Faça sua cotação 100% via WhatsApp e garanta seu desconto de até 50%

Procedimentos de alta complexidade: O que são?

Os procedimentos de alta complexidade chamam atenção por sua importância e a diferença que tê-los à sua disposição pode fazer na vida de qualquer um.

Nesse conteúdo, você verá exatamente o que são os procedimentos de alta complexidade, as diferenças entre esses e outros tipos de intervenções, como solicitar autorização para realização e muito mais.

Sem mais delongas, confira um guia completo sobre as manobras desta categoria, aproveite e solicite um orçamento, garantindo 40% de desconto.

Garanta o seu Desconto de até 40%
Escolha o tipo do plano
Quanto deseja investir por mês no seu convênio?
Ao continuar, você aceita os Termos e Condições.

O que são os procedimentos de alta complexidade?

De acordo com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), todas as intervenções que exigem tecnologias de alto custo para serem realizados podem ser caracterizados como procedimentos de alta complexidade.

Atendendo a diversos propósitos, entre eles podemos citar exames complementares que buscam promover diagnósticos e tratamentos fundamentais, a fim de manter a saúde e vida do paciente.

Os procedimentos de alta complexidade englobam diversas especialidades, deste modo, podem ser solicitados, deste o pronto-socorro até cirurgias e consultas médicas.

Quais são os principais?

Muitas pessoas ficam em dúvidas de quais procedimentos de alta complexidade mais comuns em um ambiente hospitalar, cinco deles são citados como frequentes pela ANS.

Entre eles, está a Tomografia Computadorizada, Ressonância Magnética, Hemodialise, Quimioterapia e Cateterismo Cardíaco. Sendo assim, os principais procedimentos de alta complexidade são:

Tomografia Computadorizada

Com o objetivo de gerar imagens de alta qualidade dos órgãos internos do paciente, a tomografia computadorizada é um procedimento de alta complexidade que combina múltiplos exames de raio-x.

Existem diversos tipos diferentes de tomografia, todos especializados na apresentação de diversos diagnósticos, como a tomografia do tórax, da coluna, de crânio e a tomografia por contraste.

Esse exame é extremamente útil para diagnosticar males no cérebro, nos pulmões, pode detectar tumores antes mesmo de seu aparecimento real e muito mais.

Ressonância Magnética

A ressonância magnética é um procedimento de alta complexidade conhecido por ser preciso e apresentar grande detalhamento em imagens do corpo humano por meio da mudança de rotação dos prótons dos tecidos.

Esse exame pode ser realizado para o diagnóstico de diversas doenças via contraste, em campo aberto e em várias partes do corpo, como articulações, crânio, pelve, coluna, abdômen e mama.

Dentre os males que podem ser detectados por esse exame estão malformações cerebrais, síndromes de Alzheimer e Parkinson, acidente vascular cerebral, fraturas, tumores em geral, hérnias e outros.

Hemodiálise

Indicada apenas para pacientes com insuficiência renal em estado grave, a hemodiálise se trata de um procedimento de alta complexidade em que um equipamento realiza parte do trabalho de um rim doente.

Ela é executada por uma máquina cujo objetivo é filtrar artificialmente o sangue, que circula através de um rim artificial com membranas semipermeáveis. 

Além disso, possui soluções que encontramos presentes no sangue, como glicose, sais, entre outros. 

Quimioterapia 

Como uma das principais ferramentas de combate a vários tipos de câncer, a quimioterapia é um procedimento de alta complexidade que se baseia na utilização de medicamentos que atacam diretamente as células cancerígenas.

O tratamento pode ser administrado por meio de medicamentos orais, intravenosos (pela veia), intramusculares (pelo músculo), subcutâneos (abaixo da pele), intratecais (pela espinha dorsal) e tópicos (sobre a pele).

Podendo ser realizado em ambulatório e durante a internação, a liberação de início do método terapêutico é efetuada depois da consulta médica e análise dos exames laboratoriais.

Cateterismo Cardíaco

Com o cateterismo cardíaco é possível diagnosticar diversos problemas no coração e, assim, criar tratamentos específicos para os pacientes, sendo assim um exame de diagnóstico extremamente importante na especialidade.

Ele é um procedimento de alta complexidade em que se introduz um cateter nas artérias do braço ou perna do paciente, e com auxílio de contraste e raio-x se pode realizar uma análise da estrutura cardíaca.

Para descobrir que planos de saúde realizam esses e outros procedimentos de alta complexidade, mande uma mensagem para nossos corretores!

Qual a diferença dos procedimentos de baixa, média e alta complexidade?

Dentro da mesma divisão que elegeu alguns como procedimentos de alta complexidade, houve outros que acabaram sendo divididos como aqueles de baixa ou média dificuldade.

É bom pontuar que não existem exames ou diagnósticos de maior importância para a sua saúde. A realização de todos os exames solicitados é sempre muito necessário para o seu bem-estar.

Os exames de baixa complexidade são aqueles com caráter preventivo e equipamentos mais simples, pois tem como foco o cuidado para evitar o desenvolvimento de uma enfermidade.

Por sua vez, já os de média possuem apoio tecnológico e visam aquilo que foi identificado na categoria anterior, focando em diagnóstico e tratamento em hospital ou ambulatório.

Como funciona a solicitação para realizar um PAC?

A realização de qualquer um dos procedimentos de alta complexidade em um plano de saúde deve ter a autorização de um médico que deve avaliar a necessidade do exame.

Também pode ser necessário um laudo médico assinado pelo profissional responsável para a realização de alguns procedimentos de alta complexidade onde o paciente precisa comprovar uma condição através de outros exames.

Além disso, existe outro tipo de parecer, sendo ele um documento assinado pelo radiologista onde os resultados de diagnósticos de imagens são compartilhados.

A operadora do meu convênio pode negar autorização ao procedimento?

As operadoras não podem negar procedimentos de alta complexidade que estejam na cobertura do plano de saúde e após o período de carência, obrigadas a realizá-lo em até 21 dias.

E se não houver especialista disponível?

Caso não haja algum profissional capaz de realizar o procedimento na rede credenciada, o convênio deverá arcar com os custos de um atendimento por fora, ou seja, em outro estabelecimento capacitado.

Se não tiver especialistas disponíveis no município onde o beneficiário buscou assistência, a operadora tem o dever de garantir o suporte em outro local e custear o transporte do mesmo.

Ao ultrapassar o limite de tempo ou desrespeitar qualquer determinação quanto ao apoio e realização a procedimentos de alta complexidade, o beneficiário pode contatar com a ANS ou até mesmo recorrer à justiça.

Qual o período de carência para PAC?

As carências contratuais são períodos impostos pelas operadoras de planos de saúde com limites máximos definidos pela ANS em que um beneficiário não pode utilizar certos serviços médicos.

Desta forma, o responsável por informar quais são os prazos é a prestadora. Para os procedimentos de alta complexidade, o tempo de carência limite é de 180 dias.

Não cumpri o período de carência para realizar o procedimento, como proceder?

Neste caso, não há muito o que o usuário poderá fazer, pois para acessar ao serviço é necessário cumpri-lo, porém, em alguns quadros médicos, ele é exinguido. 

As carências contratuais dos procedimentos de alta complexidade são diminuídas imediatamente para 24 horas caso se enquadre em atendimento de urgência e/ou emergência.

Ou seja, se o beneficiário do plano necessitar realizá-lo sob essas circunstâncias que podem afetar seu bem-estar e saúde, ele possuíra por lei o suporte completo.

Qual a função da ANS no que se refere aos procedimentos médicos complexos?

A Agência Nacional de Saúde Suplementar se apresenta como responsável pelos planos de saúde no Brasil, agindo como reguladora vinculada diretamente ao Ministério da Saúde.

Tendo como meta principal desenvolver o suporte completo no país, a ANS se tornou referência em democratização do interesse público na área privatizada. 

Levando isso em conta, se pode deduzir que a ANS tem como obrigação classificar os procedimentos médicos de alta complexidade e assegurar que pessoas de todos os estados tenham acesso a ele.

Como escolher o convênio certo? Saiba quem é a Compare!

Os procedimentos de alta complexidade podem ser feitos por meio da saúde pública, mas os beneficiários de um plano de saúde podem acelerar muito o processo para a realização de qualquer um deles.

Com um revolucionário modelo de consultoria 360.º em que acompanhamos nosso cliente antes, durante e após a contratação de um plano de saúde para garantir seu bem-estar, a Compare se apresenta como a melhor opção.

Contrate conosco agora e ganhe descontos exclusivos de até 50% de desconto na primeira mensalidade de qualquer plano de saúde!

3 tipos de segmentação em um plano médico

Na hora de contratar um plano de saúde, é essencial ter suas necessidades bem definidas, assim podendo evitar pagar mais caro por algo que você nem ao menos usaria.

As segmentações são os diferentes tipos de assistência que um beneficiário pode receber, dando liberdade para que ele defina suas prioridades com mais facilidade.

Por isso, separamos aqui um pequeno guia com as 3 mais conhecidas que irá te ajudar a escolher a segmentação de seu convênio médico da forma mais prática possível.

1. Ambulatorial

Planos de saúde ambulatoriais são extremamente econômicos, pois possuem atendimento limitado e mais básico, atendendo apenas a procedimentos realizados em clínicas ou ambulatórios.

Essa segmentação não cobre procedimentos de alta complexidade e internações, mas ainda atende exames e terapias, recomendado para quem preza pela prevenção dos problemas mais sérios.

2. Hospitalar

Já os convênios hospitalares são econômicos por razões contrárias, possuindo apenas o atendimento em hospitais e não em ambulatórios e clínicas médicas.

O atendimento nesta categoria cobre procedimentos de alta complexidade, bem como consultas, internações e anestesias, indicado para quem precisa de maior suporte.

3. Ambulatorial e Hospitalar Com Obstetrícia

Agora você quer uma segmentação completa de verdade, o ideal é a contratação de um plano ambulatorial e hospitalar com obstetrícia, que pode garantir a suporte em ambos ambientes.

Dispondo de diversos tratamentos que vão de exames simples a procedimentos de alta complexidade e até mesmo partos, essa cobertura pode ser indicada para qualquer um que queria segurança para sua vida.

Se você se interessou por alguma dessas segmentações ou quer saber mais sobre as outras opções existentes, entre em contato com o time da Compare e receba até 40% de desconto no 1.º mês de qualquer convênio.

Dúvidas frequentes sobre procedimentos de alta complexidade (guia rápido)

Para finalizar esse conteúdo da forma mais completa possível, separamos aqui algumas das perguntas mais feitas sobre os procedimentos de alta complexidade.

Todos os procedimentos de alta complexidade podem ser atendidos por convênios médicos?

Todos os procedimentos de alta complexidade devem ser cobertos por um plano de saúde estando ou não no rol da ANS por conta do PL nº 2033/2022 desde que atenda uma série de requerimentos.

Esses requisitos são: o tratamento deve ter eficácia comprovada cientificamente e ser recomendado por pelo menos um órgão tecnológico de saúde internacionalmente renomado.

Como consultar os procedimentos do rol da ANS?

O rol pode ser facilmente checado por meio de uma ferramenta no site da ANS ou um PDF com a lista completa de todos os procedimentos de alta complexidade, também disponibilizado pela agência.

Além disso, possuímos um conteúdo completo sobre o mesmo em nosso Blog de saúde. 

Como solicitar autorização ao plano para realizar um procedimento de alta complexidade?

A autorização prévia serve como reguladora da realização de procedimentos de alta complexidade. É obrigatória, pois indica que o paciente está apto e que se faz necessário para o beneficiário.

A solicitação passa por diversas etapas que podem variar entre diferentes operadoras de planos de saúde, então o indicado é entrar em contato direto com sua prestadora para mais informações.

Sabia que a Compare tem como um de seus benefícios a mediação entre clientes e seguradoras? Cote conosco e receba detalhes sobre os procedimentos de alta complexidade do seu suporte escolhido!

Conclusão

Os procedimentos de alta complexidade são um direito garantido para todos que necessitarem dos mesmos, sejam os pacientes beneficiários de planos de saúde ou usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Por serem de extrema importância, é ideal que não te reste nenhuma dúvida sobre esse suporte, por isso, a equipe da Compare se coloca à disposição para conversar com você caso tenha restado qualquer questionamento.

Além disso, não deixe de checar as outras matérias do nosso Blog e garantir seu desconto especial de até 50% na primeira mensalidade de qualquer plano, garantindo cobertura para procedimentos de alta complexidade.

Compare, contrate e economize!

Faça agora mesmo uma cotação personalizada com um de nossos especialistas em planos de saúde e confira as melhores opções para você. É mais rápido, seguro, gratuito e totalmente online!

Compartilhar:

WhatsApp
Telegram
Email
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras postagens