Faça sua cotação 100% via WhatsApp e garanta seu desconto de até 50%

Saúde suplementar e complementar: o que muda?

Neste artigo super detalhado sobre saúde suplementar e complementar, você entenderá, de maneira simplificada, o que elas significam e quais as principais diferenças entre cada uma.

Além disso, ao final do texto você garante condições exclusivas na contratação do seu plano de saúde, e descobrirá, também, as principais dúvidas sobre a saúde suplementar e complementar.

Contratando um plano de saúde com a Compare, você ganha até 40% de desconto + cashback na sua primeira mensalidade. Não perca!

O que é saúde suplementar e complementar?

Existem algumas distinções primordiais entre saúde suplementar e complementar, e, nos próximos tópicos, você entenderá perfeitamente como cada uma funciona.

A saúde suplementar é todo o tipo de serviço de caráter particular que “suplementa” a saúde pública, como é o caso dos hospitais privados, convênios médicos, planos odontológicos e planos pet

Já a saúde complementar funciona como um “complemento”, como o próprio nome diz, à saúde pública. Por exemplo, se um paciente do SUS necessita de um procedimento muito complexo no seu tratamento.

Caso o SUS (Sistema Único de Saúde) não tenha recursos para realizá-lo, o governo, portanto, custeia o procedimento em um hospital que tenha convênio com o SUS e, assim, uma vida pode ser salva.

Porém, a saúde suplementar e complementar, apesar de terem algumas similaridades (como serem ambas em teoria da iniciativa privada), têm as suas diferenças. É o que abordaremos no próximo tópico.

Qual a diferença entre saúde suplementar e complementar?

Existem muitas diferenças entre saúde suplementar e complementar, a primeira delas é a esfera das quais ambas pertencem: a primeira é exclusivamente privada, enquanto a segunda é “mista”, por assim dizer.

A saúde complementar é uma junção entre instituições públicas (SUS e o Estado) e instituições privadas (chamadas de instituições-organismos do SUS), funcionando como um “último recurso”.

Já a saúde suplementar é toda a saúde privada do Brasil, e tem como principal responsável as operadoras e comercializadoras de planos de saúde, reguladas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

De maneira resumida, a principal diferença entre saúde suplementar e complementar está no próprio nome: uma delas suplementa o que já existe, enquanto a outra apenas complementa a assistência de certos casos. 

Caso você deseje contratar um plano de saúde com um desconto de até 50% + cashback, clicando aqui você garante essa condição única e imperdível!

Quais são os seus objetivos?

A saúde suplementar e complementar têm um objetivo em comum: pluralizar a qualidade de vida em todo o território nacional, firmando o bem-estar como um direito de todos.

Por mais que ela ofereça serviços privados, a saúde suplementar tem como intuito proporcionar, cada vez mais, uma maior qualidade de vida por valores acessíveis e palpáveis para a população. 

Em contrapartida, a saúde complementar tem como foco principal não deixar que a saúde pública do Brasil deixe faltar assistência para um paciente em necessidade, por mais que seja um recurso muitas vezes complexo.

Quais são os principais desafios atualmente?

Nos tempos atuais, os principais desafios da saúde suplementar e complementar são acerca dos fatores econômicos que acometem o Brasil. Com uma inflação crescente, os serviços acabam sendo mais caros.

Mesmo que haja regulamentações por parte dos órgãos governamentais, a saúde suplementar e complementar são totalmente dependentes da iniciativa privada, o que as torna cada vez menos acessíveis.

Outro grande problema para a saúde suplementar e complementar é a falta de recursos destinados ao SUS. Quando a economia nacional não vai bem, é quase impossível importar materiais e medicamentos de fora.

Além disso, um desafio que se apresenta cada vez maior acerca da saúde suplementar e complementar no Brasil é a logística. Afinal, nossa população é de 200 milhões de pessoas, o que dificulta este processo.

O envelhecimento populacional também é um fator desafiador para a saúde suplementar e complementar, especialmente porque o público da melhor idade necessita ainda mais dos serviços prestados.

O que são operadoras de saúde suplementar?

Uma operadora de saúde suplementar é a pessoa jurídica (com CNPJ) registrada na ANS que administra, disponibiliza e/ou comercializa planos de assistência médica.

As operadoras de saúde suplementar, muitas vezes, cuidam também da gestão dos convênios particulares mesmo após a venda ser efetivada, trazendo assim, um cuidado completo com os beneficiários.

Exemplos de operadoras de saúde suplementar são: Bradesco, Centro Nacional Unimed, SulAmérica, NotreDame Intermédica, Amil, Trasmontano, Omint, Allianz, Porto Saúde, etc.

Para contratar alguma delas, você pode fazer uma cotação 100% online e descobrir qual o plano de saúde ideal para você, sua família e/ou a sua empresa.

Modalidades de saúde suplementar: confira exemplos

Para que você entenda melhor os conceitos de saúde suplementar, a Compare separou alguns exemplos de modalidades.No Brasil, você encontra todas elas e algumas mais. Confira-as abaixo:

Administradora de Benefícios

Uma Administradora de Benefícios é uma pessoa jurídica, devidamente regulada pela ANS, que presta um serviço de intermediação entre órgãos públicos ou entidades representativas, e as operadoras de planos.

Ela tem como principal função auxiliar estas organizações a aderir e melhor gerir seus planos de saúde. Ela presta serviços, especialmente, para entidades que desejam contratar um plano coletivo por adesão.

Autogestão

Uma operadora de Autogestão trabalha com convênios destinados exclusivamente a colaboradores ativos, aposentados e pensionistas de uma empresa ou entidade representativa.

Legislativamente, elas não podem comercializar planos de saúde para o público em geral, mas ainda assim contribuem para a saúde suplementar e complementar.

Cooperativa Médica

Uma Cooperativa Médica (ou cooperativa de serviços médicos) é uma associação autônoma de médicos que trabalham para atender pacientes que optam por se associarem a ela.

Ou seja, é uma modalidade da saúde suplementar e complementar que presta serviços de maneira independente. Apesar disso, é uma prática regulamentada pelo Estado.

Cooperativa Odontológica

Uma Cooperativa Odontológica oferece única e exclusivamente serviços odontológicos, diferentemente das operadoras de planos de saúde convencionais.

Ela funciona de maneira muito semelhante a uma cooperativa médica, se diferenciando pelo fato de ser composta apenas por dentistas (no caso, que se associam à organização).

Filantropia

As operadoras de Filantropia são entidades sem fins lucrativos que operam planos privados de assistência médica. 

Para exercerem esta função, elas precisam ser certificadas junto ao CNAS (Conselho Nacional de Assistência Social). 

Medicina de Grupo

A Medicina de Grupo funciona de maneira similar à Cooperativa Médica, com a exceção de possuir, ao invés de uma rede credenciada, uma rede própria exclusiva.

Ou seja, é uma coletividade de médicos que se associam em prol da saúde suplementar e complementar.

Odontologia de Grupo

A Odontologia de Grupo é praticamente idêntica à Medicina de Grupo, com a única distinção de ofertar serviços odontológicos ao invés de médicos. Porém, ambos operam a favor da mesma causa,

Seguradoras Especializadas em Saúde

Uma Seguradora Especializada em Saúde é uma sociedade (com fins lucrativos) que promove assistência médica através de prestadores credenciados, sejam médicos ou unidades, como hospitais e laboratórios. 

Apesar de não possuir uma rede própria, esse tipo de instituição costuma contar com uma ampla rede assistencial terceirizada. 

Quem regulamenta o setor de saúde suplementar?

A saúde suplementar é regulamentada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o órgão responsável por todo o segmento, criado no ano 2000 com o intuito de estipular normas e diretrizes para este mercado.

A ANS é quem faz a fiscalização das operadoras de seguros de saúde, estipulando leis e limitações para que o setor se torne mais democratizado e acessível à maioria dos brasileiros.

Confira como a Lei dos Planos de Saúde funciona

A Lei nº 9656/1998, conhecida como “a Lei dos Planos de Saúde” definiu uma política de reembolso mais clara do que a até então vigente, especialmente acerca de situações de urgência e emergência.

Além disso, foram estipuladas as regras para os reajustes (anuais ou etários). Sem contar também com a criação do órgão governamental do tópico anterior, a ANS, criando assim um controle maior sobre o segmento. 

Leia todas as normas na íntegra neste link. Se preferir, você pode falar com um de nossos consultores e tirar todas as suas dúvidas sobre planos de saúde. 

3 formas de melhorar a saúde com a Medicina Preventiva

A Medicina Preventiva é uma ótima maneira de promover a saúde suplementar e complementar no Brasil. Ela é capaz de reduzir os riscos de uma possível doença de forma efetiva.

Abaixo, você confere três dicas de como melhorar a saúde suplementar e complementar através desta modalidade médica tão excepcional:

1. Saúde sempre em primeiro lugar

Tendo como principal prioridade a saúde da população, a medicina preventiva é capaz de evitar complicações sérias decorrentes de situações, muitas vezes, cotidianas.

Ela promove assistências personalizadas, como auxílio na cessação do tabagismo, emagrecimento saudável, projetos de reprodução (aos casais que não conseguem ter filhos), entre uma infinidade de outros programas.

Por meio destes projetos, geralmente oferecidos pelas operadoras de saúde suplementar e complementar, a melhora na qualidade de vida é muito significativa. 

2. Contar com uma gestão planejada

Uma gestão planejada na saúde suplementar e complementar é um jeito prático de administrar e estimular, da melhor forma possível, os cuidados à saúde no Brasil.

Por meio da Medicina Preventiva, isso é mais do que possível. Além de prevenir as mais variadas patologias, o beneficiário também pode se sentir mais seguro em relação a outros serviços de sua operadora.

3. Atendimento personalizado

Um atendimento personalizado e cuidadoso é um ótimo indicador de qualidade das operadoras de saúde suplementar, pois representa o esforço de oferecer sempre o melhor aos seus clientes finais.

Podendo ser encontrado em ambas, saúde suplementar e complementar, ele faz com que o paciente se sinta confortável em momentos de necessidade.

Aproveite esta oportunidade única de contratar seu plano de saúde com a Compare! Clicando aqui, você garante até 40% de desconto no seu 1º mês + 5% de cashback.

Dúvidas rápidas sobre saúde suplementar e complementar

Com o objetivo de fazer com que você saia deste artigo sabendo tudo sobre a saúde suplementar e complementar, a Compare compilou três das dúvidas mais frequentes sobre o tema:

Como obter acesso à saúde suplementar?

Para conseguir acesso à saúde suplementar, você necessita contratar um convênio médico que tenha como área de abrangência a sua região, para que você consiga utilizar todos os benefícios do seu plano plenamente.

Além disso, para usufruir da saúde suplementar, é necessário que você, no momento da contratação de seu seguro saúde, envie todas as documentações exigidas pela operadora.

A melhor forma de obter este acesso é através de uma corretora de planos de saúde. A Compare, por exemplo, é a mais bem avaliada de todo o Google, além de ser recordista em crescimento. 

Qual o Rol de Procedimentos coberto?

O Rol de Procedimentos da ANS foi criado com o intuito de assegurar as coberturas essenciais para os beneficiários da saúde suplementar e complementar, variando conforme a segmentação contratada. 

Portanto, as coberturas se alteram dependendo do convênio que você escolher, podendo ser apenas ambulatoriais, apenas hospitalares, ambas e outros tipos. Entenda mais sobre isso neste artigo

O que é o ressarcimento à saúde suplementar?

O Ressarcimento à saúde suplementar é a indenização, concedida pela União, direcionada ao custeio dos gastos com o plano de saúde e despesas com a coparticipação.

O beneficiário, para poder se incluir neste benefício (ou auxílio), necessita realizar a solicitação no site do governo federal. Caso seja aprovado, o indivíduo terá um amparo financeiro em seu plano de saúde.

Para aderir ao seu convênio médico com até 40% de desconto, fale com um especialista da Compare por WhatsApp! Aproveite e peça uma consultoria personalizada e completa.

Conclusão

Esperamos que este artigo sobre saúde suplementar e complementar tenha tirado todas as suas dúvidas relacionadas ao tema. Para ver mais conteúdos relacionados, confira o Blog da Compare!

Além de textos como este sobre saúde suplementar e complementar, você tem acesso a dicas de bem-estar, notícias e às melhores ofertas de convênios médicos do mercado. Não perca mais tempo!

 

Compare, contrate e economize. 

Faça agora mesmo uma cotação personalizada com um de nossos especialistas em planos de saúde e confira as melhores opções para você. É mais rápido, seguro, gratuito e totalmente online!

Compartilhar:

WhatsApp
Telegram
Email
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras postagens