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Como cancelar o plano de saúde Ativia

Carta de permanência Ativia: solicite junto a operadora

Você pretende trocar de plano e a operadora te pediu a carta de permanência Ativia mas você não sabe para que ela serve e nem como solicitá-la? 

 

Não tem problema,  você está lendo o conteúdo certo, nós da Compare vamos te explicar tudo o que você precisa saber sobre este documento chamado carta de permanência Ativia. 

 

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Como cancelar o plano de saúde Ativia

O que é a carta de permanência Ativia?

A carta de permanência Ativia, serve justamente para que a nova operadora conheça mais sobre você e saiba quanto tempo você permaneceu no plano de saúde anterior antes de realizar a migração.

Além de também conter informações sobre o tipo de plano que você tinha, qual a abrangência, as coberturas, o tipo de acomodação, modalidade (empresarial ou individual/familiar), endereço, preço, etc.

Com a carta de permanência Ativia, o beneficiário poderá estar seguro de redução de carências, ou seja, não terá que esperar prazos longos para usar a cobertura do seu novo plano.

O mais importante é que a carta de permanência Ativia além de servir como um comprovante de fidelidade, também serve para o beneficiário que desejar ir para um plano de saúde ou simplesmente cancelar o atual. 

Aprenda como solicitar o documento

Agora que você já sabe como funciona o documento carta de permanência, vamos te mostrar um passo a passo para que você possa solicitá-la quando precisar. Acompanhe a seguir como é feito o procedimento por telefone

É necessário ter em mãos os seus documentos pessoais como CNH/RG e CPF ou se você for pessoa jurídica será necessário ter em mãos o CNPJ da sua empresa. 

Entre em contato com a Ativia através do número: 0800 7727 888 ou pelo site da Ativia e realize a solicitação da carta de permanência Ativia. 

No caso do site você deve preencher o formulário com os dados solicitados e na aba departamento selecione a opção Ouvidoria. No campo de mensagem, solicite a sua carta de permanência Ativia e aguarde o contato da operadora. 

Quando solicitar a carta de permanência Ativia? 

Saiba que a carta de permanência Ativia é solicitada quando o beneficiário deseja mudar de plano de saúde, já que o documento possibilita a redução de carências em um novo contrato. 

Para ter essa redução é necessário que o beneficiário faça a solicitação do documento antes de iniciar o processo de migração. Saiba que quem já efetuou o cancelamento do plano Ativia, pode solicitar o documento. 

Em alguns casos, como na migração de plano, é obrigatório a apresentação da carta de permanência Ativia, mas caso você não queira reduzir carências, o que é desvantajoso, não é necessário apresentar o documento.

Descubra o que é portabilidade e migração

A migração e a portabilidade geram algumas dúvidas e muitas pessoas confundem os procedimentos. 

Mas saiba que mesmo os dois sendo meios de trocar de plano de saúde eles possuem suas diferenças, que vamos explicar a seguir para que você não fique com nenhuma dúvida. 

A carta de permanência Ativia, também é utilizada em casos de portabilidade, onde a troca de plano pode ser feita dentro de uma mesma operadora ou para outra, porém respeitando algumas regras da ANS.

No caso da migração, o beneficiário estará trocando não só de plano, mas de operadora, e nesse caso é um pouquinho mais fácil já que as regras variam de acordo com cada operadora e costumam ser menos burocráticas.

Porém, tanto para casos de migração ou para casos de portabilidade, tenha em mãos junto com a sua documentação pessoal a carta de permanência Ativia, é indispensável tanto quanto seus documentos pessoais.

Saiba as condições para fazer migração de plano

Como já mencionamos, em casos de migração, o titular do plano faz a solicitação da carta de permanência Ativia e depois realiza toda negociação de redução de carência com a nova operadora do plano de saúde.

O ponto chave desse processo é que para realizá-lo é preciso escolher um plano congênere, ou seja, que tenha coberturas compatíveis com o seu convênio médico atual. 

Com esse processo, ao apresentar a carta de permanência Ativia, o consumidor consegue reduzir carências para consultas médicas, exames, tratamentos ambulatoriais e hospitalares, internações e até mesmo cirurgias. 

Entenda o que é CPT

Basicamente a Cobertura Parcial Temporária é o período de tempo em que a operadora não cobrirá atendimento relacionado a suas doenças preexistentes.

Saiba que você não terá assistência médica imediata se possuir alguma doença ou lesão preexistente antes da celebração do contrato, terá que cumprir o prazo de 24 meses de espera. 

Esse fator é importante, então antes de contratar um plano é necessário se atentar ao fato de que sua operadora pode não cobrir atendimentos relacionados à doenças ou lesões preexistentes.

Mas atenção, esse critério vale para doenças e lesões preexistentes que você tiver ciência e informar à operadora na hora de assinar o contrato.

Como saber se já cumpri as carências contratuais?

Quando você solicita sua carta de permanência Ativia porque deseja fazer uma migração a nova operadora pode reduzir suas carências, desde que você já tenha cumprido corretamente as carências no plano atual. 

Verifique se já cumpriu os períodos de carência de forma correta e esteja em dia com a operadora, ou seja, sem nenhuma inadimplência.

Dessa forma, ao apresentar a carta de permanência Ativia, a nova operadora pode reduzir as carências no seu plano novo. Veja abaixo quais são os prazos de carência da operadora Ativia:

 

  • Urgência e Emergência – 24 horas
  • Consultas – 24 horas
  • Exames Simples – 24 horas
  • Exames Especiais – 180 dias
  • Cirurgias, Internação e UTI – 180 dias
  • Parto a termo – 300 dias
  • Doenças e lesões preexistentes – 720 dias

 

De toda forma, também é possível consultar os prazos conversando com a operadora ou checando o contrato do plano.

Como faço para mudar de plano?

Viu como é fácil solicitar a carta de permanência Ativia? Mas se você não conseguiu realizar o procedimento ou tem dúvidas sobre o documento, pode entrar em contato com a Compare, estamos aqui para te ajudar! 

Você também pode enviar uma mensagem de texto para o nosso WhatsApp (11) 91935-4410 e receber ofertas de planos de saúde com 30% de desconto na 1ª mensalidade. 

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