Faça sua cotação 100% via WhatsApp e garanta seu desconto de até 50%

O que é bom para azia?

O QUE É BOM PARA AZIA E QUEIMAÇÃO? CONHEÇA 19 REMÉDIOS CASEIROS!

GARANTA SEU DESCONTO DE 40% NA MIGRAÇÃO PARA UM NOVO PLANO

Sobre a Empresa

É comum que as pessoas procurem conhecer o que é bom para azia e queimação devido a alguns desconfortos que às vezes acontecem na região abdominal após uma refeição.

De fato, é muito importante que esse assunto seja explorado por todos, porém de maneira confiável e segura. Por isso, a Compare produziu para você esse post exclusivo que certamente te ajudará. 

Acompanhe atentamente cada tópico a seguir e saiba tudo o que é bom para acabar com a azia.

Possui alguma dúvida? Converse com um especialista agora mesmo.

O QUE É AZIA?

Antes que você possa saber realmente o que é bom para a azia, é importante conhecer do que ela se trata. 

azia não é uma doença, de maneira simples, ela corresponde a um desconforto ou queimação (como muitos a chamam) que ocorre em diferentes partes do corpo humano.

De início, a azia pode ser algo bem passageiro e durar pouco, no entanto, é importante saber que dependendo da maneira com que o organismo esteja, esse desconforto pode durar mais tempo do que imaginado e ser grave.

Por essa razão, é sempre bom procurar por fontes confiáveis e em alguns casos recorrer a um aconselhamento médico. Isso porque as dores muito fortes e frequentes podem indicar outros problemas ou gerá-los.

QUAIS AS CAUSAS DA AZIA? 

Muitas pessoas não sabem, mas a azia é muito comum e pode acontecer por diferentes motivos. Portanto, a seguir você pode conferir algumas da principais causas dessa queimação:

BEBER LÍQUIDOS DURANTE AS REFEIÇÕES

Pode parecer uma ação inofensiva, mas infelizmente, beber líquidos durante as refeições pode acarretar a azia que você sente.

Beber alguma coisa enquanto você come faz com que o estômago fique muito mais cheio e dificulte o fechamento do esfíncter esofágico, especialmente quando são bebidas gaseificadas, como os refrigerantes.

Porém, se por acaso você realmente quiser alguma bebida como acompanhamento, o ideal é que opte por uma água natural. Assim, a sua digestão ocorrerá da forma correta e o risco de queimação diminuirá.

COMER ALÉM DA CONTA

Uma outra causa bem frequente que gera um desconforto abdominal na maioria das pessoas, é justamente o hábito de comer além da conta. 

É claro que cada pessoa possui o seu próprio costume, algumas se alimentam mais do que outras. Porém, é importante equilibrar a alimentação, pois tudo ao acesso faz mal.

Além de ser prejudicial à saúde consumir em muita quantidade frituras e outros alimentos gordurosos, por exemplo, com o estômago cheio o trânsito intestinal da comida também é prejudicado.

FUMAR

Mesmo que o hábito de fumar esteja presente na vida de muitos brasileiros e seja difícil de largar, ele colabora muito para que desconfortos e azias aconteçam no corpo humano.

Isso porque as substâncias químicas que são inaladas ao fumar podem causar má digestão e favorecer o relaxamento do esfíncter esofágico.

O esfíncter esofágico não é nada mais do que o músculo entre o esôfago e o estômago, responsável por fechá-lo e manter o suco gástrico lá. 

EXCESSO DE PESO

Assim como a obesidade pode acarretar em muitos desconfortos e problemas de saúde, o sobrepeso também está entre as principais causas da azia.

Isso acontece porque o acúmulo de gordura abdominal aumenta a pressão contra o estômago e favorece o retorno do conteúdo gástrico para o esôfago, gerando assim também um cansaço. 

ÁLCOOL

O álcool mesmo que ingerido apenas em determinadas situações, por ser uma bebida fermentada ela estimula a produção ácido e diminui a capacidade de contração da válvula que impede o refluxo do estômago.

Sendo assim, mesmo que ainda deseje ingerir bebidas alcoólicas, o ideal é que não a consuma durante uma refeição, ou com o estômago completamente vazio também.

MEDICAMENTOS 

Por muitas razões, as pessoas geralmente fazem o uso de diferentes medicamentos, até mesmo diariamente e isso pode estar colaborando para a uma azia sem que saibam.

Alguns medicamentos quando ingeridos causam o relaxamento do esfíncter esofágico e acarretam em uma azia. Por isso, sempre ao tomar uma medicação é importante buscar uma orientação profissional.

Além disso, é válido destacar que também é preciso informar ao médico sua experiência com a medicação que lhe foi recomendado, pois assim o profissional pode estudar outras alternativas para você.

Entre os medicamentos mais conhecidos que podem gerar azia, estão:

  • Anticolinérgicos (ex.: para enjoo do mar);
  • Betabloqueadores para pressão arterial alta ou doença cardíaca;
  • Bloqueadores dos canais de cálcio para pressão arterial alta;
  • Drogas semelhantes à dopamina para doença de parkinson;
  • Progestina para sangramento menstrual anormal ou controle de natalidade;
  • Sedativos para ansiedade ou insônia (se você não puder dormir);
  • Teofilina (para asma ou outras doenças pulmonares);
  • Antidepressivos tricíclicos.

HÉRNIA DE HIATO

A hérnia de hiato é algo muito comum mas que talvez você desconheça. Ela acontece quando há um relaxamento do esôfago com o orifício que o coloca no local correto em direção ao tórax. 

Devido a esse relaxamento que pode ocorrer e nem se quer de início apresentar algum sintoma, uma queimação após a sua alimentação pode acontecer.

GRAVIDEZ

É muito comum que as mulheres ao entrarem no período gestacional possuam diferentes incômodos e desconfortos, principalmente em sua barriga e estômago.

Sendo assim, as mulheres gestantes podem sim sentir azias, mas sempre devem procurar por orientações médicas.

ESTRESSE

O estresse mesmo que não pareça, é um grande agravador da azia, assim como a ansiedade também. 

Isso acontece porque quando você está estressado a sua digestão e intestino também são afetados e corroboram para uma gastrite ou dispepsia funcional (alterações no corpo humano).

COMO IDENTIFICAR OS SINTOMAS DA AZIA?

azia que é bem comum em diferentes situações apresenta muitos sinais ao nosso corpo e pode ser facilmente tratada em casa, contudo, assim como com qualquer outra doença, se persistir é importante procurar um profissional.

O gastroenterologista, por exemplo, é um dos profissionais especializados no assunto e que pode acompanhar melhor a sua saúde caso esse problema seja muito intenso ou frequente.

Mas afinal, como saber se estou com azia? Entre os principais sintomas que a azia apresenta está justamente o desconforto e a dor na região do intestino ou na garganta após uma refeição.

Ainda tem mais! O refluxo dos alimentos, a sensação de queimação e o mau hálito também são alguns dos sintomas.  

COMO COMBATER A AZIA E QUEIMAÇÃO? 

Hoje em dia, de maneira prática e fácil a azia e os seus desconfortos podem ser evitados ou amenizados. Geralmente, algo muito utilizado para isso são as frutas, por exemplo. Entenda sobre isso logo a seguir:

BANANA

A banana é considerada um antiácido natural. Portanto, se você está sofrendo muito com azia, comer uma banana colabora para um alívio quase imediato!

MANJERICÃO

O manjericão é um calmante natural, por isso, ele auxilia a aliviar as muitas dores, inclusive causadas pela azia. Ainda, ele substitui também em muitas receitas o uso do sal.

PÃO INTEGRAL

Dar preferência a alimentos integrais ajuda em muitos aspectos da saúde das pessoas, e não é diferente com a azia.

Os alimentos integrais como o pão, por exemplo, ajudam a manter os níveis de ácido clorídrico equilibrados e diminuem o mal-estar.

FRUTAS NÃO ÁCIDAS

Além da própria banana, a maçã, a pêra ou a goiaba, por exemplo, são alimentos que ajudam na diminuição da acidez estomacal, equilibram melhor o intestino e além de serem ricos em fibras são fáceis de serem consumidos.

Recorrer a frutas pode sempre ser uma ótima opção para evitar azia e queimação.

VEGETAIS BEM COZIDOS

Ao se alimentar de vegetais muito bem cozidos, o seu intestino não precisa fazer muito esforço e as chances de você possuir um desconforto diminuem bastante.

CALDO DE FEIJÃO

O feijão é um alimento muito rico em ferro e que precisa estar presente em nossas refeições, entretanto, muitas pessoas não se sentem bem ao ingerirem o caroço.

Por isso, o caldo do feijão é um grande aliado para continuar tendo ferro na alimentação e uma melhor digestão.

SOPAS

Assim como o caldo de feijão, a sopa também não exige do intestino muito esforço, automaticamente o tempo de esvaziamento gástrico é mais rápido e as chances de algum desconforto ocorrer são bem baixas.

TORRADAS

As torradas, que são nada mais do que pães assados, ajudam muito a combater a azia.

Isso porque quando o pão é assado o calor muda a conformação dos carboidratos, facilita a digestão e esvazia o suco gástrico do nosso corpo.

19 REMÉDIOS CASEIROS PARA AZIA

Como prometido desde o início, para você que busca conhecer alguns remédios caseiros para azia, acompanhe cada tópico abaixo:

1. ÁGUA COM LIMÃO

Mesmo que o limão seja uma fruta muito ácida, ela também faz muito bem a saúde e ajuda a reduzir a sensação de queimação no estômago. Além de ser algo muito simples de fazer.

INGREDIENTES

1 copo de água morna e 1 limão.

MODO DE PREPARO

Esprema 1 limão em 1 copo de água morna e beba 20 minutos antes de suas refeições.

2. CHÁ DE GENGIBRE

O gengibre é um alimento muito comum e que pode ser facilmente encontrado em qualquer mercearia, hortifruti e mercado. Através desse alimento, é possível produzir um chá para aliviar a sensação de azia.

No entanto, é importante saber que esse chá deve ser evitado por pessoas com sangramento ativo no estômago, por úlcera, por exemplo, ou por pessoas que estejam utilizando medicamentos anticoagulantes.

INGREDIENTES

1 cm da raiz de gengibre cortada em rodela ou ralada; 1 litro de água.

MODO DE PREPARO

Coloque a água para ferver e adicione o gengibre o deixando por 5 a 10 minutos. Assim que for feito isso, beber o chá em 3 a 4 doses divididas ao longo do dia, 20 minutos antes da refeição.

3. ÁGUA COM SAL DE FRUTA (BICARBONATO DE SÓDIO)

A água com sal de frutas, conhecida também como bicarbonato de sódio, age no organismo como um medicamento antiácido, que neutraliza o ácido clorídrico. 

Não deve ser consumido essa receita mais do que 2 vezes ao dia, o uso em excesso pode gerar resultados reversos. 

Ingredientes

200 ml de água; 1/2 colher de bicarbonato de sódio.

MODO DE PREPARO

Misture com a água o bicarbonato de sódio e o beba quando fermentar.

4. CHÁ DE FUNCHO

O chá de funcho, que inclusive ajuda no alívio de cólicas menstruais, ajuda também a combater a azia. Ele também é conhecido como chá de erva-doce e pode ser ingerido em qualquer horário.

Ingredientes

1 colher (de sopa) de sementes de funcho; 1 xícara de água fervente.

Modo de Preparo

Adicione todas as sementes de funcho na xícara com a água fervente, deixe tampado e aguarde mais ou menos 10 a 15 minutos. Após dar o tempo certo, coe o chá para beber.

5. CHÁ DE ESPINHEIRA-SANTA

O chá de espinheira-santa, assim como os outros já mencionados, pode ser consumido continuamente se quiser. Ele é uma ótima alternativa caso o desconforto que você esteja sentindo esteja muito forte no momento.

Porém, essa opção não é válida para mulheres que estão em período gestacional, de amamentação ou para crianças menores de 12 anos.  

Ingredientes

1 xícara de água; 1 colher de sopa de espinheira-santa.

Modo de Preparo

Ferva a quantidade de água informada, adicione a espinheira-santa e aguarde entre 5 a 10 minutos. Após o aguardar o tempo recomendado, coe e já pode beber o chá. 

6. SUCO DE PÊRA

O suco de pêra é uma outra alternativa caseira que você pode facilmente fazer para resolver desconfortos intestinais. Ele ajuda com uma ação anti-inflamatória e com a diluição do ácido estomacal. 

Ingredientes

2 pêras maduras; 3 gostas de limão; 250 ml de água.

Modo de Preparo

Bata no liquidificador as 2 pêras com a água até que estejam homogeneamente misturados, adicione as gotas de limão para não escurecer o suco, e o beba.

7. VINAGRE DE MAÇÃ

Mesmo que o vinagre de maçã seja um líquido ácido, ele ajuda a combater a azia pois equilibra o ph do estômago e a corrigir a acidez excessiva.

Ingredientes

1 a 2 colheres de sopa do vinagre de maçã; 1 copo de água.

Modo de Preparo

Adicione o vinagre de maçã no copo com água e misture. É recomendado que seja ingerido preferencialmente 20 minutos antes das suas refeições e que ocorra após 30 minutos uma escovação.  

8. CHÁ DE ALCAÇUZ

Além de ajudar a diminuir a tosse, por exemplo, o alcaçuz pode ser utilizado para produzir um chá e combater desconfortos intestinais. 

Porém, esse chá de alcaçuz não deve ser consumido por mulheres grávidas, ou que estejam amamentando e por pessoas com problemas cardíacos.

Ingredientes

1 colher de chá de raiz de alcaçuz; 1 xícara de água fervente; mel para adoçar a gosto.

Modo de Preparo

Ferva a água e depois adicione o alcaçuz, deixando ferver por mais 10 minutos. Após isso, coe o chá e o adoce com mel, se necessário. Beber este chá até 2 vezes ao dia.

9. SUCO DE BABOSA (ALOE VERA)

Além da ação calmante que a babosa ajuda proporcionar para as pessoas, também há a anti-inflamatória que reduz desconfortos e sintomas da azia. O suco de babosa também é conhecido como de aloe vera.

Ingredientes

100 g da polpa da folha de babosa; 1 litro de água; mel para adoçar, se necessário.

Modo de Preparo

Junte todos os ingredientes e bata até que fiquem homogêneos. Após isso, beba apenas meio copo do suco entre 2 a 3 vezes por dia. O consumo além do informado pode gerar mais irritações.

10. SUCO DE BATATA

O suco de batata além de ser facilmente produzido, ajuda em casos de refluxo gástrico, gastrite, azia e também com algumas outras situações semelhantes.

Ingredientes

1 batata crua.

Modo de Preparo

Processe uma batata crua e a esprema para retirar seu suco. Se preferir utilizar o liquidificador para isso, coe antes de beber. Não tem problema o ingerir todos os dias.

11. CHÁ DE ALFACE

A alface é um ótimo elemento para se fazer um chá e ajudar no combate a azia

Ingredientes

30 g de folhas de alface; 500 ml de água.

Modo de Preparo

Deixe ferver por cerca de 5 minutos a quantidade de folhas de alface anteriormente mencionada. Quando der o tempo, espere mais 5 minutos para repousar e coe.

12. INFUSÃO DE ALTEIA

A infusão de alteia também conhecida como malva-branca possui um efeito anti-inflamatório, calmante e protetor do estômago. 

Ingredientes

1 colher (de sopa) de raiz de alteia; 1 xícara de água fervente.

Modo de Preparo

Adicionar a raiz de alteia na xícara com água fervente e deixar descansar por 10 minutos. Após isso, coe e beba em seguida, até 2 xícaras por dia.

13. SUCO DE BANANA COM MEL

Assim como a banana pura já ajuda a combater sintomas da azia, essa mesma fruta com mel também neutraliza a acidez do estômago e aumenta a espessura da mucosa digestiva.

Ingredientes

1 banana madura; 250 ml de água; 1 colher (de sopa) de mel.

Modo de Preparo

Basta bater todos os ingredientes em um liquidificador e ingerir.

14. SUCO DE MELÃO

O melão é uma excelente fruta para se consumir, inclusive, o seu suco pode também ajudar a combater os sintomas da azia até mesmo por mulheres grávidas.

Ingredientes

2 fatias de melão.

Modo de Preparo

Basta bater as duas fatias da fruta no liquidificador até obter uma mistura homogênea e a ingerir. 

15. SUCO DE COUVE E MAÇA

Talvez você não saiba, mas a couve é um alimento muito bom para se consumir por diversos motivos, o seu suco junto com maçã, por exemplo, ajudam o bom funcionamento do intestino e diminui a azia.

Ingredientes

1 maçã; 1 folha de couve manteiga.

Modo de Preparo

Para preparar esse suco é muito simples! Basta colocar todos os ingredientes no liquidificador e logo em seguida beber. É recomendado que ele não seja coado.

16. SUCO DE MAMÃO E LINHAÇA

Um suco que faz muito bem para todo o organismo do nosso corpo e age como um desintoxicador é justamente o de mamão com linhaça. 

Ingredientes

½ mamão papaia sem casca e sem sementes; 1 colher de linhaça; 1 copo de água.

MODO DE PREPARO

Coloque todos os ingredientes no liquidificador, bata e pronto! Já pode ingerir.

17. CHÁ DE CAMOMILA

O chá de camomila além do seu efeito de calmante é muito utilizado tanto para amenizar cólicas menstruais, como também para ajudar com má digestão, problemas gastrointestinais e azia.

INGREDIENTES

2 colheres (de chá) de flores secas de camomila; 250 ml de água fervente.

MODO DE PREPARO

Adicione as flores secas de camomila em uma xícara com a água fervente, tampe, e espere por cerca de 5 a 10 minutos.

Após o tempo indicado, coe e beba. Se preferir utilizar o saquinho de chá vendido em supermercado também não há problemas.

18. AMÊNDOAS

As amêndoas por ser algo muito simples de se encontrar e que dispensa preparos, é um grande aliado para as pessoas combaterem os sintomas da azia e desconfortos no intestino

INGREDIENTES

Amêndoas.

MODO DE PREPARO

É indicado comer 4 amêndoas depois das suas refeições, ou também beber o leite feito a partir dela.

REMÉDIOS DE FARMÁCIA PARA AZIA

Deseja saber o que é bom para azia além de tudo que já mencionamos? 

Há alguns remédios que podem ser facilmente encontrados nas farmácias que também ajudam no combate a desconfortos.

Os medicamentos antiácidos, antagonistas dos receptores H2 e inibidores da bomba de prótons são alguns dos que ajudam com os sintomas da azia.

(Antes de ingerir um medicamento leia a bula e peça orientação médica).

AZIA NA GRAVIDEZ

Ter sintomas de azia durante a gravidez é muito comum e existem maneiras diferentes de aliviá-los. Porém, como já citado, se esses sinais persistirem procure um médico e tenha cuidado ao seguir qualquer orientação.

Isso acontece principalmente devido ao aumento da progesterona no sangue e ao acúmulo de gases no estômago. Além disso, o sistema digestivo durante essa fase fica mais lento e o bebê pode afetar o funcionamento do anel muscular.

COMO OBTER ALÍVIO DA AZIA DURANTE A GRAVIDEZ?

Contudo, mesmo que seja preciso muita cautela pois alguns alimentos por exemplo não podem ser ingeridos por gestantes ou mulheres que amamentam, há muitas outras ações simples que podem ser adotadas.

Sendo assim, conheça duas delas logo a seguir: 

ALTERAÇÕES DA DIETA

Assim como alguns alimentos não devem ser ingeridos de modo algum durante a gravidez, mudar o hábito com os demais como as frituras e o café também ajuda muito.

Coma com mais calma, faça refeições não muito gordurosas e nem muito pesadas. O indicado é comer bem antes do horário de dormir também.

ALTERAÇÕES DO ESTILO DE VIDA

O peso, mesmo que pareça estar diretamente relacionado com a alimentação, nem sempre está. É importante fazer um acompanhamento médico para manter ele saudável.

Ainda, elevar a cabeceira da cama em cerca de 15 centímetros também ajuda as mulheres nesse período a evitarem desconfortos e azia.

CONCLUSÃO

Agora que você já chegou nesse último tópico e descobriu o que é bom para azia, também é possível perceber quanto uma simples sensação de azia pode incomodar, ser passageira ou em outros casos, persistir.

Lembre-se também que um profissional sempre é importante e pode te ajudar a encontrar a melhor maneira de lidar com esses desconfortos. 

Você ainda não possui um plano médico? Se por acaso você ainda não conhece a Compare e deseja contratar um bom plano de saúde para possuir um acompanhamento melhor, entre em contato agora mesmo!

Compare, contrate e economize!

Promoções mensais com até 40% de desconto

Fale agora com um especialista em plano de saúde

Clique e consulte os preços do seu novo plano de saúde

Faça agora mesmo uma cotação personalizada com um de nossos especialistas em planos de saúde e confira as melhores opções para você. É mais rápido, seguro, gratuito e totalmente online!

Compartilhar:

WhatsApp
Telegram
Email
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras postagens

Dentes molares

Precisa fazer a correção de septo, mas não sabe se seu plano de saúde cobre septoplastia e nem como o procedimento acontece? Fique tranquilo, a Compare Seguros preparou este conteúdo com o objetivo de sanar suas dúvidas principalmente com relação ao principal questionamento, afinal plano de saúde cobre septoplastia?

Saiba mais »

Dente de leite

Precisa fazer a correção de septo, mas não sabe se seu plano de saúde cobre septoplastia e nem como o procedimento acontece? Fique tranquilo, a Compare Seguros preparou este conteúdo com o objetivo de sanar suas dúvidas principalmente com relação ao principal questionamento, afinal plano de saúde cobre septoplastia?

Saiba mais »

Dente do siso

Precisa fazer a correção de septo, mas não sabe se seu plano de saúde cobre septoplastia e nem como o procedimento acontece? Fique tranquilo, a Compare Seguros preparou este conteúdo com o objetivo de sanar suas dúvidas principalmente com relação ao principal questionamento, afinal plano de saúde cobre septoplastia?

Saiba mais »

Encontrou o que precisava?

Descubra agora mesmo o plano de saúde ideal para você, sua família ou empresa!

Faça uma cotação personalizada e encontre a melhor opção com cobertura ampla, preços acessíveis e benefícios exclusivos.

Cotação Personalizada

Cote agora mesmo e garanta o seu Desconto!