Faça sua cotação 100% via WhatsApp e garanta seu desconto de até 50%

Julho Amarelo: Mês de combate às hepatites virais

O Julho Amarelo é uma campanha especial prevista por lei para reforçar ações de prevenção e controle das hepatites virais, que são quadros perigosos e muitas vezes evitáveis com mudanças de hábitos.

Nesse conteúdo, você conhecerá melhor tanto essa campanha quanto a doença em questão, e saberá porque se trata de uma iniciativa tão importante para toda a sociedade em que vivemos.

Aproveite também para aproveitar nossos descontos especiais e limitados em qualquer plano com cobertura para tratamento hepático!

Garanta o seu Desconto de até 40%
Escolha o tipo do plano
Quanto deseja investir por mês no seu convênio?
Ao continuar, você aceita os Termos e Condições.

O que é o Julho Amarelo?

Instituído oficialmente no Brasil por meio da Lei nº 13.802/2019, o objetivo do Julho Amarelo é fazer com que a sociedade não sofra mais por conta de um problema completamente evitável.

Trata-se de uma campanha que tenta conscientizar a população geral por meio de ações vigilantes e preventivas, como campanhas de informação das formas mais eficazes de evitar o contato com a doença.

Dessa forma, o Julho Amarelo se tornou uma forma indispensável de fazer com que as pessoas de todo Brasil possam viver com mais saúde e tranquilidade.

Quais são as hepatites virais?

As hepatites são doenças versáteis, podendo se manifestar de diversas formas com causas muito variadas e resultados perigosos, o que faz com que o Julho Amarelo seja indispensável.

Confira quais são todas elas e suas principais características abaixo:

1. Hepatite A

No Julho Amarelo, as campanhas não deixam de avisar sobre a hepatite A, que é a mais comum encontrada em território brasileiro e possui uma vacina dedicada.

Se trata da versão que se transmite por meio de uma infecção leve e que poderia ser evitada ainda mais facilmente com melhores condições de saneamento básico e estrutura urbana.

No que depende de indivíduos, esse tipo de hepatite pode ser atribuída a problemas de higiene.

2. Hepatite B

O segundo tipo mais comum de hepatite têm maiores níveis de transmissão por via sexual e contato sanguíneo, muito associado à falta ou uso indevido de preservativos.

Também há uma vacina efetiva contra hepatite B.

3. Hepatite C

Com o contato com o sangue como a maior forma de transmissão, a hepatite C é considerada um dos maiores problemas de saúde do mundo, com uma epidemia cinco vezes maior que a AIDS/HIV.

Essa doença pode causar cirrose, câncer de fígado e levar ao óbito, além do fato de que ainda não se conseguiu criar uma vacina para a hepatite C.

4. Hepatite D

A hepatite D só pode aparecer naqueles que foram infectados pela hepatite B, o que faz com que a importância da vacina para a última seja sempre reforçada nas campanhas do Julho Amarelo.

5. Hepatite E

Por fim, a hepatite E é transmitida por via digestiva, o que faz com que ela seja muito mais epidêmica em áreas desestruturadas, com ações do Julho Amarelo frequentemente se focando nesse tipo de região.

Não se trata de uma doença crônica, mas pode ser uma doença mais grave em mulheres grávidas que forem infectadas.

Cuide-se contra todos os tipos de hepatite! Faça sua cotação rápida e gratuita com até 30% de desconto na primeira mensalidade de qualquer plano de saúde durante o Julho Amarelo!

Quais são os sintomas das hepatites?

Outro ponto focal do Julho Amarelo é avisar sobre os possíveis sintomas da hepatite, que geralmente são silenciosas (sem sintomas aparentes) ou seguem o seguinte quadro:

  • Cansaço;
  • Febre;
  • Mal estar;
  • Tontura;
  • Enjoo;
  • Vômito;
  • Dor abdominal;
  • Pele e olhos amarelados;
  • Urina escura e fezes claras.

Ao identificar qualquer um desses sintomas, o mais indicado é que você vá até um profissional da saúde de qualidade para fazer seus exames. Facilite esse processo com a ajuda de um especialista em convênios médicos!

Como me prevenir contra as hepatites virais?

Como as hepatites variam tanto em sintomas quanto em causas, as formas de prevenção também diferem radicalmente entre os tipos da doença.

Por conta disso, as campanhas do Julho Amarelo geralmente são complementadas por guias de prevenção para todas as hepatites, confira o nosso a seguir:

1. Hepatite A

A prevenção contra a hepatite A tem sua vacina dedicada como a principal aliada, sendo assim uma doença que pode ser bem evitada até mesmo por meio do SUS.

Outras medidas preventivas se baseiam em melhoras para sua higiene, como lavar as mãos com frequência, desinfetar objetos e usar preservativos, além de limpar seu corpo antes e após ter relações sexuais.

Também deve-se ter cuidado com as louças da casa e sempre cozinhar bem os alimentos, além de desinfetar os alimentos antes de consumí-los.

2. Hepatite B

Por sua vez, a Hepatite B também possui a vacinação como principal forma de prevenção, que pode ser aplicada em pessoas de todas as idades.

As medidas caseiras de reforço à prevenção ou para não-vacinados são a utilização de preservativos e não compartilhar objetos de uso pessoal, como lâminas de barbear, escovas de dente, materiais de manicure, etc.

3. Hepatite C

Não há vacina para a hepatite C, o que reforça a necessidade de que as medidas preventivas para essa versão da doença sejam levadas a sério.

Para evitar a hepatite C, você deve:

  • Abolir o uso de instrumentos de higiene pessoal ou outros objetos que possam conter sangue;
  • Usar preservativos;
  • Caso seja uma mulher grávida, deve-se sempre fazer um teste de hepatite C e seguir de acordo com as instruções médicas.

4. Hepatite D

A hepatite D funciona como um subproduto da B, o que faz com que suas formas preventivas sejam exatamente as mesmas.

5. Hepatite E

Por fim, a hepatite E não possui vacinação, mas pode ser evitada apenas com a tomada de medidas higiênicas para a vida daquele afligido pela doença.

Dentre elas, estão: lavar as mãos, louças e alimentos, evitar banhos em locais próximos a esgoto e utilizar instalações sanitárias.

Em conclusão, o mais indicado pelos guias do Julho Amarelo é que você adote uma rotina mais higienizada em diferentes aspectos, evitando não só a hepatite como diversas outras patologias.

Quais são os tratamentos para essas doenças?

Como o alvo de uma campanha tão grande quanto o Julho Amarelo, as hepatites são doenças perigosas e que devem ser tratadas com a melhor qualidade médica disponível para o paciente.

Para se ter uma noção da natureza difícil desse tipo de doença, podemos destacar os seguintes fatos

  • As hepatites A e E não possuem um tratamento dedicado, mas podem ser administradas até a cura;
  • A hepatite B pode aparecer de forma aguda, com uma infecção de curta duração ou na sua versão crônica, onde não há cura, mas pode-se controlar o avanço e evitar suas complicações;
  • A hepatite C geralmente é assintomática e tem uma taxa de cura de 95% quando cuidada por um médico capacitado;
  • A hepatite D pode ter seu dano controlado por meio de uma terapia de alta qualidade disponibilizada até mesmo pelo SUS.

Por conta de tantas variações na natureza dessa doença, as únicas  recomendações universais que podem ser feitas são: faça seus exames de rotina e nunca se automedique ao identificar um sintoma de hepatite.

Facilite a prevenção e o tratamento de uma forma muito simples e econômica mesmo fora do Julho Amarelo. Faça sua adesão a um plano de saúde com a ajuda da nossa equipe especializada!

Qual é a história do Julho Amarelo?

Criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e instituído formalmente no Brasil em 2019 por meio da Lei nº 13.802/2019, o Julho Amarelo se tornou uma das iniciativas de saúde mais importantes do mundo.

O mês de luta contra as hepatites virais se levanta em oposição à segunda maior causa de morte entre as doenças infecciosas no mundo, mesmo sendo controlável com o tratamento necessário.

Desde então, por meio do Julho Amarelo, muitas pessoas em todo o planeta são alertadas e buscam tratamento médico que pode ser um verdadeiro salva-vidas.

Existe alguma relação entre o Julho Amarelo e os planos de saúde?

O Julho Amarelo é uma ótima chance de se conscientizar e buscar um exame diagnóstico fácil e rápido, com equipamentos de última geração e profissionais capacitados.

Isso se torna uma tarefa muito fácil ao fazer isso com um plano de saúde, que garante o acesso a ótimos locais dentro de uma rede credenciada que geralmente é versátil.

Conheça a Compare

Por meio da Compare, isso se torna ainda mais fácil! Nossa metodologia 360° garante que não haverá demoras, burocracias ou preços exorbitantes durante a sua contratação, seja ela individual, familiar ou empresarial.

Fazendo a sua adesão conosco, você poderá ter a implementação mais satisfatória do mercado, atestada pela nossa colocação como a corretora de planos de saúde mais bem avaliada no Google.

Como uma organização que apoia o Julho Amarelo e reconhece a importância dessa iniciativa, preparamos um desconto especial para planos de saúde com cobertura para o cuidado hepático, não perca!

Conclusão

Se esse conteúdo te ajudou a compreender mais sobre o Julho Amarelo, não deixe de conferir o nosso blog para conferir mais artigos como esse, além de dicas de saúde e guias completos sobre planos de saúde.

Aproveite para fazer uma cotação com os nossos especialistas por qualquer meio de contato que te for mais conveniente e garantir seu convênio médico com as melhores condições do mercado até mesmo fora do Julho Amarelo!

Compare, contrate e economize!

Promoções mensais com até 40% de desconto

Fale agora com um especialista em plano de saúde

Clique e consulte os preços do seu novo plano de saúde

Faça agora mesmo uma cotação personalizada com um de nossos especialistas em planos de saúde e confira as melhores opções para você. É mais rápido, seguro, gratuito e totalmente online!

Compartilhar:

WhatsApp
Telegram
Email
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras postagens

Dentes molares

Precisa fazer a correção de septo, mas não sabe se seu plano de saúde cobre septoplastia e nem como o procedimento acontece? Fique tranquilo, a Compare Seguros preparou este conteúdo com o objetivo de sanar suas dúvidas principalmente com relação ao principal questionamento, afinal plano de saúde cobre septoplastia?

Saiba mais »

Dente de leite

Precisa fazer a correção de septo, mas não sabe se seu plano de saúde cobre septoplastia e nem como o procedimento acontece? Fique tranquilo, a Compare Seguros preparou este conteúdo com o objetivo de sanar suas dúvidas principalmente com relação ao principal questionamento, afinal plano de saúde cobre septoplastia?

Saiba mais »

Dente do siso

Precisa fazer a correção de septo, mas não sabe se seu plano de saúde cobre septoplastia e nem como o procedimento acontece? Fique tranquilo, a Compare Seguros preparou este conteúdo com o objetivo de sanar suas dúvidas principalmente com relação ao principal questionamento, afinal plano de saúde cobre septoplastia?

Saiba mais »

Encontrou o que precisava?

Descubra agora mesmo o plano de saúde ideal para você, sua família ou empresa!

Faça uma cotação personalizada e encontre a melhor opção com cobertura ampla, preços acessíveis e benefícios exclusivos.

Cotação Personalizada

Cote agora mesmo e garanta o seu Desconto!