Faça sua cotação 100% via WhatsApp e garanta seu desconto de até 50%

Índice de Desempenho de Saúde Suplementar: O que é?

O Índice de Desempenho de Saúde Suplementar (IDSS) é o principal indicador de qualidade dos planos de saúde brasileiros. Ele é calculado anualmente, a fim de classificar as melhores e piores operadoras do país.

Neste artigo, você entenderá como ele funciona, além de ficar sabendo quais prestadoras se destacaram pelo desempenho no setor de saúde. Aqui você também descobrirá o que é a ANS, como consultar o IDSS, e muito mais!

Aproveite agora o desconto da Compare de até 50% + 5% de cashback no seu 1° mês, tudo o que você precisa fazer é clicar neste link!

Garanta o seu Desconto de até 40%
Escolha o tipo do plano
Quanto deseja investir por mês no seu convênio?
Ao continuar, você aceita os Termos e Condições.

O Que é o Índice de Desempenho de Saúde Suplementar?

O Índice de Desempenho de Saúde Suplementar (ou IDSS) é a base do Programa de Qualificação de Operadoras da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), tendo sido fundado em 2004.

Através de cálculos estatísticos e métodos de pesquisa, ele classifica as operadoras de planos de saúde de 0 (pior) à 1 (ótima), e é a partir dele que muitas pessoas sabiamente tomam suas decisões sobre contratar ou não. 

Praticamente todas as prestadoras estão presentes neste indicador. Ele é feito anualmente com o intuito de avaliar as operadoras que se destacaram, sendo baseado no desempenho apresentado no ano anterior.

São exatas quatro dimensões analisadas no cálculo: qualidade em atenção à saúde, garantia de acesso, sustentabilidade no mercado e gestão de processos e regulação.

As quatro serão abordadas e explicadas mais à frente no texto.

Conheça o Programa de Qualificação de Operadoras

O Índice de Desempenho de Saúde Suplementar está dentro do Programa de Qualificação de Operadoras (ou PQO), e é o principal cálculo de todo o programa, tendo o maior peso para o resultado final.

A sua última edição tem como ano-base 2020, que certamente foi um ano de extrema relevância para a saúde suplementar, devido à pandemia da COVID-19.

Os dados e classificação (por ordem alfabética) desta edição estão disponíveis neste link, e você consegue conferir quais operadoras obtiveram os melhores resultados do Índice de Desempenho de Saúde Suplementar.

O principal objetivo do Programa de Qualificação de Operadoras (e do Índice de Desempenho de Saúde Suplementar) é promover o estímulo da qualidade da saúde privada no Brasil e “nivelá-la”.

Quem é a ANS e Para Quê Ela Serve?

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ou ANS) é o órgão responsável pela fiscalização das operadoras de planos de saúde e pela regulação do mercado de saúde suplementar brasileiro.

O órgão governamental foi criado no ano 2000, na tentativa de democratizar e pluralizar a comercialização de convênios médicos no país. Mas o que seria a saúde suplementar?

Bom, a saúde suplementar são todos os serviços que não estão previstos nos programas de saúde públicos do Brasil (como o SUS, por exemplo). Como o próprio nome diz, ela é “suplementar”.

Tendo em vista isso, podemos dizer que a ANS nada mais é do que o órgão regulador dos serviços de saúde privada nacional. Como uma forma de melhorar este setor, surge o IDSS.

O Índice de Desempenho de Saúde Suplementar tem como principal intuito fazer com que o consumidor possa conhecer a reputação e qualidade do plano que está interessado em contratar

Sabendo disso, pelo simples fato de você estar lendo esta matéria, já é um ótimo sinal de que você muito provavelmente encontrará um bom convênio médico para você ou sua empresa.

Confira Quais São os Indicadores de Índice de Desempenho de Saúde Suplementar

O Índice de Desempenho de Saúde Suplementar é calculado através de quatro dimensões essenciais (já mencionadas anteriormente), que tem como ramificações 32 indicadores ao todo.

Abaixo, você confere o que exatamente são estas dimensões e como elas contribuem para a pontuação final da operadora no Índice de Desempenho de Saúde Suplementar.

Qualidade em Atenção à Saúde

A primeira (e provavelmente mais importante) dimensão do Índice de Desempenho de Saúde Suplementar é a Qualidade em Atenção à Saúde, que representa 0,3 da pontuação final da prestadora.

Também chamado de IDQS, este indicador avalia como está sendo realizado o atendimento ao paciente, baseando-se em alguns números e estatísticas específicas.

Alguns de seus indicadores são: estímulo ao parto normal, cuidado com diabéticos, programas de medicina preventiva, entre outros. Ao todo, são 12 indicadores que compõem esta dimensão.

Ela tem como principal fonte de dados as Guias TISS, que, de maneira resumida, são as guias de atendimento aos beneficiários.

Garantia de Acesso

A Garantia de Acesso (ou IDGA) é outra dimensão do Índice de Desempenho de Saúde Suplementar que, caso a empresa obtenha nota máxima, ela receberá 0,3 pontos da somatória total.

Nesta dimensão há 8 indicadores, que trazem dados voltados para acesso à urgência e emergência, atendimento à pessoa com deficiência renal, entre outros.

Ela tem como maior intuito estipular o cuidado e a assistência do indivíduo. Inclusive, o indicador com maior peso dessa categoria é o Médico de Referência do Idoso.

Sustentabilidade no Mercado

A Sustentabilidade de Mercado (ou IDSM) é mais voltada para aspectos mercadológicos do Índice de Desempenho de Saúde Suplementar. Seus principais dados têm como foco questões administrativas.

Ela possui 7 indicadores ao todo, e procura classificar a satisfação do consumidor final, além de números gerenciais e mais técnicos.

Assim como as dimensões anteriores, ela também contribui com 0,3 pontos da classificação final do Índice de Desempenho de Saúde Suplementar. Ou seja, a satisfação do cliente conta muito.

Gestão de Processos e Regulação

Por fim, temos a Gestão de Processos e Regulação (IDGR), no qual a principal fonte de dados está nas obrigações que as operadoras têm com a ANS, como questões burocráticas.

Para o Índice de Desempenho de Saúde Suplementar, esta dimensão conta apenas para 0,1 do cálculo final de cada operadora, porém, é ótimo reflexo da seriedade e honestidade das empresas de plano de saúde.

Como é Realizado do Cálculo do Índice de Desempenho de Saúde Suplementar?

O cálculo do Índice de Desempenho de Saúde Suplementar é feito a partir de uma fórmula matemática, na qual estão incluídos os dados coletados e analisados nas dimensões e indicadores.

O IDSS é a soma de cada dimensão multiplicada ao seu peso (como o 0,3 do IDSM, por exemplo). O resultado final desta soma é dividido, em seguida, pela soma de todos os pesos (ex: 0,3 + 0,3 + 0,1…).

Ao fim desta operação matemática, temos o resultado do Índice de Desempenho de Saúde Suplementar, e, em seguida, a sua classificação por nota obtida (em ordem decrescente).

Onde e Como Consultar o Índice de Desempenho de Saúde Suplementar de Uma Operadora?

Para consultar o Índice de Desempenho de Saúde Suplementar de uma operadora específica, é necessário que você saiba o registro da ANS da empresa em questão.

Esta informação costuma ficar (obrigatoriamente) no site oficial de cada empresa. Geralmente, no final da página.

Após obter este número (são 6 dígitos ao todo) você necessita entrar na página de busca do site oficial da ANS e inseri-lo. Também é possível consultar o IDSS através do CNPJ ou nome da prestadora.

Os 5 Melhores Desempenhos Com 2020 Como Ano-Base

O último Índice de Desempenho de Saúde Suplementar teve como ano-base 2020. Pensando nisso, a Compare decidiu listar os 5 melhores resultados alcançados no período em questão.

Confira quais foram eles logo abaixo, e não se esqueça de contratar seu plano de saúde conosco! É só falar com nossos consultores pelo WhatsApp e negociar.

1. Bradesco Saúde

A Bradesco Saúde obteve, no Índice de Desempenho de Saúde Suplementar de 2021 (ano-base 2020), a nota máxima (1/1). A empresa conseguiu pontuações nas dimensões que alavancaram sua nota geral.

No quesito Qualidade em Atenção à Saúde, ela recebeu a pontuação de 0,7548. Em relação à Garantia de Acesso, a prestadora conseguiu uma avaliação de 0,8907 de 1.

Quanto à Sustentabilidade no Mercado, a Bradesco Saúde obteve a pontuação máxima (1/1), enquanto em relação à Gestão de Processo e Regulação, a empresa recebeu a nota de 0,7683.

Esta não foi a única operadora que conseguiu a melhor nota possível no Índice de Desempenho de Saúde Suplementar. Abaixo, você confere outros exemplos exímios.

2. Central Nacional Unimed

A Central Nacional Unimed (CNU) também recebeu uma pontuação perfeita no Índice de Desempenho de Saúde Suplementar. 

A operadora conseguiu este feito através de um ótimo atendimento e um grande cuidado acerca de seus serviços prestados.

A CNU recebeu a pontuação máxima nos seguintes indicadores: Garantia de Acesso (IDGA) e Sustentabilidade no Mercado (IDSM). Quanto à Qualidade em Atenção à Saúde, a prestadora ficou com 0,9017.

Na Gestão de Processos e Regulação (IDGR), a CNU conseguiu uma nota elevadíssima de 0,9023, quase alcançando a melhor nota possível.

3. Trasmontano

Outra operadora que conseguiu obter a nota 1 no Índice de Desempenho de Saúde Suplementar de 2021 (ano-base 2020) foi a Transmontano Saúde.

Ela obteve pontuação máxima no IDSM (Sustentabilidade no Mercado), e nota acima de 0.9 no IDGR (Gestão de Processo e Regulação), com 0,9818

Sua nota mais baixa no Índice de Desempenho de Saúde Suplementar foi na dimensão de Garantia de Acesso, cuja Tramontano recebeu 0,4946. A nota, quando comparada com outras operadoras, é acima da média.

Acerca da Qualidade em Atenção à Saúde (IDQS), a empresa conseguiu uma boa pontuação, equivalente a 0,8577.

4. NotreDame Intermédica

A NotreDame Intermédica é, das empresas que mencionamos aqui, a primeira que não recebeu a pontuação máxima. No caso, ela obteve uma nota de 0,9219, que ainda assim é muito expressiva.

No Índice de Desempenho de Saúde Suplementar mais recente, a GNDI conseguiu obter o máximo nas dimensões de Sustentabilidade no Mercado (IDSM) e Qualidade em Atenção à Saúde (IDQS).

Em relação aos outros indicadores, a operadora recebeu 0,8317 na Gestão de Processos e Regulação (IDGR) e 0,7960 no índice de Garantia de Acesso (IDGA).

Por mais que a empresa não tenha recebido a pontuação máxima no resultado do Índice de Desempenho de Saúde Suplementar, ainda assim são números significativamente bons.

5. Omint

Por fim, mas não menos importante, temos a Omint. A empresa, assim como a GNDI, não conseguiu alcançar a pontuação mais elevada no último Índice de Desempenho de Saúde Suplementar, ficando com 0,8186.

Na dimensão de IDQS, a empresa ficou com 0,7508, enquanto seu IDGA foi de 0,685 (sua nota mais baixa). Em relação ao IDSM e IDGR, a Omint obteve notas acima de 9: 0,9679 e 0,9339, respectivamente.

Caso você tenha se interessado por alguma das operadoras com os melhores do Índice de Desempenho de Saúde Suplementar de 2021, você pode realizar uma cotação online e ver se elas são ideais para você!

Observação: Todos os dados foram coletados em novembro de 2022.

Conheça a Compare

A Compare Plano de Saúde nasceu em 2018 com o intuito de revolucionar o mercado de planos de saúde no Brasil. Desde nossa fundação, somos a corretora recordista em crescimento.

Além disso, também temos o título de corretora de seguros de saúde mais bem avaliada de todo o Google, isso graças ao nosso foco de sempre oferecer o melhor ao nosso cliente, antes e depois da venda.

Se houvesse um Índice de Desempenho de Saúde Suplementar para comercializadoras, a Compare certamente receberia a nota máxima.

Atualmente, oferecemos um desconto exclusivo de até 50% + 5% de cashback em sua 1ª mensalidade. Contratando conosco, você recebe um atendimento personalizado e condições especiais.

Para fechar negócio com a gente, tudo que você precisa fazer é falar com um de nossos consultores por aqui ou por nosso WhatsApp.

A Compare Plano de Saúde nasceu em 2018 com o intuito de revolucionar o mercado de planos de saúde no Brasil. Desde nossa fundação, somos a corretora recordista em crescimento.

Além disso, também temos o título de corretora de seguros de saúde mais bem avaliada de todo o Google, isso graças ao nosso foco de sempre oferecer o melhor ao nosso cliente, antes e depois da venda.

Se houvesse um Índice de Desempenho de Saúde Suplementar para comercializadoras, a Compare certamente receberia a nota máxima.

Atualmente, oferecemos um desconto exclusivo de até 50% + 5% de cashback em sua 1ª mensalidade. Contratando conosco, você recebe um atendimento personalizado e condições especiais.

Para fechar negócio com a gente, tudo que você precisa fazer é falar com um de nossos consultores por aqui ou por nosso WhatsApp.

3 Outras Formas de Verificar a Reputação de Uma Operadora

Para além do Índice de Desempenho de Saúde Suplementar da ANS, existem outras formas muito práticas de se analisar a reputação de uma operadora, especialmente em quesitos que vão além dos planos.

Confira algumas delas abaixo:

1. Site Reclame Aqui

O site Reclame Aqui é o melhor jeito de saber como as operadoras de plano de saúde tratam seus beneficiários, especialmente em relação ao cuidado no atendimento e satisfação de modo geral.

Nele, as empresas recebem uma nota de 0 a 10 baseada na forma com que lidaram com as questões de seus consumidores. Um exemplo que merece destaque é a avaliação da NotreDame Intermédica (8/10).

Ele é uma ótima maneira de conferir a qualidade da operadora para além do Índice de Desempenho de Saúde Suplementar.

2. Programa de Acreditação de Operadoras

O Programa de Acreditação de Operadoras é um certificado de boas práticas para gestão organizacional e gestão em saúde, que visa qualificar os serviços prestados.

Ele, assim como o Índice de Desempenho de Saúde Suplementar, é realizado pela ANS, e ambos “andam de mãos dadas”, por assim dizer.

Existem três níveis de certificação do programa: Nível I (com duração de 3 anos), Nível II (com validade de 2 anos) e o Nível III (válido por 3 anos).

Para obter o nível I (o máximo), é necessária uma nota final acima ou igual a 90, além de conformidade em pelo menos 80% dos itens de excelência e um Índice de Desempenho de Saúde Suplementar acima de 0,8.

3. Monitoramento do Risco Assistencial

O Monitoramento do Risco Assistencial também é um ótimo aliado para a sua análise de operadoras, e é um ótimo complemento ao Índice de Desempenho de Saúde Suplementar.

Ele tem como objetivo a identificação de indícios de anormalidades que possam colocar em risco a continuidade ou a qualidade do atendimento prestado.

Com uma metodologia técnica e detalhada, o Monitoramento do Risco Assistencial é uma ótima forma de saber o quão boa é uma operadora de fato. Para saber mais, leia este artigo e entenda como ele funciona.

Para saber ao certo qual o plano de saúde perfeito para você, sua família ou sua empresa, realize uma cotação online no simulador da Compare. Você não se arrependerá!

Dúvidas Frequentes Sobre o IDSS (Guia Rápido)

Para que você saia deste conteúdo sabendo tudo sobre o Índice de Desempenho de Saúde Suplementar, a Compare listou algumas dúvidas frequentes acerca do tema. 

É Possível Consultar o Índice de Reclamação das Operadoras?

Sim! É possível consultar o Índice de Reclamações das Operadoras. É o chamado IGR, que também é realizado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar.

Ele é feito, geralmente, de forma mensal, e você pode conferi-lo no site oficial da ANS. Ele é um grande complemento para o Índice de Desempenho de Saúde Suplementar.

Como Saber o Monitoramento da Garantia de Atendimento?

Para saber o Monitoramento da Garantia de Atendimento, você pode acessar o infográfico no site da ANS. Ele é calculado trimestralmente, tendo como última base os dados do 2° trimestre deste ano.

Ele faz o acompanhamento do acesso dos beneficiários às coberturas contratadas, e tem como principal fonte as reclamações recebidas pela ANS.

Meu Plano Foi Suspenso Pela ANS, O Que Fazer?

Caso seu plano tenha sido suspenso pela ANS, você pode ficar tranquilo. O que é suspenso não é literalmente o plano de saúde, mas sim a comercialização dele (na maioria das vezes temporariamente).

Existem casos raros (como a falência de alguma operadora, por exemplo) em que o convênio suspenso deixa de ser comercializado permanentemente. Nestas situações, a ANS oferece a portabilidade especial.

Para saber qual o plano de saúde melhor classificado no Índice de Desempenho de Saúde Suplementar e que cabe no seu bolso, faça um orçamento 100% online em nosso site.

Lembrando que contratando com um de nossos corretores agora, você recebe um desconto único de até 50% + 5% de cashback no seu primeiro mês. Não perca!

Conclusão

O que achou deste conteúdo sobre o Índice de Desempenho de Saúde Suplementar? Não se esqueça de ficar antenado nas nossas redes sociais e no Blog da Compare.

 

Neles, você fica por dentro de tudo sobre planos de saúde: notícias, dicas, atualizações e uma infinidade de matérias!

 

Compare, contrate e economize!

Faça agora mesmo uma cotação personalizada com um de nossos especialistas em planos de saúde e confira as melhores opções para você. É mais rápido, seguro, gratuito e totalmente online!

Compartilhar:

WhatsApp
Telegram
Email
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras postagens

Chá de erva-cidreira

Precisa fazer a correção de septo, mas não sabe se seu plano de saúde cobre septoplastia e nem como o procedimento acontece? Fique tranquilo, a Compare Seguros preparou este conteúdo com o objetivo de sanar suas dúvidas principalmente com relação ao principal questionamento, afinal plano de saúde cobre septoplastia?

Saiba mais »

Sinais de trabalho de parto

Precisa fazer a correção de septo, mas não sabe se seu plano de saúde cobre septoplastia e nem como o procedimento acontece? Fique tranquilo, a Compare Seguros preparou este conteúdo com o objetivo de sanar suas dúvidas principalmente com relação ao principal questionamento, afinal plano de saúde cobre septoplastia?

Saiba mais »

Dezembro Vermelho

Precisa fazer a correção de septo, mas não sabe se seu plano de saúde cobre septoplastia e nem como o procedimento acontece? Fique tranquilo, a Compare Seguros preparou este conteúdo com o objetivo de sanar suas dúvidas principalmente com relação ao principal questionamento, afinal plano de saúde cobre septoplastia?

Saiba mais »

Novembro Azul

Precisa fazer a correção de septo, mas não sabe se seu plano de saúde cobre septoplastia e nem como o procedimento acontece? Fique tranquilo, a Compare Seguros preparou este conteúdo com o objetivo de sanar suas dúvidas principalmente com relação ao principal questionamento, afinal plano de saúde cobre septoplastia?

Saiba mais »

Encontrou o que precisava?

Descubra agora mesmo o plano de saúde ideal para você, sua família ou empresa!

Faça uma cotação personalizada e encontre a melhor opção com cobertura ampla, preços acessíveis e benefícios exclusivos.

Cotação Personalizada

Cote agora mesmo e garanta o seu Desconto!