Faça sua cotação 100% via WhatsApp e garanta seu desconto de até 50%

Dor no braço esquerdo: o que pode ser?

Caso você sinta dor no braço esquerdo com determinada frequência, talvez seja a hora de procurar um médico. Existe a grande possibilidade de ser algo passageiro ou rotineiro, porém, pode ser algo a se preocupar.

Neste conteúdo completo, você terá acesso às principais patologias em que um dos sintomas é a dor no braço esquerdo e, caso se identifique com alguma, é indicado buscar um profissional especialista na área em questão.

Contrate um plano de saúde com a Compare e garanta até 40% de desconto na sua primeira mensalidade. Não perca essa oportunidade!

GARANTA SEU DESCONTO DE 40% NA MIGRAÇÃO PARA UM NOVO PLANO

Sobre a Empresa

O que pode ser a dor no braço esquerdo?

Muitas doenças têm como sintoma a dor no braço esquerdo, especialmente aquela dor que não é muscular, mas sim relacionada aos nervos. Muitas pessoas sentem também formigamentos e dormência na região

Nos tópicos a seguir, você poderá conferir as 10 principais patologias cujos sintomas incluem a dor no braço esquerdo. Veja:

1. Angina

Conhecida como angina, esta é uma dor causada na região do peito, que, quando mais forte, pode se alastrar para o braço. A dor é decorrente de alterações circulatórias, em pessoas portadoras de diabetes ou pressão alta. 

Essas alterações são conhecidas como aterosclerose, placas de gordura que se aglomeram no interior das artérias. Por isso, a angina pode aparecer pelo esforço físico ou por fortes emoções. 

O que devo fazer nesse caso?

Se você sentiu algum sintoma como a angina ou infarto, procure imediatamente o pronto-socorro mais próximo e fale ao médico o que está sentindo, para que assim, seja indicada alguma medicação ou tratamento. 

2. Artrose

Esta patologia dor no ombro, pescoço e causa dificuldades na movimentação do braço. Essa dor ocorre devido à perda da cartilagem, entre o úmero (osso do braço) e a omoplata (escápula). 

Quais providências tomar?

O paciente diagnosticado com artrose realiza o tratamento com medicamentos específicos, que visam reduzir e aliviar a dor.

Além disso, um médico ortopedista pode recomendar sessões de fisioterapia para haver uma melhora na movimentação do ombro, e o desaparecimento da dor no braço esquerdo.

3. Ataque de pânico ou crise de ansiedade

Assim como existem pessoas que têm ataque de pânico, é muito comum vermos pessoas com dor no braço esquerdo decorrente de uma crise de ansiedade. 

Por isso, uma crise de ansiedade, pode deixar a pessoa agitada, com palpitação cardíaca, dor no peito, falta de ar, calor, suor e a sensação de dor no braço. 

Além disso, a crise causa compulsão por comida ou, em alguns casos, a pessoa evita comer por muitas horas. 

No caso do pânico, o indivíduo sente medo de sair de casa, dor de barriga e diarreia, se isolando quase que completamente do contato com as pessoas, ficando apenas no espaço, na qual, somente ele pode estar.

Como lidar?

Em ambos os casos, o indivíduo deve manter a calma, respirar fundo e procurar realizar atividades que trazem mais proteção e segurança, como ler, escrever, ouvir música ou meditar. 

4. Tendinite

Causada por esforços repetitivos, a tendinite é uma dor causada tanto no ombro, quanto dor no braço esquerdo. 

A tendinite pode ser desenvolvida em alguns tipos de profissões específicas especialmente em pessoas bancárias, digitadoras, motoristas, professores, entre outros.

5. Estiramento nos músculos bíceps e tríceps

Conhecido como distensão ou estiramento, este é um esforço que ocorre quando há um rompimento parcial ou total das fibras musculares.

Quem faz academia, pode sofrer com o rompimento de um desses músculos devido ao esforço que precisa ser feito, além disso, alguns acabam exagerando nesse esforço para se obter um resultado mais rápido.

Dessa forma, um dos sintomas deste estiramento é a dor no braço esquerdo, bem como no direito.

Quais providências tomar?

Caso isso ocorra nos primeiros dois dias do esforço, faça uma compressa fria e pressione-a no local da dor. Posteriormente, faça uma compressa morna, durante 20 minutos, e aplique-a uma ou duas vezes por dia. 

6. Estresse

O estresse não está relacionado somente com o emocional, mas com os movimentos e o sistema nervoso. Desta forma, o estresse pode causar rigidez e dor no braço esquerdo.

O que devo fazer?

Procure manter a calma e realize atividades que sejam do seu agrado. É preciso se tranquilizar e se manter paciente. Procure conversar mais e esclarecer as questões que estão desenvolvendo seu estresse.

6. Lesão do manguito rotador 

O manguito rotador é um grupo de músculos e tendões presos na região próxima do úmero. A dor causada pode estar relacionada ao impacto do ombro ou até mesmo na existência de uma lesão na estrutura dessa região. 

O que fazer neste caso?

Caso sinta esse desconforto, deve-se procurar um médico especialista no assunto para ser realizado um acompanhamento integral.

Nestas ocasiões, é muito útil (e recomendado) o uso de medicamentos, fisioterapia e aplicação de gelo no local da dor no braço esquerdo. 

8. Má postura

Às vezes, pensamos que a má postura é só ao sentarmos ou andarmos, mas, você sabia que ela também pode ocorrer enquanto dormimos? 

Pessoas que sobrecarregam o peso do corpo na região dos membros superiores, podem sentir uma intensa dor no braço esquerdo ou direito.

Qual a solução?

Evite dormir apenas de um lado do corpo, procure dormir de barriga para baixo ou para cima. Se perceber que dorme apenas do lado esquerdo, evite deixar o braço embaixo do restante do seu corpo. 

9. Medicamentos

Alguns medicamentos causam a má circulação sanguínea no organismo e, dessa forma, levando à dor no braço esquerdo, além de provocar dores em outros membros do corpo.

O que fazer neste caso?

Se faz uso constante de algum medicamento e está notando essa dor, procure seu médico e informe sobre o possível efeito colateral que o remédio está causando para que, assim, outro seja prescrito. 

10. Osteoporose

A dor causada pela osteoporose não ocorre somente nas pernas, como no braço, devido à perda da massa óssea. Geralmente, pessoas acima de 50 anos são atingidas, especialmente mulheres durante ou após a menopausa. 

Quais providências tomar?

A paciente deve fazer uso de alimentos ricos em proteínas, como o cálcio e remédios prescritos pelo especialista, como a vitamina D e o cálcio em comprimido. 

Quando devo consultar um médico?

Saiba quando procurar um pronto-socorro para que a dor no braço esquerdo seja analisada e, se necessário, um procedimento, seja realizado

  • Quando sentir muita dor com algum esforço físico;
  • Quando suspeitar de uma angina ou infarto;
  • Quando a dor no braço esquerdo aparecer de repente e seja muito forte;
  • Quando a dor aparentar ser nos ossos e não ser solucionada com nenhum remédio para dor;
  • Quando aparecer alguma deformidade clara no braço
  • Se a dor persistir por mais de 1 semana;
  • Se a dor no braço esquerdo irradiar para as mãos, dedos ou ombros;
  • Se houver muita dor e inchaço no braço esquerdo;
  • Se a dor persistir com o passar dos dias. 

Caso sinta algum desses sintomas, um médico deverá ser consultado para ser realizada uma avaliação ou diagnóstico, e para que o profissional prescreva um tratamento, seja este fisioterapêutico ou medicamentoso.

Além destas, o que pode ser a dor no braço esquerdo?

A dor no braço esquerdo, para além das patologias já mencionadas, pode ser também bursite, uma inflamação das bolsas cheias de líquido que protegem as articulações.

Além desta, esse desconforto também pode sinalizar síndrome do túnel do carpo e lesões musculares. De toda forma, é importante ir atrás de um especialista para uma avaliação mais completa e assertiva.

Qual a relação entre planos de saúde e a dor no braço esquerdo?

Planos de saúde e dor no braço esquerdo estão diretamente relacionados. Isso se dá porque a dor no braço esquerdo, muitas vezes, pode ser uma situação de urgência ou emergência, cujo tratamento deve ser imediato.

Em situações imprevisíveis, um tratamento ou consulta pode sair extremamente caro e, por conta disso, um plano de saúde garantirá não somente a sua saúde, como o seu bem-estar financeiro.

Converse ainda hoje com um dos especialistas da Compare Plano de Saúde pelo WhatsApp e solicite por uma consultoria totalmente personalizada sobre qualquer um dos nossos convênios médicos.

Conheça a Compare

A Compare Plano de Saúde é a corretora recordista em crescimento nos últimos quatro anos consecutivos, especialmente nos segmentos de plano de saúde, plano odontológico e planos para pets.

Ao se tornar um dos nossos clientes você terá acesso a uma extensa série de benefícios, como uma consultoria 360º inovadora e um acompanhamento integral no seu pré e pós-venda, além de promoções exclusivas. 

Contrate conosco ainda hoje e garanta um desconto único de até 50% na sua primeira mensalidade. Não deixe de investir na sua saúde e, acima de tudo, economizar!

Conclusão

O que achou deste conteúdo sobre dor no braço esquerdo? Esperamos que ele tenha sanado todas as suas dúvidas! Caso sim, não deixe de compartilhá-lo com seus amigos e familiares que também possam gostar.

Aproveite para conferir os outros conteúdos disponibilizados no Blog da Compare, onde você encontrará artigos semelhantes a este, bem como dicas de saúde e bem-estar, notícias e muito, mas muito mais!

Compare, contrate e economize!

Promoções mensais com até 40% de desconto

Fale agora com um especialista em plano de saúde

Clique e consulte os preços do seu novo plano de saúde

Faça agora mesmo uma cotação personalizada com um de nossos especialistas em planos de saúde e confira as melhores opções para você. É mais rápido, seguro, gratuito e totalmente online!

Compartilhar:

WhatsApp
Telegram
Email
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras postagens

Dentes molares

Precisa fazer a correção de septo, mas não sabe se seu plano de saúde cobre septoplastia e nem como o procedimento acontece? Fique tranquilo, a Compare Seguros preparou este conteúdo com o objetivo de sanar suas dúvidas principalmente com relação ao principal questionamento, afinal plano de saúde cobre septoplastia?

Saiba mais »

Dente de leite

Precisa fazer a correção de septo, mas não sabe se seu plano de saúde cobre septoplastia e nem como o procedimento acontece? Fique tranquilo, a Compare Seguros preparou este conteúdo com o objetivo de sanar suas dúvidas principalmente com relação ao principal questionamento, afinal plano de saúde cobre septoplastia?

Saiba mais »

Dente do siso

Precisa fazer a correção de septo, mas não sabe se seu plano de saúde cobre septoplastia e nem como o procedimento acontece? Fique tranquilo, a Compare Seguros preparou este conteúdo com o objetivo de sanar suas dúvidas principalmente com relação ao principal questionamento, afinal plano de saúde cobre septoplastia?

Saiba mais »

Encontrou o que precisava?

Descubra agora mesmo o plano de saúde ideal para você, sua família ou empresa!

Faça uma cotação personalizada e encontre a melhor opção com cobertura ampla, preços acessíveis e benefícios exclusivos.

Cotação Personalizada

Cote agora mesmo e garanta o seu Desconto!