Organização Nacional de Acreditação: O que é, como funciona?
Fundada em 1999, a Organização Nacional de Acreditação (ONA) é uma organização não-governamental responsável pelo desenvolvimento e administração dos padrões brasileiros de qualidade e segurança em saúde.
Conheça a seguir neste artigo um pouco mais sobre a história da ONA, as suas funções, quais são os níveis de acreditação, requisitos para fazer parte e etc.
Ao final, veja 3 locais para se pesquisar reputação na área da saúde, e como eles podem te ajudar na contratação de um novo plano de saúde.
Sumário
O que é a Organização Nacional de Acreditação?
A ONA (Organização Nacional de Acreditação) é o órgão responsável por gerenciar os padrões e requisitos de qualidade e segurança aplicados às organizações que prestam serviços à saúde.
Seu principal objetivo é de certificar a qualidade dos serviços praticados pelas Organizações de Saúde no país e garantir a qualidade de vida, bem-estar e segurança do paciente.
Fundada em 1999 com o auxílio da Organização Panamericana de Saúde (OPAS), a ONA é a instituição responsável por aplicar o Manual Brasileiro de Acreditação para Organizações Prestadoras de Serviços de Saúde (OPSS).
Para que serve a acreditação?
A acreditação é uma maneira de avaliação e certificação que busca através de padrões e requisitos previamente definidos, promover a qualidade e segurança da assistência no setor de saúde.
Para que uma organização (Hospital, laboratório, clínica médica, e outras prestadoras de serviço de saúde) seja acreditada, é necessário que a mesma comprove que atende a todos os requisitos solicitados pela ONA.
É importante ressaltar que o método de avaliação da ONA não possui caráter fiscalizatório, mas sim objetivo de estimular o desenvolvimento contínuo das organizações médicas.
Quais são os níveis de acreditação da ONA?
A acreditação da ONA apresenta uma metodologia de certificação em diferentes níveis para avaliar a melhoria contínua dos participantes e evidenciar mais facilmente as distinções de qualidade observadas.
A avaliação para a certificação é dividida em três níveis. Confira a seguir quais são:
Nível 1 – Acreditado
Com validade de dois anos, as organizações de saúde que cumprem 70% ou mais dos padrões de qualidade e segurança definidos pela ONA são contemplados com o certificado de nível.
Nível 2 – Acreditado Pleno
Nesse nível de certificação a organização precisará cumprir dois critérios para receber o certificado válido por dois anos:
- Possuir 80% ou mais de certificação nos padrões de qualidade e segurança;
- Ter correspondido a 70% ou mais dos padrões ONA de gestão integrada, com processos ocorrendo de forma fluida e plena comunicação entre as atividades.
Nível 3 – Acreditado com Excelência
No último nível de acreditação da ONA, a organização de saúde terá que atender aos três critérios a seguir para receber a certificação de nível 3 com validade de três anos:
- Alcançar 90% ou mais de padrões de qualidade e segurança;
- Cumprir ou superar 80% dos padrões de gestão integrada;
- Dispor de 70% ou mais dos padrões ONA de excelência em gestão.
Além de cumprir as regras acima, no nível 3, a organização de saúde deverá possuir uma cultura organizacional pela busca da melhoria contínua.
Conheça o selo de qualificação ONA
O Selo de Qualificação da ONA é destinado aos serviços de apoio a organizações de saúde, por exemplo, serviços de processamento de roupas, manipulação e esterilização de instrumentos e materiais e etc.
Da mesma forma que a acreditação, a obtenção do Selo de Qualificação ONA é voluntária, periódica e reservada. Válido por 1 ano, o selo é concedido à instituição que atender aos critérios de segurança.
Quais são os requisitos para fazer parte?
Hospitais, laboratórios, ambulatórios, home care, serviços oncológicos, serviços de prontos atendimentos e outras áreas podem fazer parte da ONA, desde que cumpram os padrões estabelecidos.
Os requisitos que devem ser cumpridos pelas organizações para se tornarem acreditadas são os seguintes:
- Estar legalmente constituída há pelo menos 1 ano;
- Possuir alvará de funcionamento;
- Possuir licença sanitária;
- Ter licenças pertinentes à sua natureza de atividade;
- Dispor do registro de responsável técnico, conforme o perfil da organização.
Confira 3 hospitais acreditados pela organização
Reconhecidos por atender os critérios de segurança, estruturais e de gestão, os hospitais acreditados pela ONA contribuem continuamente para promover a qualidade e segurança da assistência no setor da saúde.
Veja a seguir, os três hospitais acreditados pela organização e os diferenciais que eles carregam por possuírem uma das certificações mais importantes na área da saúde.
1. Hospital Santa Marcelina
Localizado na Zona Leste de São Paulo, o Hospital Santa Marcelina (HSM) é referência em saúde para atendimento a casos de alta complexidade, como a realização de transplantes e o tratamento avançado contra o câncer.
Fundado em 1961, o Hospital Santa Marcelina possui atendimento em diferentes níveis de atuação com pacientes particulares, conveniados e ligados ao SUS.
Graças ao empenho e dedicação de todos os colaboradores, em 2020, o Hospital Santa Marcelina foi conferido com o selo de Acreditação Nível 3 da Organização Nacional de Acreditação (ONA).
2. Hospital Rio Barra
Com mais de 28 anos de tradição, o Hospital Rio Barra localizado no Rio de Janeiro é altamente estruturado e preparado com uma equipe médica e assistencial de excelência.
3. Hospital Paraná
Em 1976, 23 renomados médicos da cidade de Maringá se uniram e fundaram um dos mais importantes complexos hospitalares do Sul do Brasil.
Além da grande estrutura de atendimento, o Hospital vem encontrando maneiras de atender a todas as necessidades dos seus beneficiários através de novas tecnologias e inovações.
Em 2016 o Hospital Paraná conquistou dois selos de Qualidade ONA e a Certificação Internacional ISO 9001.
Somente hospitais conseguem o selo de acreditação?
A função da acreditação hospitalar é padronizar processos e exigir o nível de excelência, visando reduzir a zero os erros nos processos de atendimento ao paciente.
Além dos hospitais, outras organizações de saúde possuem a oportunidade de conseguirem o selo de acreditação na ONS. Confira a seguir onde os padrões ONA podem ser adotados:
- Hospitais;
- Ambulatórios;
- Laboratórios;
- Serviços de Pronto Atendimento;
- Home Care;
- Serviços Oncológicos;
- Serviços de Medicina Hiperbárica;
- Serviços de Hemoterapia;
- Serviços de Nefrologia;
- Terapia Renal Substitutiva;
- Serviços de Diagnóstico por Imagem, Radioterapia e Medicina Nuclear;
- Serviços Odontológicos;
- Serviços de Processamento de Roupas para a Saúde;
- Serviços de Dietoterapia;
- Serviços de Manipulação;
- Serviços de Esterilização e Reprocessamento de Materiais;
- Serviços de Engenharia Clínica Serviços de Higienização;
- Serviços de Telemedicina;
- Serviços de Anatomia Patológica;
- Serviços de Atenção Primária à Saúde;
- Serviços de Atendimento Pré-Hospitalar e Transporte Inter-hospitalar.
Para consultar todas as organizações de saúde que possuem o selo de acreditação, entre em contato com um dos nossos consultores e solicite a lista completa.
Quais são as principais vantagens de contar com o selo?
Hoje, mais de 80% das instituições acreditadas no país adotam os padrões da Organização Nacional de Acreditação (ONA).
Essa natureza gera aumento no engajamento das pessoas em garantir segurança, mas também em gerar resultados e lucros de maneira sustentável para a empresa.
Possuir um Selo de Acreditação traz uma série de benefícios tanto para a instituição, quanto aos seus pacientes e colaboradores. Confira a seguir as principais vantagens de possuir a acreditação:
- Melhoria contínua e voluntária: melhora gradativa dos serviços de segurança, gestão e qualidade dos serviços;
- Maior visibilidade: a acreditação proporciona mais visibilidade e reconhecimento às organizações de saúde presentes;
- Melhoria no gerenciamento da unidade: a influência na gestão de organização contribui para a redução de erros, custos e retrabalhos;
- Integração e otimização: a metodologia aplicada pela ONA facilita a gestão de processos entre diferentes setores da organização;
- Identificação de riscos e oportunidades: a melhoria contínua dos processos internos da instituição permite a prevenção de riscos;
- Satisfação dos clientes: a acreditação permite que os clientes tenham maior satisfação e confiança com os serviços prestados.
3 locais para se pesquisar reputação na área da saúde
Antes de contratar um novo plano de saúde, ou realizar a migração e portabilidade do seu convênio atual para outra operadora, é importante avaliar a reputação dos serviços prestados pela mesma.
Uma das melhores formas de encontrar avaliações confiáveis de atuais e ex-clientes é utilizar plataformas e sites de referência nesse setor. Por isso, confira a seguir 3 locais para se pesquisar a reputação das operadoras:
1. Reclame Aqui
O Reclame Aqui é o principal site latinoamericano de reclamações contra empresas. Através dele, os consumidores podem manifestar sua insatisfação sobre determinado serviço/produto e solicitar uma solução para tal.
Ao acessar o site, basta pesquisar pela empresa desejada no campo de busca e analisar os índices de reclamações respondidas, clientes que voltariam a fazer negócios, reclamações, índice de solução e muito mais.
2. Programa de qualificação dos prestadores de serviços de saúde
O QUALISS é um programa que visa estimular a qualificação dos prestadores de saúde e aumentar a disponibilidade de informações sobre a qualidade dos prestadores de serviço.
Através do QUALISS, as entidades responsáveis avaliam uma série de indicadores. São eles:
- Segurança: conjunto de ações que tem o objetivo de reduzir os danos ou riscos associados ao cuidado do paciente;
- Estrutura: espaço físico, recursos humanos, materiais e financeiro da instituição;
- Efetividade: resultados que a assistência e serviço de saúde atingem;
- Centralidade do paciente: avalia a satisfação do paciente acerca dos profissionais e serviços prestados.
3. College of American Pathologists (CAP)
O College Of American Pathologists é a maior organização mundial de patologistas certificados e fornecedor líder de programas de acreditação de laboratórios e testes de proficiência.
Dúvidas frequentes sobre a Organização Nacional de Acreditação (Guia rápido)
Mesmo após ler o nosso artigo ainda lhe restaram algumas dúvidas sobre a ONA? Não se preocupe! Preocupados com os nossos clientes, o time de especialistas criou um Guia Rápido com as principais dúvidas sobre o tema.
Como consultar se um estabelecimento possui o selo ONA?
É possível verificar se a organização possui ou não o selo de acreditação da ONA através do Mapa de Acreditações no site da Ona e filtrar a sua busca de acordo com o desejado.
A acreditação tem prazo de validade?
Para os níveis 1 e 2, a acreditação possui validade de dois anos, com visitas de manutenção nesse intervalo. Já no nível 3, o prazo de validade é de três anos, com visitas anuais durante o período de vigência.
Quem pode ser acreditado pela organização?
Organizações de todo perfil e porte podem se tornar acreditadas pela ONA desde que cumpram minimamente os padrões e requisitos estabelecidos pela ONA.
- Estar legalmente constituída há pelo menos 1 ano;
- Possuir alvará de funcionamento;
- Possuir licença sanitária;
- Ter licenças pertinentes à sua natureza de atividade;
- Dispor do registro de responsável técnico, conforme o perfil da organização.
Conclusão
Deseja ser atendido por hospitais, clínicas e laboratórios que possuem serviços e atendimento reconhecidos pela ONA? A Compare possui planos de saúde e odontológicos com atendimento nos melhores locais acreditados.
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