Faça sua cotação 100% via WhatsApp e garanta seu desconto de até 50%

Terçol é contagioso?

TERÇOL É CONTAGIOSO?

Você já deve ter ouvido falar que “se negar algo para alguma grávida, você terá terçol”, ou, no caso de já ter um terçol, alguém diz “negou algo para uma grávida?” Entretanto, isso é mito. 

Garanta o seu Desconto de até 40%
Escolha o tipo do plano
Quanto deseja investir por mês no seu convênio?
Ao continuar, você aceita os Termos e Condições.

Visto que essas são superstições de gerações antigas, a Compare Seguros separou esse tema tanto falado para explicar de fato: o que é o terçol? Será que é contagioso?

Nosso corpo está aberto para receber diversas inflamações e o terçol é um deles. Mesmo que tenhamos células no combate a células infecciosas, cada organismo trabalha de uma maneira diferente. Por isso, vamos saber o de fato é e como isso pode ser evitado.

O QUE É O TERÇOL?

terçol é uma inflamação causada na pálpebra do olho, seja do lado esquerdo, ou direito, ele é chamado de hordéolo, mas, é conhecido como terçol. O terçol ocorre tanto em homens, quanto mulheres, e causa dor e vermelhidão. 

As glândulas Zeis e Mol (inflamação externa) quando inflamam, causam essa inflamação, causando uma secreção, mas, não é contagioso e não oferece risco algum para a visão da pessoa. 

Ele fica localizado na base dos olhos ou perto dos cílios, na própria pálpebra e geralmente, parece uma espinha, maior do que a normal, se o terçol não for devidamente cuidado, pode causar uma infecção no tecido da pálpebra, o que pode ser chamado de celulite

O que também não pode ser feito, é espremer o terçol, pois ele não é uma espinha e nem ficar colocando a mão. Pois, isso pode gerar uma infecção maior, levando o indivíduo a tratar com antibióticos mais fortes. 

Além do inchaço que o terçol causa, os olhos ficam lacrimejando com frequência, o indivíduo tem sensibilidade à luz e tem um pequeno ponto amarelo onde está inchado, como falamos anteriormente, a presença do pus. 

Geralmente, o terçol drena e desaparece espontaneamente dentro de uma semana após o seu aparecimento. Caso não desaparecer e ele secar, será necessário fazer uma pequena cirurgia invasiva.

QUAL A CAUSA PARA O APARECIMENTO DO TERÇOL?

O corpo clínico responsável pelo entendimento do terçol, dizem que, problemas relacionados às inflamações crônicas como a blefarite (base da pálpebra), uso excessivo de lentes de contato e oleosidade da pele, são problemas que causam o terçol.

Além disso, pessoas que têm baixa imunidade também podem ter um terçol, não que isso vá ocorrer com todos. O estresse também pode causar, por isso, é preciso manter o equilíbrio e ter uma alimentação saudável.

COMO TRATAR UM TERÇOL?

Caso o terçol apareça em você, os primeiros cuidados podem ser realizados em casa mesmo. Essa limpeza precisa ser diretamente na pálpebra com xampu de pH neutro, ou seja, xampus sem cor. 

Compressas de água quente filtrada ou mineral também podem ser feitas, além de massagear o local com delicadeza, a fim de drenar a secreção da infecção. Para o uso da compressa, pode ser realizado pelo menos de 2 a 4 vezes por dia e aguardar de 15 a 20 minutos.

Antes de realizar qualquer tentativa de tratamento, é necessário que um médico oftalmologista seja consultado, para que o diagnóstico esteja correto. 

O indivíduo que está com o terçol deve evitar coçar o olho, principalmente na região afetada. Lave os olhos com frequência e as mãos precisam estar limpas também, pois, qualquer contato do dedo no olho, pode levar bactéria para a região.

As mulheres, sejam jovens ou mais velhas, também devem evitar o uso de maquiagem durante o tratamento e crise do terçol, pois, a maquiagem causa irritação devido às substâncias químicas. 

E, você que usa lente de contato, evite durante o período da inflamação, as lentes também podem causar mais irritação e os olhos precisam estar livres para evitar qualquer outro tipo de inflamação. 

TRATAMENTO DO TERÇOL COM MEDICAMENTOS

Não aplique qualquer medicamento senão receitado pelo médico especialista. É importante que o médico oftalmologista seja procurado. Geralmente, pomadas ou colírios são receitados, mas essa prática só pode ser realizada quando o médico for consultado.

Todo cuidado com os olhos devem ser feitos, o terçol não causa contágio nem perda de visão, mas pode desencadear outras inflamações senão cuidado corretamente.

COMO PREVENIR O TERÇOL?

A Compare Seguros separou algumas orientações que devem ser realizadas por todo mundo, para que assim, não surja o terçol,  nem outras inflamações que podem ocasionar a região dos olhos. Veja a seguir:

Se você tem um diagnóstico de blefarite ou tem pele oleosa, faça uma limpeza diária, não só no rosto, como também na região dos cílios e base das pálpebras. Como citado anteriormente, essa limpeza pode ser feita usando o xampu neutro. 

Evite também dormir com maquiagem no rosto, sempre que usada, retire todo o excesso, fazendo uma boa limpeza, principalmente na região dos olhos, onde o uso é maior devido ao uso de sombras, cílios postiços e delineador. 

Evite coçar os olhos com frequência, ainda mais quando os dedos das mãos estiverem sujos, ainda mais com a poluição do ar. Com isso, você pode prevenir a conjuntivite alérgica. 

Lave bem as mãos e faça o uso de álcool em gel. Carregue-o sempre dentro da bolsa, principalmente aqueles que usam transporte público, pois a proliferação de bactérias é maior.

Contudo, é necessário que sempre mantenha o rosto bem lavado e limpo, assim como as mãos, pois, dependemos dela para fazer tudo e, se contive bactérias, podem ser direcionadas para os olhos quando o contato por feito. 

Crianças, adolescentes e grávidas são mais propensos a terem um terçol, devido à alteração hormonal, pessoas estressadas também, como foi falado. Por isso, é importante que todos tenham uma alimentação saudável e controle o estresse.

Se a pessoa for muito estressada, pode consultar um médico especialista, como o psicólogo e iniciar um tratamento para que esse estresse seja controlado e ela possa viver melhor.

Portanto, é necessário cuidar bem da saúde e limpeza, principalmente do rosto e das mãos, na qual, estão mais propícios à adquirem bactérias do dia a dia. Caso haja dúvidas, procure um médico.

Promoções mensais com até 40% de desconto

Fale agora com um especialista em plano de saúde

Clique e consulte os preços do seu novo plano de saúde

Faça agora mesmo uma cotação personalizada com um de nossos especialistas em planos de saúde e confira as melhores opções para você. É mais rápido, seguro, gratuito e totalmente online!

Compartilhar:

WhatsApp
Telegram
Email
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras postagens