SINTOMAS DE RINITE ALÉRGICA
Quem nunca espirrou por diversas vezes em lugares fechados, com resquícios de poeira ou por sentir um cheiro forte, seja de perfume ou qualquer outro cheiro? Pois é. É muito incômoda essa sensação, mas você sabe o que isso significa? Um desses sintomas pode ser rinite alérgica! Mas o que é isso?

A rinite alérgica é uma inflamação aguda ou crônica no seio nasal, isto é, ela pode ser alérgica, irritativa ou infecciosa. A rinite alérgica não tem cura, mas tem tratamento, em alguns casos, portadores da rinite alérgica pode ter crises diárias.
Quem tem a rinite alérgica, geralmente tem coriza, coceira ou espirros, e é considerada hereditária e não é contagiosa, ou seja, se a pessoa que tenha a rinite alérgica está perto de outra pessoa que não tem, ela não vai pegar.
Antes de ter o diagnóstico, quem tem coriza, normalmente confunde a rinite alérgica com a adenoide (carne esponjosa), pois ela causa entupimento nasal, dependendo do grau, que é grau I, II e III, causando roncos e dificuldades para respirar.
O QUE CAUSA A RINITE ALÉRGICA?
Estar exposto à algumas coisas, podem desencadear a crise para quem a rinite alérgica, como no caso de:
-Ácaros;
-Alimentos como: trigo, leite de vaca, soja, ovo, peixe e crustáceos;
-Descamação da pele;
-Fumaça de cigarro ou qualquer outro fumo;
-Fungos;
-Mudança brusca de temperatura;
-Mofo;
-Perfume;
-Plantas que soltam substâncias alérgicas como a cajueiro;
-Produtos de limpeza que possuem cheiro forte;
-Saliva de animais como cães e gatos;
-Urina.
Além disso, pessoas que possuem imunológico baixo, também estão propícias a terem a rinite alérgica, pois as células estão mais fracas e não conseguem reagir contra à inflamação.
COMO SEI QUE TENHO RINITE ALÉRGICA?
Se você possui muita irritação no nariz, coriza e espirros, você pode ter uma rinite alérgica. Entretanto, é necessário que marque uma consulta com um médico especialista, como no caso de um otorrinolaringologista.
O diagnóstico também pode ser realizado por meio do alergologista, na qual, será solicitado exames específicos, como no caso de testes cutâneos, dosagem de lgE específica, citologia de secreção nasal, rinometria acústica e prova de provocação nasal.
Não confunda os espirros ou a coriza com a gripe. A gripe é causada por um vírus, no caso da rinite alérgica, é por elementos alérgenos.
Quando diagnosticada, o médico receita um tratamento com medicamentos, por exemplo, e outros métodos que vai depender do grau da rinite alérgica.
COMO CUIDAR DA RINITE ALÉRGICA E EVITAR CRISES?
Para que consiga conviver sem crises que podem afetar seu desempenho profissional, ou convivência social, fique em lugares limpos e abertos, com ventilação para que tenha um ar circulado.
-Faça limpeza nasal com soro fisiológico 0,9%, ao menos três vezes por dia ou borrifar spray nasal – se recomendado pelo médico;
-Evite usar ar condicionado ou ventilador, pois são eletrodomésticos que acumulam poeira e ácaros;
-Tenha uma alimentação equilibrada;
-Se sentir vontade de espirrar, não prenda o espirro, para que não haja ruptura de membrana timpânica pela saída do ar pela tuba auditiva ou sangramento nasal;
-Não use produtos com cheiros fortes e nem esteja perto de algo que tenha cheiro.
-Tome banho quente, pois o vapor ajuda na congestão nasal;
-Faça inalação com soro;
TEM VACINA PARA RINITE?
Sim e existe há 30 anos. O nome dela é chamada de imunoterapia e é medicada dependendo do grau da rinite do paciente. O tratamento é mais longo e reduz muito a sensibilidade aos alérgenos.
Entretanto, a vacina só medicada aos pacientes que não reagem aos outros tratamentos, como no caso de drogas farmacológicas. Existem dois grupos, os que previnem e os que aliviam os sintomas.
Portanto, é preciso ter atenção e não se automedicar se você tem rinite alérgica. Converse com um médico e faça o tratamento corretamente. Caso não esteja reagindo, informe-o.
O QUE A RINITE ALÉRGICA PODE OCASIONAR?
Quem é portador da rinite alérgica, pode estar sujeito ao desencadeamento de outros problemas de saúde, tais como:
-Otite;
-Problemas de sono;
-Roncos (devido o congestionamento do nariz);
-Sinusite.
QUAL A DIFERENÇA ENTRE A RINITE ALÉRGICA E A SINUSITE?
É muito comum os pacientes antes de serem diagnosticados ou até mesmo após serem, confundir a rinite alérgica com a sinusite, caso possua as duas. Sim, uma pessoa pode ter tanto a rinite alérgica, quanto a sinusite.
As duas se confundem porque congestionam o nariz e causam a secreção nasal, porém, é possível diferenciar uma da outra. Qual é a diferença de ambas?
A sinusite é uma inflamação da mucosa localizada nos seios da face, ou seja, perto das sobrancelhas e na bochecha, no que chamamos de maçã do rosto. As bactérias do muco, causam essa inflamação.
A rinite alérgica possui secreção transparente e faz com que os olhos lacrimejam, já a sinusite, pode ser amarelada, espessada ou esverdeada, podendo haver laivos de sangue junto a secreção.
A sinusite pode surgir a qualquer momento, possui cura, provoca febre, tosse, reduz o paladar e o olfato. Em alguns casos, pacientes precisam realizar cirurgia, infecciona os seios paranasais, causa mau hálito e pode durar até 12 dias.
Quem tem sinusite, quando está com uma crise mais elevada, possui fortes dores de cabeça também, fazendo com que a pessoa não consiga tanto abrir os olhos, ainda mais se estiver em lugares com bastante luz, pois causa dores maiores.
QUANTO TEMPO DURA UMA RINITE ALÉRGICA?
A rinite alérgica pode provar até dez espirros por segundo, e costuma durar de cinco a sete dias (1 semana). Depende muito do nível em que a rinite alérgica se encontra. Se o paciente não cuidar corretamente, ela pode durar por mais de 3 meses, levando-o paciente a recorrer ao médico constantemente por causa da crise.
UMA PESSOA COM RINITE ALÉRGICA VIVE NORMALMENTE?
Sim, não há restrição quanto a vivência do portador, entretanto, em dias de crise, a pessoa fica mais vulnerável, sensível e fraca, pois seu sistema imunológico está mais fraco.
Por isso, é importante que se cuide, tome bastante água e mantenha a limpeza nasal, além disso, tomar cuidado com dias muito quentes, pois o ar fica tende a ficar mais seco, provocando uma irritação.
Se você tem crises diárias, fique atento ao local que frequenta e se está perto de coisas que causam a alergia, pois, dependendo do seu organismo, a rinite alérgica pode durar dias ou meses.
Promoções mensais com até 40% de desconto
Fale agora com um especialista em plano de saúde
Faça agora mesmo uma cotação personalizada com um de nossos especialistas em planos de saúde e confira as melhores opções para você. É mais rápido, seguro, gratuito e totalmente online!
