Faça sua cotação 100% via WhatsApp e garanta seu desconto de até 50%

Discalculia: o que é, sintomas, causas e tratamento

Se você chegou neste conteúdo, mas ainda não sabe o que é discalculia, não há porque se preocupar! Aqui, você terá um conhecimento aprofundado sobre essa condição tão comum ao redor do mundo.

Atualmente, estima-se que cerca de 11% das crianças sofram de discalculia. Ou seja, além de extremamente proliferada, ela também afeta majoritariamente o público infantil, porém, isso não exclui a população adulta.

Se for do seu interesse, a Compare pode te proporcionar um desconto de até 50% no 1º mês do seu plano de saúde. Aproveite essa chance!

Garanta o seu Desconto de até 40%
Escolha o tipo do plano
Quanto deseja investir por mês no seu convênio?
Ao continuar, você aceita os Termos e Condições.

O que é discalculia?

A discalculia é um transtorno específico da aprendizagem que afeta a habilidade do indivíduo em realizar cálculos matemáticos e compreender conceitos relacionados a essa área do conhecimento. 

Ela é considerada uma condição neurológica que afeta a capacidade de processamento numérico e raciocínio lógico, e pode afetar pessoas de todas as idades, porém, especialmente crianças em desenvolvimento. 

Alguns sintomas comuns incluem dificuldade em lembrar números e operações matemáticas, dificuldade em entender conceitos matemáticos básicos, como fórmulas, e problemas em realizar cálculos simples. 

A discalculia não está relacionada à falta de inteligência ou falta de esforço, como algumas pessoas podem vir a pensa, e pode ser tratada com uma intervenção educacional especializada.

Qual a diferença entre discalculia, disgrafia e dislalia?

A discalculia é um distúrbio de aprendizagem que afeta a capacidade da pessoa de entender conceitos matemáticos e realizar cálculos. É uma dificuldade em processar informações numéricas e em resolver problemas.

Já a disgrafia é um transtorno da aprendizagem que afeta a capacidade da pessoa de escrever de forma legível e coerente. 

É uma dificuldade significativa em coordenar os movimentos necessários para escrever e em organizar as ideias para formar frases e parágrafos coerentes e coesos.

Por fim, a dislalia é um distúrbio de fala que afeta a capacidade da pessoa de produzir sons (fonéticos) de forma correta e clara. 

É uma dificuldade em pronunciar corretamente os sons das palavras, o que pode afetar a comunicação e atrapalhar os relacionamentos interpessoais.

Quais os sintomas da discalculia?

Há uma série de sintomas da discalculia que vão muito além dos problemas relacionados ao processamento, e neste tópico você poderá entender plenamente cada um deles.

Confira-os abaixo e, caso se identifique em algum deles, não hesite em contatar o seu médico de confiança para uma avaliação mais cuidadosa e precisa.

1. Dificuldades na memorização

As dificuldades na memorização podem estar vinculadas à discalculia, pois essa condição está associada a diretamente no processamento de informações matemáticas e numéricas. 

Isso pode afetar a capacidade de memorizar números, fórmulas e outros conceitos das ciências exatas. 

Além disso, a discalculia pode afetar significativamente a habilidade de lembrar sequências numéricas ou cálculos, o que pode levar a problemas de memorização em outras áreas do conhecimento.

2. Dificuldades na compreensão matemática

Como já mencionado, a discalculia afeta, especialmente, a compreensão do indivíduo acerca dos números. Sabendo disso, resolver problemas matemáticos para um portador pode ser um imenso desafio.

Dessa forma, a pessoa tende a encontrar barreiras e empecilhos em sua vida acadêmica e, até mesmo, na vida profissional, fazendo com que o mesmo tenha problemas em seu desenvolvimento, especialmente acerca das exatas.

3. Ausência de raciocínio lógico

A ausência do raciocínio lógico pode impactar negativamente na capacidade de compreender e aplicar os princípios matemáticos básicos para resolver problemas, até os mais simples. 

A falta de lógica pode dificultar a compreensão de conceitos como a sequência numérica, a relação entre números e as operações matemáticas básicas. 

Portanto, a ausência do raciocínio lógico pode contribuir para o desenvolvimento da discalculia e dificultar a capacidade das pessoas de aprender e aplicar conceitos matemáticos, sendo um sintoma comum.

4. Problemas em interpretação de enunciados

Muitas vezes, indivíduos com discalculia também apresentam dificuldades em compreender enunciados matemáticos, pois sua capacidade de entender conceitos dessa área do conhecimento é afetada negativamente.

Além disso, a discalculia pode interferir na leitura e interpretação de números e símbolos, o que pode dificultar ainda mais a compreensão dos enunciados de problemas. 

Portanto, é comum que as dificuldades de compreensão de enunciados estejam associadas ao transtorno, sendo um dos sintomas mais característicos dessa condição do aprendizado.

5. Confusão em conceitos como subtração, fração, etc.

Apesar de serem conceitos considerados básicos, a pessoa portadora de discalculia tende a se confundir acerca de problemas como subtração, divisão, multiplicação, fração, potencia, raiz, entre outras temáticas.

Tipos de discalculia

Apesar de já termos abordados os principais sintomas dessa patologia que afeta o aprendizado, é importante saber distinguir os tipos de discalculia existentes. Ao todo, são 6 estudados pela medicina.

Confira eles abaixo, juntamente com descrições detalhadas sobre cada uma dessas subdivisões:

1. Léxica

A discalculia léxica é um distúrbio específico de aprendizagem que afeta a habilidade de uma pessoa em processar e reconhecer símbolos numéricos, como números, por exemplo, de forma eficiente e precisa.

Isso pode impactar na sua capacidade de realizar cálculos matemáticos simples, compreender conceitos numéricos e lidar com problemas que requerem a lógica em situações cotidianas. 

Diferentemente da numérica, que se concentra na compreensão de quantidades e números, a léxica é específica para a compreensão dos símbolos.

2. Verbal

Já a discalculia verbal é uma dificuldade específica em realizar cálculos e resolver problemas matemáticos, que pode estar relacionada a problemas na compreensão da linguagem matemática e na compreensão verbal. 

Pessoas com portadoras dessa subdivisão enfrentam severas dificuldades em entender conceitos matemáticos, usar os símbolos corretamente e lembrar as etapas necessárias para resolver um problema.

3. Gráfica

Por sua vez, a discalculia gráfica é uma dificuldade específica em aprender a escrever e reconhecer números apropriadamente. 

Essa condição pode alterar a capacidade da pessoa em ler, escrever e executar operações matemáticas simples. 

Alguns dos sintomas mais comuns incluem a troca de números ou operações, dificuldade em alinhar corretamente os cálculos e problemas em compreender conceitos matemáticos abstratos.

4. Operacional

A discalculia operacional é um transtorno de aprendizagem que afeta principalmente a capacidade de uma pessoa realizar cálculos matemáticos básicos, como adição, subtração, multiplicação, divisão, entre outros. 

Pessoas com essa disfunção podem ter dificuldade em lembrar as operações, por mais simples que sejam, e em entender e aplicar conceitos matemáticos e em solucionar esses tipos de problemas. 

É uma condição neurológica que impacta na capacidade do cérebro para processar informações matemáticas.

5. Practognóstica

A discalculia practognóstica é um tipo de transtorno que afeta a capacidade de uma pessoa de realizar tarefas matemáticas utilizando objetos físicos ou manipuláveis, como cubos ou outras formas geométricas, por exemplo. 

Isso pode incluir a dificuldade em contar objetos, estimar quantidades ou lidar com medidas e proporções. 

Pessoas com esse transtorno enfrentam grande dificuldade em compreender conceitos matemáticos abstratos, e aplicá-los em situações do cotidiano.

6. Ideognóstica

Por fim, a discalculia ideognóstica é uma subcategoria do distúrbio que afeta, especialmente, a capacidade de compreender e manipular símbolos matemáticos. 

As pessoas que sofrem desse transtorno têm muitas dificuldades em reconhecer e manipular números, bem como em realizar cálculos matemáticos básicos. 

Elas também podem ter problemas para compreender conceitos matemáticos abstratos, como frações e porcentagens. 

A discalculia ideognóstica é uma condição neurológica que afeta o cérebro e pode ser tratada com psicoterapia e treinamentos específicos, voltados para o estímulo das áreas cerebrais impactadas.

Como tratar a discalculia?

O tratamento da discalculia geralmente envolve uma abordagem multidisciplinar, que pode incluir as seguintes terapias:

Avaliação e diagnóstico: o primeiro passo é uma avaliação psicopedagógica para determinar se a criança tem ou não a discalculia e, em caso afirmativo, identificar o grau e a causas da dificuldade.

Intervenção pedagógica: um professor especializado no distúrbio pode ajudar a criança a desenvolver estratégias de aprendizado específicas e personalizadas para o seu perfil cognitivo.

Terapia ocupacional: a terapia ocupacional pode ajudar a criança a melhorar suas habilidades motoras finas e visuais, importantes para o entendimento de conceitos matemáticos, especialmente os mais simples.

Terapia comportamental: a terapia comportamental ajuda a criança a desenvolver habilidades sociais e emocionais, bem como técnicas de autocontrole e gerenciamento das emoções.

Tratamento médico: em alguns casos mais graves, o tratamento medicamentoso pode ser recomendado para controlar os sintomas associados ao distúrbio, como ansiedade e hiperatividade.

É importante lembrar que o tratamento da discalculia é um processo contínuo e personalizado, que pode durar bastante e exigir muita paciência e dedicação por parte da criança, dos pais e dos profissionais envolvidos.

Qual a relação entre discalculia e planos de saúde?

Se você ou seu filhos possui discalculia e deseja tratar, é preciso realizar os procedimentos mencionados no tópico anterior e, caso deseje realizá-los de forma particular, os valores podem chegar a números assustadores.

Por conta disso, ter um plano de saúde assegura consultas com psicoterapeutas, bem como com psiquiatras e outros profissionais que podem auxiliar na melhora, como os previstos no rol de procedimentos da ANS.

Contrate o seu convênio ainda hoje com a Compare e garanta um desconto especial de até 50% na primeira mensalidade. Aproveite essa chance de investir na sua saúde e economizar!

Conheça a Compare

A Compare é a corretora de planos de saúde, convênios odontológicos e planos de saúde para animais mais bem avaliada de todo o Google, com mais de 2 mil comentários positivos na plataforma.

Sendo nosso cliente, além de ter acesso a uma assistência médica de qualidade, você receberá uma série de benefícios exclusivos, como um acompanhamento integral no pré e pós-venda e uma metodologia 360º.

Fale conosco via WhatsApp e solicite por uma consultoria personalizada e especializada sobre o plano de saúde do seu interesse. Será um grande prazer te ter como nosso cliente!

Conclusão

Esperamos que este artigo tenha sanado todas as suas dúvidas! Se sim, não deixe de conferir os outros conteúdos do Blog da Compare, onde você encontra tudo sobre o universo da saúde e um pouco mais!

Aproveite para nos seguir no Instagram e no Twitter para nunca mais perder nenhuma das nossas ofertas, bem como nossas publicações interessantes e pertinentes acerca da saúde suplementar!

Compare, contrate e economize!

Promoções mensais com até 40% de desconto

Fale agora com um especialista em plano de saúde

Clique e consulte os preços do seu novo plano de saúde

Faça agora mesmo uma cotação personalizada com um de nossos especialistas em planos de saúde e confira as melhores opções para você. É mais rápido, seguro, gratuito e totalmente online!

Compartilhar:

WhatsApp
Telegram
Email
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras postagens