Zika vírus: sintomas, prevenção e causas
Com certeza você já ouviu falar sobre o Zika Vírus, em um período não muito distante, especificamente em 2016, os brasileiros sofreram com o surto da doença no país.
Neste conteúdo completo, explicativo e didático, você terá acesso às principais informações acerca desse vírus, como seus principais sintomas, prevenção, tratamento e mais!
Contrate um plano de saúde com a Compare e garanta até 40% de desconto no seu 1º mês. Aproveite essa oferta exclusiva!
O que é o Zika vírus?
O paciente infectado pelo Zika Vírus sofre, inicialmente, com uma febre aguda, porém, os sintomas dessa doença podem ir muito além.
Ainda não existe um tratamento específico para a doença, que costuma ser eliminada em 10 dias após a aparição dos primeiros sintomas. Na maior parte dos casos não é necessário internação.
Em relação às vítimas fatais, a doença apresenta um número muito baixo de mortes no Brasil, especialmente quando comparado com os números da dengue, que somente no primeiro trimestre de 2020 ocasionou 77 mortes.
Mas não se engane, o Zika vírus não é uma patologia simples e pode trazer sérios riscos para a saúde, especialmente para as gestantes.
Veja a seguir mais informações sobre o vírus, quais são os sintomas, possíveis complicações, tratamentos e prevenção.
Principais sintomas do Zika vírus
Até determinado ponto, os sintomas do Zika Vírus são muito similares aos da dengue, porém, não tão agressivos quanto.
Eles costumam se manifestar dentro de um período de 3 a 10 dias após a picada do mosquito Aedes aegypti, mas felizmente são poucas pessoas que sofrem com os sinais do Zika Vírus. Veja a lista com os sintomas:
- Coceira na pele;
- Conjuntivite (em 50% a 90% dos casos);
- Dor de cabeça;
- Dores musculares;
- Dores nas articulações;
- Febre moderada (abaixo de 38º C);
- Inchaço nas articulações;
- Manchas avermelhadas na pele.
Como já mencionado anteriormente, os sintomas do Zika vírus costumam desaparecer em 10 dias, mas é necessário fazer o acompanhamento médico para evitar riscos de complicações sérias.
Em situações muito raras, a doença pode causar manifestações neurológicas.
Outros sintomas, que também são raros, mas podem se manifestar em pacientes infectados pelo Zika vírus, são: dor abdominal forte, diarreia, constipação intestinal, úlceras na mucosa oral e fotofobia.
Transmissão da doença e o Zika vírus na gestação
Segundo o Hospital Israelita Albert Einstein, a transmissão do Zika Vírus ocorre, principalmente, devido à picada do mosquito Aedes aegypti, o mesmo transmissor e hospedeiro da dengue e da chikungunya.
Porém, a transmissão também pode acontecer por relações sexuais, de mãe para filho na gestação, e ainda há uma possibilidade de transmissão transfusional.
O tipo de transmissão mais perigosa é aquela que ocorre ainda na gestação, pois oferece grandes riscos para saúde do feto. O Zika vírus na gestação pode ocasionar na malformação do bebê e doenças neurológicas.
Uma das complicações mais comuns entre os bebês infectados com o Zika Vírus é a microcefalia, que é uma malformação congênita rara em que o cérebro não se desenvolve adequadamente.
Essa malformação está diretamente ligada com o atraso no desenvolvimento neurológico, resultando em uma série de dificuldades de aprendizado para a criança, mesmo que com o passar dos anos.
Tratamento para o Zika vírus
Assim como no caso da dengue, ainda não existe um tratamento específico para pacientes com Zika Vírus, mas devido à baixa letalidade do vírus os sintomas costumam desaparecer com o passar dos dias.
Dessa maneira, os médicos costumam receitar analgésicos e antitérmicos para ajudar a aliviar os sintomas do Zika Vírus, mesmo que não exista uma cura per se.
Além disso, o paciente precisa de bastante repouso e se manter afastado de ambientes com mosquitos, pois caso seja picado, a transmissão da doença irá continuar, já que o mosquito provavelmente irá picar outras pessoas.
Por isso é recomendado o uso de repelentes durante o tratamento e, em alguns casos, utilizar mosquiteiros para dormir, especialmente quando o paciente for residente em locais rurais.
O cuidado deverá ser ainda maior quando houver gestantes em contato próximo com o paciente, afinal, os riscos são ainda maiores para elas.
Como se prevenir contra o Zika Vírus?
O primeiro passo é reforçar a prevenção domiciliar contra o Zika Vírus, que consiste em eliminar todos os focos que podem vir a se tornar criadouros do mosquito Aedes aegypti.
Esse tipo de inseto se reproduz em ambientes que tenham água limpa e parada, por isso, você precisa se atentar aos locais que estejam nessas condições.
Confira abaixo como você pode acabar com a proliferação do mosquito na sua casa:
- Antes de descartar algo no lixo, verifique se ele não está com água parada dentro (Por exemplo, garrafas abertas, potes sem tampa, etc.);
- Armazene garrafas fechadas com a tampa ou viradas de cabeça para baixo, dessa maneira não haverá como acumular água parada;
- Coloque areia nos pratos que ficam embaixo dos seus vasos de plantas, pois só assim a água não ficará parada no prato;
- Escolha uma lixeira com tampa e utilize saco de lixo dentro dela;
- Faça a limpeza da calha da sua casa, visando que nada impeça a passagem da água;
- Mantenha tonéis e barris com água totalmente fechados;
- Não deixe acumular água parada da chuva na sua laje;
- Verifique se a sua caixa d’água está bem tampada.
Outra dica importante para se prevenir contra o Zika Vírus, é telar todas as janelas da sua casa, para evitar que os mosquitos entrem. Também é recomendável utilizar repelente sempre que for sair.
Para que a prevenção contra o Zika vírus seja mais eficaz ainda, conscientize os seus vizinhos. Explique sobre a importância de acabar com os focos de proliferação do mosquito e quais são os riscos da doença.
Qual a diferença entre zika vírus, dengue e chikungunya?
O zika vírus, a dengue e a chikungunya são patologias causadas por vírus transmitidos pelo mosquito Aedes aegypti. A principal distinção entre elas é a natureza dos sintomas que as três doenças causam.
A dengue é caracterizada por febre alta, dor de cabeça, dores musculares e articulares, fadiga e, em casos mais severos e extremos, hemorragias.
A chikungunya também causa febre alta, dores musculares e articulares, porém, ela também é marcada por erupções cutâneas.
Já o zika vírus é comum por ocasionar febre baixa, erupções cutâneas, conjuntivite, dores nas articulações e musculares, além dos sintomas neurológicos, como a síndrome de Guillain-Barré em casos mais raros.
Outra diferença importante é que a dengue pode ser fatal em determinados casos, enquanto a chikungunya e o zika vírus são geralmente menos graves e menos perigosos em relação à mortalidade.
Por quantos dias o Zika vírus fica no corpo?
Geralmente, o Zika vírus fica hospedado no organismo do paciente por entre 7 dias, tendo o desaparecimento dos sintomas primordiais por volta de 3 a uma semana desde a infecção.
Porém, é válido ressaltar que as dores na articulação causadas pelo vírus podem persistir por cerca de um mês e, em casos totalmente raros e extremos, o paciente pode vir a óbito.
Qual a relação entre Zika vírus e planos de saúde?
Planos de saúde e o Zika vírus relacionam-se no fato que o tratamento e prevenção dessa doença, quando feitos única e exclusivamente de forma particular, podem sair muito custosos, e pesar no bolso do paciente.
Exames de detecção, consultas com infectologistas ou neurologistas, compra de medicamentos, entre outras terapias, estão envolvidas na recuperação da doença e, portanto, um convênio médico ajuda a baratear os custos.
Um plano de saúde faz-se ainda mais importante quando o assunto são as gestantes portadoras. Afinal, as complicações causadas na criança podem ser severas, e requererem um tratamento ainda mais extenso e caro.
Portanto, evite dores de cabeça e contrate um convênio hoje mesmo! Faça uma cotação totalmente online e gratuita, e descubra qual é o seguro saúde perfeito para você, sua família ou empresa!
Conheça a Compare
Agora que você já sabe como funciona o vírus e que ele está diretamente vinculada com planos de saúde, contrate ou troque seu convênio com a Compare, a corretora mais bem avaliada de todo o Google.
Ao fazer negócio conosco, você terá direito a uma vasta gama de benefícios exclusivos, além de descontos em todos os outros nossos seguros comercializados.
Veja a seguir quais são os principais diferenciais oferecidos pela corretora que mais cresce no Brasil:
- Consultoria completa em todos os seguros;
- Movimentação Cadastral;
- Acompanhamento de Sinistro;
- Consultoria atual da apólice;
- Entre outros benefícios pensados cuidadosamente para você.
Fale agora mesmo com um dos nossos consultores pelo WhatsApp e garanta, não somente uma assistência médica de qualidade, como um desconto especial de até 50% na sua primeira mensalidade!
Conclusão
Gostou desse conteúdo completo e explicativo? Então compartilhe em suas redes sociais. Conheça o Blog da Compare e tenha acesso a outras matérias com dicas de saúde para você. Fique sempre bem informado!
Aproveite e nos siga no Instagram e no Twitter para nunca mais perder nenhuma das nossas ofertas, além, é claro, das nossas publicações interessantíssimas sobre o universo da saúde suplementar!
Compare, contrate e economize!
Promoções mensais com até 40% de desconto
Fale agora com um especialista em plano de saúde
Faça agora mesmo uma cotação personalizada com um de nossos especialistas em planos de saúde e confira as melhores opções para você. É mais rápido, seguro, gratuito e totalmente online!
