Carta de permanência Ativia: solicite junto a operadora
Você pretende trocar de plano e a operadora te pediu a carta de permanência Ativia mas você não sabe para que ela serve e nem como solicitá-la?
Não tem problema, você está lendo o conteúdo certo, nós da Compare vamos te explicar tudo o que você precisa saber sobre este documento chamado carta de permanência Ativia.
Acompanhe este conteúdo e ainda ganhe 30% de desconto na 1ª mensalidade caso você queira contratar um novo plano.
O que é a carta de permanência Ativia?
A carta de permanência Ativia, serve justamente para que a nova operadora conheça mais sobre você e saiba quanto tempo você permaneceu no plano de saúde anterior antes de realizar a migração.
Além de também conter informações sobre o tipo de plano que você tinha, qual a abrangência, as coberturas, o tipo de acomodação, modalidade (empresarial ou individual/familiar), endereço, preço, etc.
Com a carta de permanência Ativia, o beneficiário poderá estar seguro de redução de carências, ou seja, não terá que esperar prazos longos para usar a cobertura do seu novo plano.
O mais importante é que a carta de permanência Ativia além de servir como um comprovante de fidelidade, também serve para o beneficiário que desejar ir para um plano de saúde ou simplesmente cancelar o atual.
Aprenda como solicitar o documento
Agora que você já sabe como funciona o documento carta de permanência, vamos te mostrar um passo a passo para que você possa solicitá-la quando precisar. Acompanhe a seguir como é feito o procedimento por telefone:
É necessário ter em mãos os seus documentos pessoais como CNH/RG e CPF ou se você for pessoa jurídica será necessário ter em mãos o CNPJ da sua empresa.
Entre em contato com a Ativia através do número: 0800 7727 888 ou pelo site da Ativia e realize a solicitação da carta de permanência Ativia.
No caso do site você deve preencher o formulário com os dados solicitados e na aba departamento selecione a opção Ouvidoria. No campo de mensagem, solicite a sua carta de permanência Ativia e aguarde o contato da operadora.
Quando solicitar a carta de permanência Ativia?
Saiba que a carta de permanência Ativia é solicitada quando o beneficiário deseja mudar de plano de saúde, já que o documento possibilita a redução de carências em um novo contrato.
Para ter essa redução é necessário que o beneficiário faça a solicitação do documento antes de iniciar o processo de migração. Saiba que quem já efetuou o cancelamento do plano Ativia, pode solicitar o documento.
Em alguns casos, como na migração de plano, é obrigatório a apresentação da carta de permanência Ativia, mas caso você não queira reduzir carências, o que é desvantajoso, não é necessário apresentar o documento.
Descubra o que é portabilidade e migração
A migração e a portabilidade geram algumas dúvidas e muitas pessoas confundem os procedimentos.
Mas saiba que mesmo os dois sendo meios de trocar de plano de saúde eles possuem suas diferenças, que vamos explicar a seguir para que você não fique com nenhuma dúvida.
A carta de permanência Ativia, também é utilizada em casos de portabilidade, onde a troca de plano pode ser feita dentro de uma mesma operadora ou para outra, porém respeitando algumas regras da ANS.
No caso da migração, o beneficiário estará trocando não só de plano, mas de operadora, e nesse caso é um pouquinho mais fácil já que as regras variam de acordo com cada operadora e costumam ser menos burocráticas.
Porém, tanto para casos de migração ou para casos de portabilidade, tenha em mãos junto com a sua documentação pessoal a carta de permanência Ativia, é indispensável tanto quanto seus documentos pessoais.
Saiba as condições para fazer migração de plano
Como já mencionamos, em casos de migração, o titular do plano faz a solicitação da carta de permanência Ativia e depois realiza toda negociação de redução de carência com a nova operadora do plano de saúde.
O ponto chave desse processo é que para realizá-lo é preciso escolher um plano congênere, ou seja, que tenha coberturas compatíveis com o seu convênio médico atual.
Com esse processo, ao apresentar a carta de permanência Ativia, o consumidor consegue reduzir carências para consultas médicas, exames, tratamentos ambulatoriais e hospitalares, internações e até mesmo cirurgias.
Entenda o que é CPT
Basicamente a Cobertura Parcial Temporária é o período de tempo em que a operadora não cobrirá atendimento relacionado a suas doenças preexistentes.
Saiba que você não terá assistência médica imediata se possuir alguma doença ou lesão preexistente antes da celebração do contrato, terá que cumprir o prazo de 24 meses de espera.
Esse fator é importante, então antes de contratar um plano é necessário se atentar ao fato de que sua operadora pode não cobrir atendimentos relacionados à doenças ou lesões preexistentes.
Mas atenção, esse critério vale para doenças e lesões preexistentes que você tiver ciência e informar à operadora na hora de assinar o contrato.
Como saber se já cumpri as carências contratuais?
Quando você solicita sua carta de permanência Ativia porque deseja fazer uma migração a nova operadora pode reduzir suas carências, desde que você já tenha cumprido corretamente as carências no plano atual.
Verifique se já cumpriu os períodos de carência de forma correta e esteja em dia com a operadora, ou seja, sem nenhuma inadimplência.
Dessa forma, ao apresentar a carta de permanência Ativia, a nova operadora pode reduzir as carências no seu plano novo. Veja abaixo quais são os prazos de carência da operadora Ativia:
- Urgência e Emergência – 24 horas
- Consultas – 24 horas
- Exames Simples – 24 horas
- Exames Especiais – 180 dias
- Cirurgias, Internação e UTI – 180 dias
- Parto a termo – 300 dias
- Doenças e lesões preexistentes – 720 dias
De toda forma, também é possível consultar os prazos conversando com a operadora ou checando o contrato do plano.
Como faço para mudar de plano?
Viu como é fácil solicitar a carta de permanência Ativia? Mas se você não conseguiu realizar o procedimento ou tem dúvidas sobre o documento, pode entrar em contato com a Compare, estamos aqui para te ajudar!
Você também pode enviar uma mensagem de texto para o nosso WhatsApp (11) 91935-4410 e receber ofertas de planos de saúde com 30% de desconto na 1ª mensalidade.
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