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Urgência e Emergência: No que se diferenciam no plano?

Confira o que os convênios oferecem em casos de urgência e emergência, tudo o que disponibilizam para o atendimento de seus beneficiários e os procedimentos padrões para essas situações.

Veja também como funciona o período de carências e dúvidas recorrentes sobre o assunto, então fique até o final deste artigo que iremos te dar 3 conselhos de como agir em casos de urgência e emergência.

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Confira a principal diferença entre urgência e emergência

Quando falamos sobre esse tema, muitas pessoas ficam com dúvidas, afinal, ambas não possuem a mesma finalidade? Pensando nisso, separamos o que cada uma delas são.

Neste tópico, iremos mostrar quais as diferenças sobre urgência e emergência nos convênios médicos e como o beneficiário pode utilizá-los em última instância.

O que é urgência?

Urgência é uma situação onde não há risco de morte, porém é uma circunstância que não pode ser adiada e deve ser tratada o mais breve possível para evitar uma situação de morte.

O que é emergência?

Já a emergência é uma situação que não pode demorar, onde o paciente está em uma situação crítica e não se pode esperar para começar o tratamento adequado, o prolongamento ao atendimento pode levar o usuário a óbito.

Quer saber mais sobre urgência e emergência? Entre em contato com nossos consultores e tire suas dúvidas.

Exemplos de situações consideradas urgentes

Assim como vimos acima, a urgência não tem um risco iminente de morte, então pode ser executada por uma situação clínica ou cirúrgica, mas se não for tratada pode evoluir para uma emergência.

Os quadros com urgências exigem uma cirurgia entre 6 a 24 horas, a partir do momento que se possui o diagnóstico do paciente, ou seja, a equipe tem um dia para poder identificar a enfermidade e assim tratá-la.

Agora citaremos algumas circunstâncias que necessitam de atendimentos com quadros de urgência: 

  • Fraturas;
  • Luxações;
  • Torções;
  • Asma brônquica;
  • Feridas lácero-contusas;
  • Transtornos psiquiátricos;
  • Dor intestinal (nível mediano de intensidade);
  • Vômitos constantes;
  • Febre com mais de 38ºˢ graus há mais de 48 horas;
  • Retenção urinária (para idosos).

Ficou em dúvidas de quais são os procedimentos para urgência? Então fale com nossos especialistas.

Exemplos de situações consideradas emergenciais

Casos de emergência são aquelas situações onde o paciente corre risco explícito de morte, deve fazer o atendimento o mais rápido possível para detectar a causa e começar o tratamento.

Uma cirurgia em quadros de emergência deve ter um suporte imediato quando há risco de vida, perda de membro ou lesão permanente. O procedimento deve ser feito em até 6 horas após o diagnóstico. 

Algumas situações que necessitam de assistência médica imediata são: cortes profundos, acidente com eletricidade, mordida ou picada de animais venenosos, afogamento, queimadura, derrame e AVC.

Além de quadros como: desmaios, intoxicação por alimentos ou  medicamentos, dificuldade respiratória, reações alérgicas, agressões físicas, acidentes automobilísticos, convulsões, infarto, hemorragia, entre outros

Ficou interessado em saber mais sobre estados emergenciais? Converse com nossos consultores.

Quais são as carências contratuais neste caso?

Os casos de urgência e emergência dispõe de casos mais graves em questão dos outros quadros, por esse motivo as operadoras sempre estipulam um período muito baixo de carência para seus beneficiários.

Geralmente as empresas oferecem um tempo de 24 horas após a adesão do plano para o cliente utilizar os serviços médicos quando ocorrem situações de urgência e emergência.

Mas o beneficiário deve antes se informar sobre o prazo que o plano de saúde contratado oferece, pois em casos ambulatoriais a operadora pode atender até nas primeiras 12 horas.

Quer saber o tempo de urgência e emergência de seu convênio médico? Converse conosco pelo número (11) 3863-7908 ou pelo nosso WhatsApp.

Regras para a cobertura obrigatória de atendimento de urgência e emergência

Segundo o artigo 35-C (Lei 9.656/98), as operadoras são obrigadas a disponibilizar uma cobertura de urgência e emergência, com quadros de riscos imediatos de vida ou lesões irreparáveis ao paciente.

Dito isso, os beneficiários deverão cumprir toda carência contratual, nestes casos o cliente deverá arcar financeiramente com todos os procedimentos até passar o período determinado.

Para saber mais sobre as regras de urgência e emergência, entre em contato conosco e tire suas dúvidas.

Há cobertura para casos de urgência e emergência fora da área de abrangência?

Em caso de urgência e emergência, o beneficiário pode utilizar o hospital mais próximo para a contenção dos riscos a sua saúde, mesmo se tratando de uma unidade não pertencente à abrangência do convênio do cliente.

A operadora não é obrigada a cobrir procedimentos realizados fora da área de cobertura do plano, porém em casos de urgência e emergência é obrigatório o suporte financeiro por parte da instituição.

Isso se dá por conta da lei que falamos no tópico acima, onde a seguradora tem o dever de cobrir casos de urgência e emergência, então o beneficiário deve solicitar que a prestadora de serviços pague a fatura correspondente.

Se houver recusa em arcar com os custos dos procedimentos, o usuário poderá requerer à justiça alegando danos morais, sendo necessário entrar em contato com um profissional da área.

A operadora do meu plano pode negar atendimento para urgência e emergência?

Segundo a Lei 9.656/98 nenhuma operadora poderá recusar suporte médico para casos de urgência e emergência, desta forma, o beneficiário se encontra amparado pelo regulamento.

Dito isso, o contratante tem direito a internação mesmo que ele possua uma doença ou lesão preexistente, ficando apenas disponível para o usuário logo após a execução do período de carência.

Ainda possui dúvidas sobre os prazos estabelecidos em casos com urgência e emergência? Tire suas questões restantes com um dos nossos consultores.

Nestes casos, qual local da rede credenciada buscar?

Em caso de urgência e emergência, o beneficiário pode optar pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), sendo necessário chamá-lo através do número 192 ou ir até uma unidade que atenda seu convênio.

Além disso, o usuário ainda tem a possibilidade de entrar em contato com a operadora e relatar os sintomas que está sentido e assim obter a ajuda adequada para sua urgência ou emergência completamente online.

Quer descobrir se tem uma rede credenciada que atenda o seu plano perto de você? Então converse com nossos especialistas e solicite a lista completa dos prestadores de serviços.

O que é a avaliação de risco?

A avaliação de risco é uma análise que a equipe médica faz com o paciente para descobrir a gravidade do quadro, para isso os profissionais utilizam o protocolo de Manchester. 

Estando presente no Brasil desde 2008, esse método serve para classificar os riscos da enfermidade do usuário, indicando cinco cores para identificar e ajudar os médicos na hora do tratamento.

O objetivo dessa especificação é justamente minimizar o número de óbitos por erros, priorizando pacientes com quadros mais instáveis de urgência e emergência, tornando-se uma alternativa mais assertiva.

A seguir mostraremos as cores que representam a gravidade dos riscos e o tempo máximo de espera para atendimento.

  • Vermelho (emergente) socorro imediato;
  • Laranja (muito urgente) 10 minutos;
  • Amarelo (urgente) 60 minutos;
  • Verde (pouco urgente) 120 minutos;
  • Azul (não urgente) 240 minutos.

Ficou com alguma dúvida sobre a avaliação de risco de urgência e emergência? Fale com nossos consultores.

Todos os procedimentos realizados, são cobertos pelo convênio?

Todos os procedimentos que possuem o grau de urgência e emergência deverão ser cobertos pela operadora, a emissão desses serviços pode acarretar em processos jurídicos contra a seguradora.

Deseja saber mais sobre o que pode ser coberto em casos de urgência e emergência pelo seu plano de saúde? Então converse com nossos consultores e solicite maiores esclarecimentos.

Quais cuidados a equipe de saúde deve tomar?

Em casos de urgência e emergência, a equipe deve ser a mais qualificada e treinada possível, tendo o máximo de cuidado possível, sem cometer nenhum erro no procedimento.

Os profissionais têm de acolher tanto o paciente quanto a família do mesmo, oferecendo o melhor auxílio para todo o tipo de intervenção, sendo essencial o médico estar preparado para agir em qualquer situação.

Confira com nossos consultores, quais são as unidades e os seus respectivos time de saúde presente no seu convênio para suporte de urgência e emergência.

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Você conhece a Compare? A corretora de saúde com mais de 11 anos de experiência, que visa proporcionar para seus usuários um atendimento personalizado do começo ao fim.

Com a missão de oferecer a melhor experiência possível para seus clientes, ao todo possuímos mais de 2,5 mil vidas atendidas e 5 mil empresas e 1,5 mil animais utilizando planos de saúde de qualidade, graças a Compare.

Principais benefícios da Compare

A Compare oferece diversos benefícios para seus clientes a fim de disponibilizar um maior conforto na hora da adesão de um convênio médico que possua urgência e emergência. Confira algumas vantagens a seguir:

  • Descontos em seguro;
  • Gestão de sinistro e de seguros;
  • Prêmios para os clientes;
  • Consultoria 360.º;
  • Movimentação Cadastral. 

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3 coisas para se fazer em caso de emergência

Nesse tópico abordaremos 3 coisas que você pode fazer caso aconteça uma urgência e emergência, e seja necessário tomar algumas medidas para prestar auxílio no momento de socorro.

1. Busque ajuda de socorristas

A primeira coisa a ser feita quando se presencia um acidente é ligar para uma ambulância (192) ou para os bombeiros (193), que eles saberão o que fazer e irão te instruir para prestar os primeiros socorros, caso seja necessário.

2. Não toque nas vítimas

Sei que temos as melhores intenções na hora de movermos a vítima para um lugar mais confortável, porém isso pode agravar o quadro de saúde da mesma. Por isso, o recomendável é evitar tocar na vítima.

3. Caso a vítima esteja consciente, converse com ela

Manter a vítima consciente é um dos procedimentos padrão em uma emergência, então converse com ela sobre qualquer assunto que a envolva e a deixe lúcida até a chegada dos profissionais de saúde.

Agora que vimos como é importante ter um convênio médico em casos de urgência e emergência, contrate conosco e use nosso desconto de até 50% em sua primeira mensalidade.

Dúvidas frequentes sobre urgência e emergência (guia rápido)

Para encerrar esse conteúdo da forma mais completa possível, separamos algumas perguntas frequentes que os beneficiários geralmente possuem sobre o tema de urgência e emergência.

Como identificar uma urgência?

Os casos de urgência são caracterizados como quadros que não apresentam riscos de morte, porém devem ser tratados rapidamente para não progredir para graves complicações.

Devo informar aos socorristas o meu plano médico?

A vítima será levada para o hospital mais próximo, independente de seu plano de saúde, porque como citamos nesse artigo, sua operadora irá custear todo o seu tratamento em casos de urgência e emergência.

Posso pedir transferência de hospital nesses casos após o atendimento inicial?

A transferência só pode ser realizada com a autorização da vítima ou da família, porém só será possível efetuá-la após uma liberação médica e contato feito para o hospital solicitado.

Existem casos onde o próprio hospital pede a transferência de seu paciente por conta de algum serviço específico que ele não consegue cobrir para a melhora do paciente.

Sua dúvida sobre urgência e emergência não foi respondida? Não se preocupe, entre em contato com nossos consultores e eles irão te ajudar da melhor forma possível.

Conclusão

Gostou deste conteúdo? Então compartilhe com seus amigos e familiares para todos ficarem cientes sobre as coberturas que os convênios médicos oferecem aos seus beneficiários em casos de urgência e emergência.

Lembrando que no nosso Blog da Compare há muito mais artigos completos e informativos como este, então acesse ele e desfrute de todas as informações que disponibilizamos exclusivamente para você.

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