Faça sua cotação 100% via WhatsApp e garanta seu desconto de até 50%

Cirrose hepática: saiba tudo sobre a doença

Você sabe o que é a cirrose hepática? Se não, saiba que este artigo completo e detalhado foi feito exatamente para você sanar todas as suas dúvidas acerca dessa doença tão temida e comum.

Aqui, você encontrará informações sobre os sintomas da cirrose, suas principais causas e fatores de risco, como tratá-la e preveni-la, entre outros tópicos extremamente relevantes.

Contrate um plano de saúde com a Compare e garanta até 40% de desconto na sua primeira mensalidade. Aproveite essa chance de economizar!

GARANTA SEU DESCONTO DE 40% NA MIGRAÇÃO PARA UM NOVO PLANO

Sobre a Empresa

O que é a cirrose hepática?

Cirrose hepática é uma combinação de lesões no fígado que se cicatrizam, fazendo com que o órgão vá perdendo sua função e aos poucos caminhe para a falência completa. 

Em estágios avançados, a pessoa pode desenvolver um amarelado na pele também conhecido como icterícia, portadores de cirrose hepática em estágio avançado também podem ter sangramento gastrointestinal, inchaço, etc.

Os tratamentos podem ajudar e são focados nas causas ocultas, mas a cirrose hepática não tem cura, porém em casos avançados, pode ser necessário um transplante de fígado. 

A cirrose hepática é mais comum em homens acima dos 45 anos, mas pode acometer também as mulheres. O uso abusivo de álcool fez crescer o número de portadores da doença. No Brasil, são mais de 150 mil casos por ano. 

O diagnóstico da cirrose hepática muitas vezes se dá na fase avançada, geralmente é quando aparecem os sintomas.  Por isso, é muito comum que os portadores da doença convivam anos com ela e não a identifiquem

O que causa a cirrose hepática?

Algumas das causas de cirrose são as hepatites crônicas, provocadas pelos vírus B e C, pelo uso de determinados medicamentos e pela hepatite autoimune, além, é claro, do uso excessivo de álcool.

Por isso, é sempre recomendado fazer exames preventivos com frequência e somente um plano de saúde pode te proporcionar isso sem gastos extras. 

Quais são os tratamentos para a cirrose hepática?

Quando você contrata um plano de saúde e começa a se cuidar, doenças como cirrose hepática e muitas outras podem ser descobertas ainda no estágio inicial e o tratamento é mais efetivo, uma vez que ela não tem cura. 

Quando você faz um plano de saúde o investimento é em você e na sua qualidade de vida. 

O transplante de fígado é indicado quando a cirrose hepática encontra-se descompensada e com o surgimento de complicações como ascite, hemorragia digestiva varicosa, encefalopatia hepática, entre outras. 

Na imagem, a seguir é possível conferir a diferença entre um fígado comum e o fígado de uma pessoa com cirrose hepática. Note que o fígado hepático possui uma cor mais rosada e um tamanho maior que o fígado normal. 

Sintomas da cirrose hepática

  • Icterícia
  • Prurido
  • Palmas com vermelhidão
  • Sangramento digestivo alto
  • Melena (saída de sangue digerido pelas fezes)
  • Enterorragia (saída de sangue vivo pelas fezes)
  • Perda de massa muscular
  • Ascite (líquido abdominal)
  • Inchaço generalizado ou edema (inchaço localizado)
  • Líquido no pulmão
  • Encefalopatia hepática – quadro grave e rápido de alteração da consciência.
  • Falência dos rins
  • Aumento das mamas 
  • Atrofia dos testículos

Como é realizado o controle dos sintomas?

1. Uso de medicamentos

O tratamento medicamentoso da doença tem como objetivo controlar alguns sintomas da doença, como a ardência e inchaço abdominal resultante da ascite, que se refere ao acúmulo de líquido na barriga. 

Geralmente os médicos podem receitar remédios diuréticos que ajudam a eliminar o excesso de líquido.

Em caso de encefalopatia hepática, uma complicação da doença em que ocorre mau funcionamento do cérebro, alguns medicamentos como laxantes e antibióticos, podem ser prescritos para ajudar na eliminação das toxinas. 

Como a cirrose hepática aumenta a pressão da artéria no fígado, também podem ser indicados medicamentos para reduzir a pressão arterial.

2. Dieta controlada e regrada

A dieta para cirrose hepática deve ser indicada pelo nutricionista e é baseada em alimentos com baixo teor de sal, devendo ser substituído por outros temperos como salsa ou limão, por exemplo. 

Também é recomendado consumir alimentos ricos em fibras e com poucas proteínas, principalmente se a pessoa apresentar ascite ou encefalopatia hepática.

O tratamento nutricional da cirrose hepática também inclui a recomendação de não ingerir alimentos gordurosos e embutidos, assim como não fazer uso de drogas e especialmente do álcool, uma das principais causas da doença.

Desta forma, no tratamento para cirrose hepática alcoólica a abstinência de álcool é fundamental para o tratamento. 

3. Tratamento natural

O tratamento natural da doença não deve substituir o tratamento indicado e deve ser feito com orientação de um médico, sendo que alguns produtos naturais são indicados como o chá de sabugueiro ou de uxi amarelo.

Devido às suas propriedades desintoxicantes e depurativas, podem ajudar no alívio dos sintomas da cirrose.

Para os casos em que a cirrose não foi causada pelo excesso de álcool, chamada cirrose hepática não-alcoólica, pode ser recomendado o uso de suplementos de zinco e vitamina E, pois eles têm uma ação anti-inflamatória.

4. Hemodiálise

A hemodiálise é indicada para pessoas que sofreram alguma lesão nos rins provocada pelas complicações da cirrose hepática, como aumento das toxinas no corpo.

Assim, o fígado não consegue absorver e eliminar essas substâncias, assim como pelo aumento da pressão arterial ou pela pouca circulação de sangue nos rins.

Como prevenir a cirrose hepática?

A melhor maneira de prevenir a cirrose hepática é adotar um estilo de vida mais saudável, evitando exagero de bebidas alcoólicas, dieta muito calórica e a automedicação. 

Outro fator de proteção é se proteger dos vírus das hepatites, sobretudo o tipo B para o qual existe vacina.

Outra forma de prevenir essa patologia é sempre utilizar preservativo nas relações sexuais e utilizar seringas descartáveis para evitar a contaminação pelos vírus das hepatites B e C. 

O que acontece quando a pessoa tem cirrose hepática?

A cirrose hepática é uma condição na qual as células saudáveis do fígado são substituídas por cicatrizes, resultando em um funcionamento prejudicado. Isso pode levar a uma série de complicações, como, por exemplo: 

  • Insuficiência hepática — o fígado fica incapaz de funcionar adequadamente; 
  • Ascite — acúmulo de líquido na cavidade abdominal;
  • Varizes esofágicas — veias dilatadas no esôfago, que podem se romper e ocasionar hemorragias;
  • Encefalopatia hepática — um distúrbio cerebral que ocorre quando o fígado não é capaz de remover substâncias tóxicas da circulação sanguínea;
  • Icterícia — amarelamento da pele e dos olhos devido ao acúmulo de bilirrubina no sangue; 
  • Prurido — coceira intensa no tecido da pele; 
  • Infecções recorrentes — a cirrose pode enfraquecer o sistema imunológico, tornando a pessoa mais suscetível a possíveis infecções. 

Se não tratada, a doença pode levar à insuficiência hepática e, eventualmente, à morte. O tratamento pode incluir medicações, mudanças na dieta e, em alguns casos, transplante de fígado.

Qual a relação entre planos de saúde e cirrose hepática?

Os planos de saúde podem cobrir tratamentos relacionados à cirrose hepática, como internações hospitalares, exames laboratoriais, consultas médicas e cirurgias, graças ao rol de procedimentos da ANS

No entanto, a cobertura pode variar conforme a categoria de plano contratada e as condições específicas de cada paciente. Para isso, a Compare recomenda que você faça uma cotação online.

É importante que o paciente verifique quais são as coberturas oferecidas pelo seu plano de saúde e quais são as suas necessidades em relação ao tratamento da cirrose hepática.

Agora que você já sabe qual a importância dos planos de saúde no tratamento da doença, por que não contratar o seu com até 40% de desconto no 1º mês? Aproveite as condições especiais da Compare!

Conheça a Compare

Contrate ou troque seu convênio médico com a Compare, a comercializadora de planos de saúde mais bem avaliada de todo o Google, além de ser também, orgulhosamente, a corretora recordista em crescimento no setor. 

Ao contratar conosco, você poderá usufruir de uma extensa rede de benefícios exclusivos, além de descontos em todos os nossos seguros saúde comercializados. 

Fale agora mesmo com um dos nossos especialistas via WhatsApp e garanta o seu desconto especial, além de uma super consultoria personalizada!

Conclusão

Gostou deste conteúdo completo e explicativo? Esperamos muito que sim e, caso tenha gostado, não deixe de compartilhá-lo com amigos e familiares que também possam se beneficiar dele!

Aproveite e dê uma passada no Blog da Compare, onde você encontrará artigos semelhantes a este, além de dicas de saúde e bem-estar, notícias pertinentes, atualizações e mais!

Compare, contrate e economize!

Promoções mensais com até 40% de desconto

Fale agora com um especialista em plano de saúde

Clique e consulte os preços do seu novo plano de saúde

Faça agora mesmo uma cotação personalizada com um de nossos especialistas em planos de saúde e confira as melhores opções para você. É mais rápido, seguro, gratuito e totalmente online!

Compartilhar:

WhatsApp
Telegram
Email
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras postagens

Dentes molares

Precisa fazer a correção de septo, mas não sabe se seu plano de saúde cobre septoplastia e nem como o procedimento acontece? Fique tranquilo, a Compare Seguros preparou este conteúdo com o objetivo de sanar suas dúvidas principalmente com relação ao principal questionamento, afinal plano de saúde cobre septoplastia?

Saiba mais »

Dente de leite

Precisa fazer a correção de septo, mas não sabe se seu plano de saúde cobre septoplastia e nem como o procedimento acontece? Fique tranquilo, a Compare Seguros preparou este conteúdo com o objetivo de sanar suas dúvidas principalmente com relação ao principal questionamento, afinal plano de saúde cobre septoplastia?

Saiba mais »

Dente do siso

Precisa fazer a correção de septo, mas não sabe se seu plano de saúde cobre septoplastia e nem como o procedimento acontece? Fique tranquilo, a Compare Seguros preparou este conteúdo com o objetivo de sanar suas dúvidas principalmente com relação ao principal questionamento, afinal plano de saúde cobre septoplastia?

Saiba mais »

Encontrou o que precisava?

Descubra agora mesmo o plano de saúde ideal para você, sua família ou empresa!

Faça uma cotação personalizada e encontre a melhor opção com cobertura ampla, preços acessíveis e benefícios exclusivos.

Cotação Personalizada

Cote agora mesmo e garanta o seu Desconto!