Faça sua cotação 100% via WhatsApp e garanta seu desconto de até 50%

Caxumba: Como funciona e quais são seus tratamentos

A caxumba é uma infecção contagiosa com capacidade de atingir qualquer tecido glandular e nervoso do corpo humano, por isso foi uma doença muito temida antes da criação e incorporação pública da sua vacina.

Nesse conteúdo, você terá acesso às informações mais importantes sobre essa patologia, como suas causas, métodos de proliferação, tratamentos e os principais sintomas que podem ser observados pelos pacientes.

Assim, sem mais delongas, confira abaixo o nosso artigo especializado para se informar melhor sobre a doença.

Garanta o seu Desconto de até 40%
Escolha o tipo do plano
Quanto deseja investir por mês no seu convênio?
Ao continuar, você aceita os Termos e Condições.

O que é a caxumba?

Conhecida também como papeira ou parotidite, a caxumba é uma infecção viral contagiosa e aguda que pode atacar qualquer tecido glandular e nervoso do corpo humano, mas demonstra baixa letalidade e fácil prevenção.

Se trata de uma doença facilmente evitável com uma vacina de eficácia clinicamente comprovada que é disponibilizada para toda a população brasileira.

Mesmo sabendo disso, ainda é válido pontuar que seus sintomas podem ser mais perigosos para adolescentes e adultos, mesmo que geralmente não deixe sequelas.

Dados sobre a doença

A caxumba  geralmente aparece de forma endêmica ou em surtos, mas tem a sua influência fortemente mitigada por conta da vacina disponível para a doença, que é incorporada ao calendário dos postos de saúde brasileiros.

Mesmo entre as pessoas que acabam com essa patologia, a grande maioria não sente grandes complicações, sendo que em até 40% dos casos são completamente assintomáticos.

Um ponto de alívio é que, uma vez que um paciente contrair caxumba, seu corpo também recebe imunidade permanente contra a doença, que também é o motivo para a vacina dessa doença ser tão acessível e eficaz.

Como a caxumba se transmite?

A caxumba é uma doença altamente infecciosa causada por vírus da família Paramyxoviridae, com a transmissão sendo feita principalmente por meio da disseminação de gotículas ou a saliva da pessoa infectada.

O período de incubação da patologia é de 12 a 25 dias, com uma média estipulada em de 16 a 18 dias e uma transmissibilidade que varia entre 6 e 7 dias antes que as manifestações clínicas apareçam.

O vírus responsável pela doença também pode ficar na urina do afligido por até 14 dias.

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico da caxumba é feito por meio de uma avaliação médica das glândulas, que geralmente é acompanhada da coleta de uma amostra de sangue para confirmar a presença do vírus.

O exame de sangue excluirá a possibilidade de outras doenças similares e dará a confirmação por meio da apresentação dos anticorpos contra o paramixovírus, que é responsável por causar a caxumba.

Quais são os sintomas da doença?

A caxumba apresenta um quadro de sintomas relativamente simples, porém também pode gerar situações mais graves em quadros severos, podendo causar meningite, epidídimoorquite, encefalite, pancreatite e até surdez.

Mesmo assim, vale ressaltar que entre 30% e 40% de todos os casos são assintomáticos, o que faz com que grande parte das pessoas não saiba que tiveram caxumba.

Confira abaixo quais são os principais sintomas característicos dessa doença:

Sintomas comuns

Os sintomas mais costumeiros da caxumba correspondem a todo o quadro que costuma ser encontrado em pacientes que ainda não passaram pela puberdade.

Os sintomas não-característicos mais comuns dessa doença são:

  • Febre;
  • Calafrios;
  • Dores de cabeça;
  • Dores ao mastigar.

Inflamação nas glândulas salivares

Uma das principais características da doença é a inflamação causada nas glândulas salivares, que causa um edema responsável pelo inchaço geralmente aparente nos dois lados da face por até 10 dias.

Orquite, ooforite e mastite

Por fim, pessoas que já passaram pela puberdade podem ter uma infecção dolorosa em suas partes íntimas, com a orquite se localizando nos testículos, a ooforite nos ovários e a mastite nas mamas.

Qual é o tratamento para essa doença?

A caxumba pode ser tratada de formas diferentes dependendo do quadro apresentado pelo paciente, adequando hidratação e alimentação, pois aqueles acometidos pela doença podem lidar mal com alimentos ácidos.

Sendo assim, na maioria dos casos, basta apenas que o paciente siga as recomendações médicas para que o corpo trate naturalmente da doença, com a possibilidade de medicamentos para dores e temperatura.

A observação médica também é muito importante, uma vez que ela permite tratamento rápido e eficaz em caso de complicações.

Como posso me prevenir?

O principal método de prevenção contra a caxumba é a vacinação, que é oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o país por meio da Tríplice Viral e da Tetra Viral.

Adultos que não foram infectados pela caxumba ou vacinados durante a infância tem maiores chances de contrair a doença em suas formas mais graves, com risco de aborto espontâneo para gestantes no primeiro trimestre.

Como um plano de saúde pode me ajudar com a caxumba?

Tendo acesso a um plano de saúde de alta qualidade, você poderá ter um diagnóstico rápido e um acompanhamento próximo durante o desenvolvimento da caxumba.

Isso garante uma recuperação tranquila e permite que o paciente possa ter um atendimento ágil em caso de complicações, lidando com a doença da melhor forma possível e garantindo a recuperação sem sequelas.

Quem é a Compare?

Sabendo disso, a corretora Compare chega para te entregar o melhor custo-benefício e a implementação mais satisfatória do mercado, coroada pela maior avaliação no Google entre todas as concorrentes do Brasil!

Graças a nossa metodologia 360°, conseguimos garantir uma consultoria integral e ágil, com benefícios exclusivos antes, durante e após a sua adesão a um convênio individual, familiar ou empresarial de altíssima qualidade.

Não espere mais! Evite a caxumba, suas possíveis complicações e muitas outras doenças com o seu próprio plano de saúde e garanta descontos exclusivos!

Conclusão

Se esse conteúdo te ajudou a compreender mais sobre a caxumba, suas complicações e como se prevenir contra a doença, não deixe de conferir o nosso blog para conferir outros artigos e as melhores dicas de saúde!

Aproveite para fazer uma cotação com os nossos especialistas por qualquer meio de contato que te for mais conveniente e garantir seu convênio médico de qualidade com as melhores condições do mercado!

Compare, contrate e economize!

Promoções mensais com até 40% de desconto

Fale agora com um especialista em plano de saúde

Clique e consulte os preços do seu novo plano de saúde

Faça agora mesmo uma cotação personalizada com um de nossos especialistas em planos de saúde e confira as melhores opções para você. É mais rápido, seguro, gratuito e totalmente online!

Compartilhar:

WhatsApp
Telegram
Email
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras postagens