ANS lança cartilha sobre mediação de conflitos
Entenda como a iniciativa pode auxiliar na resolução de conflitos de saúde, promovendo mais transparência aos usuários
A ANS lançou uma cartilha sobre mediação de conflitos entre beneficiários e operadoras de planos de saúde. A iniciativa tem como objetivo auxiliar os consumidores a resolver eventuais problemas de forma rápida e eficiente.
A cartilha traz informações sobre o que é mediação, seus princípios e etapas, além de orientações sobre como solicitar esse serviço junto à Agência Nacional de Saúde Suplementar.
Através da ferramenta Notificação de Intermediação Preliminar (NIP), a ANS estabelece a conexão automática entre os beneficiários que apresentam queixas em seus canais de atendimento.
“A NIP é um instrumento importante para os consumidores de planos de saúde. A intenção da ANS com a cartilha é informar o cliente sobre seus direitos”, finaliza Eliane Medeiros, diretora de fiscalização da ANS.
Graças à rapidez da abordagem, a agência tem conseguido solucionar mais de 90% das demandas sem a necessidade de abertura de processos administrativos sancionadores.
Após receber a notificação NIP, as operadoras têm um prazo de até cinco dias úteis para resolver as questões relacionadas à cobertura assistencial e dez dias úteis para as demandas não assistenciais.
Também são apresentados exemplos de conflitos que podem ser mediados, como negativas de cobertura, reajustes abusivos e as demoras no atendimento.
A cartilha está disponível para download gratuito no site da ANS e pode ser acessada por qualquer pessoa que tenha interesse em conhecer mais sobre a mediação de conflitos.
A agência também oferece atendimento presencial em suas unidades espalhadas pelo país, além de um canal de atendimento para esclarecimento de dúvidas.
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