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A carta de permanência é um documento que pode ser solicitado pela operadora para saber quanto tempo de permanência você tem no plano

Você já ouviu falar na carta de permanência Hapvida e para que ela serve? Não se preocupe. Neste post, iremos explicar sobre este documento o porque ele é importante para quando você desejar mudar de plano de saúde e reduzir carências.

Saiba como funciona as carências nos planos de saúde e como solicitar com a carta de permanência Hapvida. Veja também como é possível realizar a migração do seu plano de saúde para outro de sua preferência utilizando a carta de permanência Hapvida.

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O que é a Carta de Permanência Hapvida?

Carta de Permanência Hapvida

Primeiro, você já se perguntou quanto tempo tem de permanência no seu plano de saúde Hapvida? Suponhamos que você é beneficiário dela já faz um tempo, mas não sabe exatamente quanto, com a carta de permanência Hapvida, você consegue saber isso.

A carta de permanência Hapvida é um documento importante que é fornecido diretamente pela operadora do seu plano de saúde. Nela, constam informações necessárias sobre o beneficiário e sobre o seu plano de saúde contratado, bem como, nome do cliente, endereço, tipo de acomodação contratada e o plano, data de entrada e saída do plano. 

Qual a importância dessas informações? Bem, é justamente para saber o período em que o beneficiário esteve ou está ativo desde a contratação do plano de saúde Hapvida, por isso, na hora de contratar o seu plano, as informações precisam estar claras e serem verdadeiras. 

Se o beneficiário desejar cancelar o plano de saúde Hapvida, ela pode servir como um comprovante para provar à outra operadora que ele queira contratar, o tempo de permanência no plano de saúde atual, ou até mesmo caso ele queira somente cancelar o plano, sem mesmo querer contratar outro.

A carta de permanência Hapvida pode também servir como um comprovante de fidelidade entre o beneficiário e a operadora atual, garantindo a ele, reduções de carências futuras que podem vir a ser inseridas no plano de saúde.

Saiba como solicitar a carta de permanência Hapvida

  1. Consulte o seu plano, origem e verifique quais planos são similares ao atual;
  2. Após a escolha do plano desejado, dirija-se até à seguradora com a documentação exigida por ela;
  3. Fique no aguardo da seguradora, respeitando o prazo de até 10 dias para análise da solicitação. Caso a seguradora não entre em contato no prazo estimado, considere que a solicitação tenha sido aprovada, em caso de dúvidas, entre em contato.

O segurado tem até 5 dias para o cancelamento do plano anterior após a aprovação do novo, caso seja descumprido, a nova operadora tem o direito de exigir o cumprimento das carências reduzidas no novo plano.

Lembrando que, caso a beneficiária tenha um plano ambulatorial e queira mudar para um hospitalar com obstetrícia, deverá cumprir as carências para parto. Veja como funciona um plano de saúde hospitalar.

O que é carência?

O que é carência?

Claro que você já deve ter ouvido falar sobre as carências antes de contratar o seu plano de saúde, pois, você precisou esperar aquele período para começar a usufruir do plano, não é isso mesmo? Como marcar uma consulta, um exame, realizar uma terapia, etc.

Pois bem, a carência é exatamente isso, o tempo de espera que o beneficiário tem de aguardar para que comece a realizar exames, consultas, ou até mesmo outros procedimentos, no entanto, em caso de urgência e emergência, como são atendimentos importantes, o período é somente de 24h contados a partir da data de contratação.

Quais são essas carências? Aqui vejamos como funciona:

  • 24 horas: Urgência e emergência;
  • 30 dias: Consultas ou exames simples; 
  • 180 dias: Exames, terapias, cirurgias geral e internações clínicas, hemodiálise e diálise peritoneal, radioterapia, quimioterapia e transplantes;
  • 300 dias: Parto (exceto em caso de parto prematuro ou alguma ocorrência grave que prejudique a gestação);
  • 720 dias: Lesões e doenças pré-existentes.

Suponhamos que você contratou seu plano de saúde hoje e passada às 24h, ocorreu um pequeno acidente com você, devendo você, ter um atendimento médico de urgência, a partir disso, você já consegue usar uma rede credenciada do seu plano de saúde e ela não poderá negar atendimento em momento algum neste caso!

Geralmente, essas carências ocorrem de modo padrão, em algumas operadoras, o prazo de algumas carências acabam mudando um período e outro, mas o prazo de 24h para emergências é obrigatório para todas as operadoras.

Entretanto, você pode se deparar com carências para outros procedimentos que possuem um tempo menor do que o previsto pela ANS, mas nunca devendo ultrapassá-lo.

Quando solicitar a carta de permanência?

Quando solicitar a carta de permanência

A carta de permanência Hapvida pode e deve ser solicitada quando o associado quiser migrar de um plano para um novo, com ela, poderá reduzir as carências ou até o mesmo cancelar o plano de saúde. Todavia, para que a portabilidade seja efetivada, você usará a carta de permanência Hapvida e terá de contratar um novo planos seguindo o Guia de Planos da ANS. 

O documento serve para planos de saúde individuais, familiares ou coletivos empresariais. A carta de permanência Hapvida deve ser solicitada somente pelo titular do plano. Não pode ser solicitada por qualquer outra pessoa, pois se isso acontecer, a operadora não realizará a solicitação.

Em caso de cancelamento do plano, a carta de permanência Hapvida, pode ser solicitada quando o beneficiário não estiver mais satisfeito com o plano de saúde Hapvida, seja por um atendimento, reajuste do plano de saúde excessivo ou por qualquer outro motivo.

O que é portabilidade?

A portabilidade, é quando você deseja mudar do seu plano atual para um novo, sem precisar cumprir novas carências. Você terá cobertura total do que está prescrito ao novo plano de saúde contratado, seja para a Hapvida ou para outro convênio médico.

De acordo com a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), o plano atual teria de ser contratado após 1º de janeiro de 1999 ou ter sido adaptado à Lei dos Planos de Saúde (Lei nº 9.656/98). Para ampliamento das coberturas, é preciso respeitar o rol de procedimentos e não será necessário cumprir as novas carências.

A portabilidade será realizada somente se o plano estiver ativo, isto é, o plano não pode estar cancelado, e as mensalidades não podem estar em aberto, precisam estar em dia. Além disso, as carências precisam estar cumpridas, por isso, é importante manter as parcelas pagas de acordo com cada mês.

Para quem irá realizar a 1ª portabilidade, o associado precisa estar ativo há 2 anos no plano atual ou 3 anos caso tenha cumprido a Cobertura Parcial Temporária (CPT) para lesões ou doenças preexistentes.

Para quem irá realizar a 2ª portabilidade, o associado precisa permanecer 1 ano no plano, após ter feito a 1ª portabilidade, ou 2 anos caso tenha realizado a portabilidade para seu plano atual com coberturas não previstas no convênio médico anterior.

Cancelamento do plano pela empresa

cancelamento do plano pela empresa

Você pode solicitar a carta de permanência Hapvida se a empresa cancelou o seu plano de saúde. 

Caso sua empresa tenha cancelado o seu plano de saúde, você pode solicitar a carta de permanência para migrar para outro plano de saúde, sem que tenha que cumprir a compatibilidade de preços, mesmo que a mudança seja feita por um plano coletivo ou individual.

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