Faça sua cotação 100% via WhatsApp e garanta seu desconto de até 50%

Entenda O Que São os Dependentes no Plano de Saúde e Quem Pode Ser!

Elaboramos este post para que você entenda o que são os dependentes no plano de saúde e quem pode ser! Isso é de extrema relevância para quem deseja estender os cuidados à saúde para toda a família.

Você ainda poderá descobrir como fazer a inclusão de dependentes no se convênio médico e como funcionam as carências contratuais nesse caso específico. 

Aproveite para contratar o seu plano de saúde com a corretora Compare e ganhe 30% de desconto no 1º mês. Não perca essa oportunidade exclusiva!

O Que É Dependente No Plano de Saúde?

o que é dependente no plano de saúde?

Você já ouviu falar sobre o dependente no plano de saúde? Esse termo se refere aos beneficiários incluídos em um convênio médico, por conterem vínculo direto com o titular responsável pela contratação. 

Neste caso, existem algumas regras que determinam quem pode fazer parte da contratação e como fazer a inclusão do beneficiário, segundo a ANS

Continue acompanhando para descobrir como isso funciona na prática o dependente no plano de saúde

Como Funciona A Inclusão De Dependente No Plano de Saúde?

Primeiramente, é válido ressaltar que nem todas as operadoras aceitam diferentes tipos de dependentes no plano de saúde. Neste caso, os que costumam ser aceitos com frequência são o cônjuge e filhos (as) do titular. 

Dito isso, quando prevista em contrato, a inclusão do dependente do plano de saúde funciona da seguinte forma: quando você for realizar a adesão, será necessário informar ao corretor sobre a sua pretensão de incluir determinados familiares. 

Deste modo, o profissional responsável pela contratação irá te informar a documentação obrigatória, já que a operadora exige que o titular comprove a união estável ou vínculo direto com o dependente no plano de saúde.

Como Funciona A Carência Para Os Dependentes?

As carências no plano de saúde se referem aos períodos contratuais que o cliente deve cumprir para poder realizar os procedimentos médicos cobertos pela operadora, sendo definidas conforme as regras e limites da ANS

No caso das contratações individuais e familiares, as carências são válidas tanto para o beneficiário titular quanto para um dependente do plano de saúde.

Em contrapartida, os convênios empresariais com adesão acima de 30 vidas, normalmente, garantem a isenção de carências. Nessa situação, é válido para o titular e para o dependente do plano de saúde.

Precisa de ajuda para fazer a movimentação cadastral do convênio médico da sua empresa? 

Fale com um dos nossos consultores agora mesmo e solicite ajuda para a inclusão e exclusão de dependentes no plano de saúde

Quem Pode Ser Incluído Como Dependente No Plano De Saúde?

quem pode ser incluido como dependente no plano de saúde?

Nem todos os tipos de familiares diretos e parentes próximos podem ser incluídos como dependente no plano de saúde

Por isso, confira abaixo como funciona e quem pode fazer parte, conforme as normas estabelecidas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), órgão responsável por regular as operadoras do setor. 

Parentes De 1º A 3º Grau Consanguíneo

Os parentes de primeiro a terceiro grau consanguíneo são aqueles que pertencem a mesma família em termos genéticos como, por exemplo, pais, filhos, sobrinhos, netos e avós. 

Vale ressaltar que filhos naturais, adotivos ou enteados só podem ser incluídos como dependentes no plano de saúde se tiverem até 21 anos. 

A regra se estende para os 24 anos caso estes dependentes de plano de saúde sejam universitários ou façam curso técnico e dependam financeiramente do titular.

Cônjuge Ou Companheiro

O cônjuge ou companheira (o) do titular também pode ser incluído (a) como dependente de plano de saúde. É o caso da esposa, marido ou parceiro em união estável.

Parentes Por Afinidade

Os parentes por afinidade são aqueles que possuem vínculo matrimonial com o titular, como ocorre após o casamento, onde os seus sogros e cunhados acabem tornando-se parte da família. 

Neste caso, só possível incluir parentes por afinidade como dependentes no plano de saúde quando for um vínculo de até 2ª grau. 

Tipos De Plano De Saúde

Os convênios são divididos em diferentes categorias, o que varia conforme a segmentação assistencial contratada. Isto é, os planos de saúde mudam de preço e características conforme as coberturas oferecidas pela operadora.

A seguir, você poderá descobrir quais são os procedimentos cobertos de acordo com cada segmentação. 

Ambulatorial

A segmentação ambulatorial possibilita que o cliente utilize serviços básicos e fundamentais, como consultas, exames e tratamentos, sendo ideal para acompanhamentos de rotina ou atendimentos de urgência e emergência. 

São convênios mais acessíveis que também permitem que o titular inclua dependentes no plano de saúde. 

Hospitalar

Os planos com segmentação hospitalar tendem a ser contratados em conjunto com a ambulatorial, mas isso fica a critério do beneficiário. 

Trata-se de uma cobertura mais ampla que garante suporte em internações hospitalares, bem como consultas e exames de diferentes especialidades. 

Obstetrícia

A obstetrícia é uma especialidade que pode ou não ser incluída nos planos hospitalares, dependendo da preferência do contratante. 

Basicamente, o diferencial dela é a cobertura assistencial para partos e atendimento personalizado ao recém-nascido, filho natural ou adotivo, durante os primeiros 30 dias. 

Odontológico

Existe a possibilidade de contratar um plano com segmentação exclusivamente odontológica ou com assistência médica incluída.

Em alguns casos, as operadoras comercializam convênios ambulatoriais + hospitalares com obstetrícia + odontológico, garantindo uma cobertura ampla e completa para os beneficiários que priorizam a prevenção e o bem-estar. 

Como Incluir Dependentes No Plano De Saúde?

Está interessado (a) em contratar assistência médica de qualidade e deseja auxílio para fazer a inclusão dos seus dependentes no plano de saúde? A Compare te ajuda! 

Trata-se da corretora especializada em planos médicos, odontológicos e convênios pet que mais cresce no ramo da saúde. 

São mais de 11 anos de expertise, mais de 1.000 avaliações com nota máxima no Google e mais de 10 mil pessoas físicas clientes, além de uma grande variedade de opções que atendem você, sua família ou empresa. 

Para conversar com um dos consultores, sem qualquer tipo de compromisso, basta enviar uma mensagem de texto pelo WhatsApp (11) 95591-3910 ou ligar para o telefone (11) 3863-7908

Deste modo, você terá a certeza de que contratou a opção ideal e ainda garante suporte para fazer a inclusão de dependentes no plano de saúde.

Quais São Os Prazos De Carência De Plano De Saúde?

Como mencionado anteriormente, as carências são válidas para os titulares e para os dependentes no plano de saúde, mas variam de acordo com as condições contratuais de cada operadora. 

Para atendimentos de urgência e emergência, o comum é que o prazo exigido seja de apenas 24 horas após a adesão, enquanto consultas e exames simples, geralmente, seguem um padrão de 30 dias. 

Por isso, recomendamos que antes de finalizar a aquisição do convênio, você se certifique de consultar a lista completa de carências com o corretor responsável. 

Além disso, muitas vezes as prestadoras de assistência médica possuem sites e aplicativos onde os períodos exigidos podem ser consultados facilmente.

Precisa de ajuda para obter mais informações sobre as carências do seu convênio? Entre em contato conosco e saiba mais detalhes. 

O Que Fazer Quando O Plano Não Prevê A Inclusão De Dependentes?

Existem operadoras que podem não prever a inclusão de dependentes no plano de saúde, mas muitas vezes isso é uma prioridade para o titular. Sendo assim, o que deve ser feito?

Basicamente, os beneficiários têm a alternativa de contatar a prestadora e renegociar as condições contratuais, sendo aconselhável que seja realizado antes mesmo da adesão. 

Vale ressaltar que se o titular já tiver assinado o contrato e após alguns dias decidir incluir um dependente no plano de saúde, o cumprimento de carências se limita apenas ao familiar incluído. 

Isto é, os períodos de carências que o beneficiário titular já cumpriu não serão desconsiderados caso ele inclua um novo dependente. 

Como Incluir Um Filho Recém-Nascido Como Dependente No Plano De Saúde?

Após o nascimento de uma criança, os responsáveis legais por ela tem a possibilidade de fazer a inclusão do bebê como dependente no plano de saúde

Entretanto, o pedido deve ser realizado em até 30 dias após o parto para que não seja necessário cumprir o período de carência, equivalente a 6 meses. 

Para fazer a inclusão é fácil do dependente no plano de saúde, basta notificar a operadora diretamente ou solicitar assistência de um consultor, sendo obrigatório apresentar a certidão de nascimento da criança. 

Como Comprovar O Vínculo Do Dependente Com O Titular Do Plano?

Para incluir um dependente no plano de saúde não basta apenas informar à prestadora, o titular também deve comprovar qual é o vínculo do familiar com ele, para isso deve apresentar documentos obrigatórios. 

A documentação exigida pode variar conforme a empresa, mas costuma seguir um padrão. Na Total MedCare, por exemplo, é exigido cópia do RG, CPF e CNS (Cartão Nacional da Saúde) para pai ou mãe. 

Já o cônjuge/companheira deve apresentar cópia do RG, CPF, CNS, certidão de casamento ou declaração convivência marital com assinatura de ambos, ou documento de filho em comum.

Para os filhos/enteados, netos e sobrinhos solteiros até 50 anos, a relação de documentos é mais extensa, confira a seguir: 

  • Cópia do RG ou certidão de nascimento (obrigatório para nascidos a partir de 01/2010), CPF e Cartão Nacional de Saúde; 
  • Para enteados: acrescentar o envio da comprovação de vínculo entre o pai/mãe e o titular (certidão de casamento ou declaração de convivência marital simples);
  • Para crianças menores de 6 anos: cópia da Carteira da Maternidade ou Resumo de Alta da Maternidade.

Deseja conferir a lista completa de documentos obrigatórios para a inclusão de dependentes no plano de saúde? Basta entrar em contato com um especialista pela Central de Atendimento ou pelo Chat Virtual.

Como Funciona A Inclusão De Dependentes No Plano De Saúde Empresarial?

Os convênios empresariais são uma excelente forma das corporações garantirem o bem-estar dos funcionários e existem casos onde o titular tem a possibilidade de estender os cuidados para toda a família. 

Entretanto, a inclusão de dependentes no plano de saúde corporativo exige o cumprimento de algumas normas. Entenda melhor como isso funciona! 

Legislação E Regulamentação

Para incluir um dependente no plano de saúde, a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) estabelece normas e critérios gerais. 

Neste caso, só há aceitação para parentes de 1º a 3º grau consanguíneo, cônjuge ou companheiro e parentes até 2º grau por afinidade, desde que seja comprovado o vínculo com o titular.

Além disso, a idade limite para um dependente ser incluído no plano de saúde é até 21 anos para filhos solteiros e até 24 anos no caso do filho ser estudante (de faculdades ou cursos técnicos). 

Neste caso, além de comprovar o grau de parentesco, o beneficiário também deve apresentar a declaração de matrícula.

Vale ressaltar que os dependentes no plano de saúde corporativo devem ser incluídos em até 30 dias corridos, contados a partir da vigência do contrato, para que não haja a necessidade de cumprir as carências. 

Cláusulas Contratuais Entre A Empresa E O Plano De Saúde

Apesar de muitos planos empresariais aceitarem a inclusão de dependentes no plano de saúde, existem operadoras que limitam a contratação, permitindo apenas assistência individual. 

Esse, entre diversos outros fatores, fazem parte das cláusulas contratuais entre a empresa e o convênio, havendo necessidade de serem analisadas com antecedência para evitar que o cliente se arrependa futuramente.  

Política De Recursos Humanos Da Empresa

Diferentemente dos convênios individuais e familiares, a inclusão de dependentes no plano de saúde empresarial costuma ser realizada pelo setor de Recursos Humanos da corporação.

Com isso, as condições contratuais e método de cobrança também cabem a empresa, desde que não se sobressaíam às regras da ANS. 

No que diz respeito aos subsídios, o acordo pode determinar que o dependente arque integralmente com os custos, que a empresa pague ou que ambos efetuem o pagamento. 

Até quando posso manter o meu filho no plano de saúde? Vídeo tudo sobre

Dúvidas Frequentes Sobre Dependente No Plano De Saúde

Viu só como é fácil incluir dependentes no plano de saúde? Agora que você já tem um guia completo sobre como isso pode ser feito, veja a seguir as respostas para alguns dos questionamentos mais recorrentes sobre o tema. 

Quais São Os Custos Da Inclusão De Dependentes Em Plano De Saúde Empresarial?

Depende das condições de cada empresa, em alguns casos a operadora desconta da folha de pagamento do funcionário (titular) e em outros pode ajudar com subsídio fixo ou taxas.

O Que Influencia No Preço Do Meu Plano De Saúde?

A quantidade de beneficiários incluídos, faixa etária, padrão de acomodação, segmentação assistencial (coberturas), área de abrangência e reputação da empresa, são alguns dos principais fatores que influenciam no preço. 

Vale A Pena Incluir Dependentes No Plano De Saúde?

Sim! O custo-benefício acaba compensando o investimento e você ainda garante assistência médica sempre que for necessário, tanto para si mesmo quanto para os seus dependentes no plano de saúde

Posso Trocar De Plano Sem Cumprir Carência?

Caso você já tenha cumprido os períodos de carências parcial ou integralmente, é possível fazer a troca com redução/isenção através dos processos de portabilidade ou migração

Quais São Os Prazos Máximos De Carência?

Segunda a ANS, os limites são: 24 horas para os casos de urgência e emergência; 300 dias para partos; 180 dias para os demais casos; 24 meses para cobertura de Doenças ou Lesões Preexistentes (DLP).

Existe A Inclusão De Dependentes Sem Carência?

Sim! É possível fazer a inclusão de dependentes no plano de saúde sem carências quando são recém-nascidos ou empresas acima de 30 vidas. O pedido deve ser feito em até 30 dias após o nascimento ou admissão. 

Conclusão

Ficou com alguma dúvida sobre o que são os dependentes no plano de saúde e como incluí-los? 

Nossa equipe de consultores está à disposição 24 horas por dia para te ajudar antes, durante e após o processo de adesão. 

Aproveite para conferir todos os benefícios da Compare e continue acompanhando as postagens do nosso blog para se manter atualizado (a) com dicas de saúde, notícias recentes e promoções exclusivas!

Compare, contrate e economize.

Promoções mensais com até 40% de desconto

Fale agora com um especialista em plano de saúde

Clique e consulte os preços do seu novo plano de saúde

Faça agora mesmo uma cotação personalizada com um de nossos especialistas em planos de saúde e confira as melhores opções para você. É mais rápido, seguro, gratuito e totalmente online!

Compartilhar:

WhatsApp
Telegram
Email
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras postagens