Faça sua cotação 100% via WhatsApp e garanta seu desconto de até 50%

O QUE É PSORÍASE?

O QUE É PSORÍASE?

Já se deparou com pessoas que possuem sua pele mais grossa, com escamas ou manchas? Geralmente avermelhadas, essas manchas causam desconforto em quem as possui, além do incômodo por diferenciar a pele das demais.

Garanta o seu Desconto de até 40%
Escolha o tipo do plano
Quanto deseja investir por mês no seu convênio?
Ao continuar, você aceita os Termos e Condições.

Muitas vezes, pessoas que possuem esse tipo de doença chamada psoríase, sofrem preconceito. Em 2016, por exemplo, foi realizada uma pesquisa com portadores de diversos países, inclusive o Brasil, na qual apontou sendo um dos países com mais discriminatória, ficando atrás de Taiwan e Coréia do Sul. 

A pesquisa foi realizada pela farmacêutica Norvatis, e, esses dados computaram o preconceito que portadores da psoríase enfrenta por causa da sua aparência. 

Nessa pesquisa, 96% dos entrevistados, relataram que sofreram situações de constrangimento. Por isso, vamos entender como funciona essa doença e que não pode ser considerada como contagiosa, pois não é.

O QUE É PSORÍASE?

É uma doença que não tem cura, causada pelo acúmulo de células da pele, formando escamas e manchas que causam a coceira. Por ser uma doença crônica, ela se desenvolve tanto em homens, quanto mulheres.

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), 1 a 3% da população mundial apresenta a psoríase, isto é, mais de 125 milhões de pessoas no mundo e mais de 5 milhões aqui no Brasil. 

A doença pode surgir em qualquer parte do corpo: cabeça, braço, mão, nuca, pescoço, braços, ou seja, em qualquer parte mesmo.  O mais comum da psoríase é a em placas, cerca de 90% dos pacientes são diagnosticados com ela. 

A psoríase apresenta diversos tipos, dos quais, serão apresentados a seguir:

PSORÍASE ARTROPÁTICA (ARTRITE PSORIÁSICA OU ARTRITE PSORIÁTICA)

A psoríase artropática atinge as articulações, além da pele e cerca de 10 a 40% dos pacientes são atingidos por ela, causando muita dor. 

PSORÍASE GUTATA (OU PSORÍASE EM GOTA)

São pequenas lesões em formas de gotas, mas são bem numerosas. Geralmente aparecem no tronco, braços, pernas e no couro cabelo. Normalmente, seu aparecimento é causado por infecções bacterianas. 

PSORÍASE ERITRODÉRMICA

Essa  é a menos comum que pode se desenvolver. Caso se desenvolva, possui sua vermelhidão difundida. Quem já tem a psoríase, pode desencadear a eritrodérmica, pois apresenta agressões à pele, como queimaduras (pelo uso constante de corticoides), infecções ou pela falta de cuidados do outro tipo de psoríase. 

PSORÍASE EM PLACAS OU VULGAR

Como citada anteriormente, é a mais comum entre os diagnosticados. Esse tipo de psoríase desencadeia placas avermelhadas na pele, formando escamas esbranquiçadas ao redor ou prateadas, causando dor e até mesmo sangramento. 

Por se desenvolver em áreas como o couro cabeludo, cotovelo e joelhos, ela pode de aglomerar por outras regiões do corpo. Caso a crise da doença seja maior, pode chegar a regiões palmares e plantares, inclusive no rosto. 

PSORÍASE INVERTIDA

Ao contrário dos outros locais, esse tipo de psoríase desencadeia em regiões consideradas úmidas do corpo humano, isto é, em regiões como virilha, axilas e região abaixo da mama. 

Seu desencadeamento produz lesões bem avermelhadas, entretanto, não produz escamas. Os sintomas podem ser agravados principalmente em dias de calor, na qual, o corpo soa, ou se caso a pessoa soa muito devido seu próprio organismo, ou até mesmo atrito da pele. 

PSORÍASE PUSTULOSA

A pustulosa, como é conhecida, apresenta vesículas ou bolhas de pus não infeccioso, horas depois de a pele ser atingida pela vermelhidão. É considerada rara e causa calafrios, coceira intensa, febre e fadiga. 

PSORÍASE UNGUEAL

Considerada por se desenvolver nas unhas dos pés e das mãos, a ungueal pode fazer com que as unhas se descolem da carne e pode até mesmo se esfarelarem. 

COMO A PSORÍASE É CAUSADA?

De acordo com a SBD (citada anteriormente), diversos fatores podem desencadear a psoríase, por mais que ainda não haja uma causa certa, como tantas outras doenças, mas, alguns desses fatores são:

Estresse: um grande fator para a causa é o estresse emocional. O sistema nervoso quando reage às células do estresse, acabam debilitando o sistema imunológico, assim como a ansiedade. 

Herança genética: cerca de 40% dos pacientes diagnosticados com psoríase possuem histórico familiar da doença, seja dos pais, avós, entre outros. 

Mudança climática: em climas frios, a pele tende a ficar mais ressecada, e isso facilita no surgimento da psoríase. 

Maus hábitos: o tabagismo e a bebida alcóolica são grandes fatores que podem desencadear no surgimento da psoríase, além de piorar seu estado quando ela aparece. 

Trauma físico: quem faz tatuagens e teve a pele queimada, tem chances de desenvolver a psoríase, por serem áreas que sofreram traumas. 

SINTOMAS DA PSORÍASE

Os sintomas da psoríase vai depender de cada paciente, ao qual, ele foi diagnosticado com o tipo do que foi citado acima. Conheça os sintomas:

  • Coceira, queimação e dor;
  • Inchaço e rigidez nas articulações;
  • Manchas avermelhadas, com escamas prateadas ou esbranquiçadas;
  • Pele ressecada e rachada – com ou sem sangramento;
  • Pequenas manchas brancas ou escuras  pós lesões;
  • Unhas grossas, sulcadas, descoladas ou esfareladas.

QUAL TRATAMENTO?

Como já falado, a psoríase não possui cura, mas o portador pode fazer o tratamento, o que vai depender de como a doença está, se está em estágio inicial ou mais avançado. 

Conheça os tipos de tratamento que podem ser feitos:

Fototerapia: a pele do paciente fica exposta à luz ultravioleta sob supervisão médica e com profissionais especializados, para que assim, o tratamento da pele seja realizado com sucesso. 

Tratamentos biológicos: o uso de medicamentos devem ser ministrados e receitados por um médico especialista. Desta forma, são receitados medicamentos injetáveis para pacientes que possuem a  moderada a grave.

Os medicamentos são conhecidos como anti-TNFs (como adalimumabe e infliximabe (utilizados para também tratar portadores da Doença de Chron), e o etanercepte), anti-interleucina 12 e  23 (ustequinumabe) e/ou anti-interleucina 17 (secuquinumabe).

Tratamentos sistêmicos: para esse tratamento, é usado o uso de medicamentos ou remédios injetáveis. Esse tratamento é recomendável para o paciente com psoríase moderada a grave ou com artrite psoriásica. 

Tratamento tópico: o uso de pomadas e cremes para serem aplicados nas lesões da pele. Esse tratamento pode ser feito com outros tratamentos, mas geralmente é usado isolado para quem possui a leve. 

QUAL É A IDADE MAIS COMUM PARA A PSORÍASE APARECER?

De fato, não existe uma faixa etária exata para o aparecimento da psoríase nem o sexo, ela atinge pessoas de 20 a 30 anos e dos 50 a 60 anos. Na infância, geralmente acomete em pessoas antes dos 16 anos de idade. 

COMO PREVENIR A PSORÍASE?

Embora não seja uma doença que dê para prevenir, algumas recomendações podem ser seguidas para que tenha uma vida saudável e cuide melhor do seu bem-estar.

Quando for tomar banho, não demore muito, ainda mais quando a água estiver quente. Evite isso e faça uso da água morna, pois água quente demais também é prejudicial à saúde, não só para a psoríase.

Se você já possui doenças associadas à síndromes metabólicas (como cardíaca, acidente vascular cerebral e diabetes), tenha controle e saiba fazer o tratamento corretamente. 

Separe 15 minutos do seu dia, como em dias ensolarados, para se expor ao sol, mas evite horários, na qual, o sol está mais quente, saia para exposição solar em horários como às 10 horas da manhã e depois das 16 horas.

Faça uso diário de hidratantes, principalmente os que são ativos calmantes e suavizam as espessuras das feridas, ainda mais aqueles que já possuem a pele ressecada por causa do próprio organismo. 

Evite o estresse, faça coisas que te acalmam e que não agrave ainda mais a psoríase. 

Pessoas que já possuem um histórico familiar deve ter uma atenção redobrada em relação aos sintomas. Por isso, cuide bem da pele, faça exercícios e tenha uma boa alimentação. 

Caso tenha algum dos sintomas, procure um médico especialista antes de fazer qualquer tratamento sem a conscientização médica, pois pode agravar ainda mais, caso tenha um diagnóstico posteriormente. 

A doença não tem cura, mas o paciente pode viver normalmente. Não tenha preconceito, ajude e entenda a doença. Dia 29 de outubro é o Dia Mundial da Psoríase e tem como objetivo conscientizar a todos sobre a doença. 

Promoções mensais com até 40% de desconto

Fale agora com um especialista em plano de saúde

Clique e consulte os preços do seu novo plano de saúde

Faça agora mesmo uma cotação personalizada com um de nossos especialistas em planos de saúde e confira as melhores opções para você. É mais rápido, seguro, gratuito e totalmente online!

Compartilhar:

WhatsApp
Telegram
Email
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras postagens