteúdo com o objetivo de sanar suas dúvidas principalmente com relação ao principal questionamento, afinal plano de saúde cobre septoplastia?

Saiba mais »

Encontrou o que precisava?

Descubra agora mesmo o plano de saúde ideal para você, sua família ou empresa!

Faça uma cotação personalizada e encontre a melhor opção com cobertura ampla, preços acessíveis e benefícios exclusivos.

Cotação Personalizada

Cote agora mesmo e garanta o seu Desconto!