Plano de saúde cobre DIU?
O DIU é uma alternativa contraceptiva muito eficiente, e saber se plano de saúde cobre DIU é uma das questões mais recorrentes entre usuários de convênios de saúde.
Muitas mulheres fazem uso de algum método contraceptivo, dentre eles, a famosa pílula anticoncepcional, que é composta por uma alta dosagem de hormônios que inibem a ovulação, mas que causam muitos efeitos colaterais.
O DIU é um método que causa poucos sintomas quando comparado a pílula, mais acessível e duradouro. Confira abaixo se plano de saúde cobre DIU.
Entenda o que é DIU
O Dispositivo Intra-Uterino é um método contraceptivo que apresenta 99% de eficácia. É uma alternativa ao uso da pílula anticoncepcional, que pode gerar alguns sintomas como o aumento de peso e alterações de humor.
Cada vez mais mulheres têm parado de fazer uso da pílula e vão à procura de métodos anticoncepcionais menos nocivos para a saúde. O DIU (Dispositivo Intra Uterino) é um deles.
Atualmente no mercado existem três tipos de DIU: o DIU de cobre ou prata, com 99,2% de eficácia, e o DIU hormonal à base de progesterona com 99,4% de eficácia.
Os sintomas que o DIU pode causar são menos agressivos, quando comparados aos sintomas das pílulas e injeções hormonais, como enjoos, alterações no volume menstrual e possíveis cólicas.
Uma grande vantagem desse método, é que nenhum tipo de DIU apresenta risco trombogênico. Apesar de todos os benefícios, será que o plano de saúde cobre DIU? Confira a resposta nos tópicos a seguir.
Tipos de DIU
Como explicamos anteriormente, existem três tipos DIU: o hormonal, conhecido como DIU Mirena, o de cobre e o de prata (os dois últimos não possuem hormônio).
É comum que a inserção seja feita no próprio consultório médico e indolor na maior parte dos casos, porém dependendo do caso algumas mulheres precisam receber anestesia para fazer a colocação do dispositivo.
Antes da colocação, o médico realizará exames para saber se não há problemas que impeçam o procedimento, como útero invertido, câncer de colo uterino e outras complicações.
O DIU de cobre ou prata, por exemplo, pode causar o aumento do fluxo menstrual, o que para mulheres que já apresentam grande fluxo pode não ser um método indicado, buscando não piorar a condição.
Cada um funciona de maneira diferente e não servem para todas as mulheres, por isso é necessária uma avaliação ginecológica para indicar a melhor opção. Confira os tipos de DIU e suas vantagens:
Vantagens do DIU de cobre ou de prata
- Nenhum medicamento altera sua eficácia;
- Baixo custo;
- Pode ser usado por até 10 anos (sem a necessidade de troca);
Vantagens do DIU Mirena (hormonal)
- Protege contra o câncer de endométrio;
- Reduz ou até mesmo suspende a menstruação;
- Benéfico para mulheres que têm endometriose ou que estão na menopausa.
Quem pode usar plano de saúde que cobre DIU?
Qualquer mulher com mais de 15 anos e com uma vida sexual ativa pode colocar o contraceptivo, por isso é tão importante saber se o seu plano de saúde cobre DIU.
O DIU de prata e o Mirena, tem duração de até 5 anos e o DIU de cobre pode durar até 10 anos. Usar por mais tempo que o recomendado faz com que aos poucos ele perca a eficácia contra a gravidez, se tornando mais arriscado.
Qual o melhor período para inserção?
No caso de mulheres que possuem o colo do útero muito estreito, que nunca engravidaram, o profissional pede que seja inserido durante o período menstrual.
O DIU é colocado quando a mulher está no período menstrual, pois o útero está mais dilatado, o que facilita a colocação do dispositivo. Apesar disso, o período deve ser avaliado individualmente de acordo com cada paciente.
Agora que você sabe que plano de saúde cobre DIU, é só decidir junto ao seu médico ginecologista se o uso desse método contraceptivo é adequado para seu estilo de vida e aderir um plano de saúde que cobre DIU.
Contraindicações do DIU
Mulheres com anomalias no útero, infecções ginecológicas, sangramento não identificado, câncer uterino, suspeita de gravidez ou se já estiverem grávidas, não podem colocar o DIU, pois ele pode provocar aborto.
O DIU Mirena por ser hormonal possui algumas desvantagens, como mudanças de humor, diminuição da libido e seu efeito pode ser afetado com o uso de alguns medicamentos.
Dessa forma, mulheres com quadros de depressão, ansiedade, bipolaridade ou outras condições que causam distúrbios de humor não devem fazer uso de DIU hormonal.
No caso do DIU de cobre ou de prata, não é indicado para mulheres com alto volume menstrual ou que sofrem com fortes cólicas, pois pode piorar as condições.
Agora que você conheceu um pouco sobre o DIU e já decidiu se é vantajoso para você, vamos descobrir se o plano de saúde cobre DIU.
Afinal, plano de saúde cobre DIU?
Os convênios médicos são obrigados por lei a cobrir o procedimento da colocação do DIU! Isso porque legalmente os centros de saúde precisam oferecer meios para o planejamento familiar.
A colocação do DIU está incluída no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) pela Resolução Normativa 167 publicada em 10 de janeiro de 2008.
O planejamento familiar é oferecido para qualquer pessoa, homem ou mulher, que deseja ou não ter filhos. Sendo assim, desde 2008 plano de saúde cobre DIU.
Somente há dois anos a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) especificou quais os métodos contraceptivos são garantidos pelos convênios e confirmou que o plano de saúde cobre DIU, laqueadura e vasectomia.
Ou seja, por obrigatoriedade o plano de saúde cobre DIU e todos esses outros serviços depois que o beneficiário tiver cumprido o período de carência pré-estabelecido em contrato.
O que fazer quando o plano de saúde que cobre DIU se recusar a fazer o procedimento?
Só é permitido que a operadora não ofereça o serviço para casos em que o DIU não é recomendado ao paciente por motivos de saúde.
É importante saber também que além da cobertura desses procedimentos, alguns planos de saúde oferecem consultas e aconselhamentos de planejamento familiar.
Verifique junto a operadora se o DIU é indicado para a sua situação, e caso não tenha nenhuma contra indicação a operadora deve responder judicialmente.
Quando o plano de saúde é obrigado a retirar o DIU?
Se houver a retirada ou expulsão do DIU antes do término do prazo de validade, o plano de saúde que cobre DIU é obrigado a cobrir a nova colocação.
Segundo a ANS, além do implante do dispositivo não hormonal (incluindo o próprio dispositivo) ou do hormonal e sua troca, quando terminada a validade, também são de cobertura obrigatória a retirada, troca ou o reimplante.
Isso vale mesmo que ainda esteja no prazo de validade do DIU, em decorrência de complicações, da idade da paciente, da opção desta por engravidar ou de outros motivos em que há indicação clínica.
O DIU de cobre é oferecido pelo SUS em casos de mulheres que já têm grande quantidade de filhos, mulheres ou meninas em idade fértil, ou mulheres com restrição a métodos contraceptivos hormonais.
Plano de saúde cobre DIU? Vídeo tudo sobre
(Guia rápido) Dúvidas frequentes
Confira abaixo as dúvidas mais comuns dos usuários a respeito de se plano de saúde cobre DIU.
Qual plano de saúde cobre DIU?
Todos os planos de saúde são obrigados por lei a oferecer meios de planejamento familiar, inclusive métodos contraceptivos, entre eles o DIU. Sendo assim, todo plano de saúde cobre DIU.
Quanto custa DIU pelo plano de saúde?
A inserção de DIU não é cobrada à parte quando um plano de saúde cobre DIU, de modo que o único valor a ser pago é a mensalidade do convênio prevista em contrato.
Em quanto tempo o plano de saúde que cobre DIU libera o procedimento?
O tempo para o plano liberar a colocação do DIU varia, pois depende da consulta com o médico, da realização de exames para saber se está apto para colocação do DIU e da aprovação.
O prazo depende também do tempo de cobertura dos procedimentos previstos em contrato. Sendo assim, deve-se procurar sua operadora para verificar o prazo da cobertura e liberação de procedimentos como o DIU.
Como solicitar quando o plano de saúde cobre DIU?
Sabendo que plano de saúde cobre DIU, para ter acesso ao dispositivo é necessário agendar consulta médica com ginecologista para verificar se o método contraceptivo é indicado para seu caso ou não.
Após a confirmação do médico, há abertura de protocolo para solicitar a liberação do procedimento e a aprovação da operadora. Depois disso o DIU deve ser colocado e você já pode fazer uso dos benefícios.
Conclusão
Agora que você já sabe que plano de saúde cobre DIU, caso já tenha um plano de saúde, converse com sua operadora e solicite o procedimento! Mas se ainda não tiver um convênio, realize uma cotação online conosco.
Os clientes Compare têm acesso aos melhores descontos e benefícios do mercado. Se preferir, nos envie uma mensagem pelo WhatsApp e aguarde contato de um de nossos consultores.
Nossa equipe estará pronta para encontrar o plano ideal para suas necessidades. Não perca tempo.
Compare, contrate e economize!
Promoções mensais com até 40% de desconto
Fale agora com um especialista em plano de saúde
Faça agora mesmo uma cotação personalizada com um de nossos especialistas em planos de saúde e confira as melhores opções para você. É mais rápido, seguro, gratuito e totalmente online!
