O QUE É MENINGITE?
É considerada uma doença extremamente grave, pois, se não tratada, pode deixar sequelas para o indivíduo que foi infectado, ou até mesmo levado à morte, como ocorre na maioria dos casos.
Essa doença pode infectar tanto criança, quanto adultos, porém, as crianças estão mais sujeitas a terem a doença, dependendo da sua situação vacinal e por seu sistema imunológico ainda estar em fase de desenvolvimento.
A principal bactéria da meningite é o meningococo, ela acontece por meio da saliva e por secreções respiratórias, caso uma pessoa esteja próxima de uma pessoa que esteja infectada.
Porém, por mais que esse contato de transmissão por acontecer, ela é considerada uma bactéria que não tem agentes tão contagiosos, como o vírus da gripe. Saiba que existe mais de um tipo de meningite, o que será apresentado a seguir.
QUAIS SÃO OS TIPOS DE MENINGITE?
Ao todo, são seis tipos de meningite, ao qual, qualquer um está sujeito a pegar. Todos apresentam os sintomas similares, entretanto, o que vai diferenciar é a intensidade que o quadro pode agravar e sua evolução.
Meningite bacteriana: é causada como o próprio nome diz, por bactérias. Ela é considerada a meningite mais grave e pode levar o infectado à morte, caso não seja tratada com antecedência;
As bactérias que podem causar esse tipo de meningite são:
Haemophilus influenzae tipo B e Pneumococo (meningite pneumocócica): são meningites que tem menos frequência, pois são prescritas vacinas para combater estes tipos de bactérias e são bem eficazes para a prevenção.
Meningococo (meningite meningocócica): é a mais perigosa e a que causa maior morte entre os infectados, além disso, se tratada, pode deixar sequelas, causar surtos e epidemias, pois é transmitida pelas vias respiratórias.
Meningite carcinomatosa: causada por vírus do câncer;
Meningite fúngica: essa meningite é causada por um fungo. Geralmente, o indivíduo é infectado quando seu sistema imunológico está debilitado, como em caso de pessoas com câncer, AIDS ou as que estão realizando terapia imunossupressores.
O fungo principal que causa essa meningite é o criptococo, pode ser encontrado nas frutas estragadas, fezes ressecadas de pombos ou no solo. É considerada uma das doenças que é transmitida em portador de AIDS, porque se aproveita da baixa imunidade.
Entretanto, essa meningite não é transmitida de um indivíduo para o outro, e seu tratamento pode ser realizado por meio de antifúngico endovenoso;
Meningite inflamatória: é causada por doenças inflamatórias;
Meningite medicamentosa: causada por medicamentos;
Meningite viral: causada por 11 tipos de vírus, que podem ser transmitidos pelas fezes e saliva (espirro, tosse, beijo, fala) e pode ser tratada com o uso de medicamentos para dor e febre, entretanto, o infectado precisa ter um acompanhamento médico para que não haja avanço da doença.
Os vírus que podem causar a meningite viral são:
-Adenovírus;
-Arbovírus (vírus da febre do Nilo Ocidental);
-Enterovírus;
-HIV-1;
-Vírus pertencentes ao grupo da herpes: Herpes simples do tipo 1 e 2, Varicela zoster, Epstein-Barr e Citomegalovírus;
-Vírus da caxumba;
-Vírus da coriomeningite linfocítica;
-Vírus do sarampo.
QUAIS OS SINTOMAS DE MODO GERAL?
Saiba quais os sintomas que as meningites podem causar:
Coma (na fúngica, só em alguns casos);
Confusão mental (na fúngica);
Dor de cabeça;
Dor muscular;
Dor no pescoço;
Erupção cutânea;
Febre alta;
Fotofobia (sensibilidade à luz);
Irritabilidade (na fúngica);
Manifestações gastrointestinais e respiratórias;
Manchas vermelhas na pele (na meningocócica)
Náuseas;
Rigidez na nuca (dificuldade em encostar o queixo no peito);
Vômitos;
COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO?
Caso você sinta algum dos sintomas citados acima, ou, maior parte deles, deve procurar um médico urgente. O diagnóstico será realizado com base nas informações do paciente e a seguir, o médico solicitará um exame de sangue e do líquido cefalorraquidiano.
Esse líquido é coletado através de uma punção na coluna lombar, ou seja, mesma punção para coletar o líquido quando o paciente está com suspeita de lúpus.
Posteriormente, quando o resultado estiver em mãos, o médico pode revelar qual tipo de meningite é, caso o diagnóstico seja esse.
COMO TRATAR?
Após o diagnóstico, o tratamento pode ser feito por meio de antibióticos, caso seja meningite bacteriana e esse prescrição é feita com base no tipo de bactéria da meningite.
Como citado anteriormente, as meningites virais, não precisam que sejam tratadas com antibióticos, o que é usado é apenas analgésicos e antitérmicos, por causa da dor e da febre.
Para os que são diagnosticados pelo vírus da herpes, o tratamento pode ser feito com base em medicamentos antivirais.
COMO PREVENIR?
A prevenção pode ser feita por meio das vacinas que são ministrados por Postos de Saúde ou por Clínicas Particulares, na qual, o paciente pode tomar para que se previna contra a doença.
Para as crianças, é administrada a vacina Haemophilus, já as vacinas para meningocócica e pneumocócica são administradas tanto para adultos, quanto para crianças.
Outra maneira de se prevenir, além das vacinas, é utilizar aparelhos purificadores de ar para umidificar a casa, ou seja, se a sua casa possui ou não crianças, é importante manter o ambiente mais úmido, principalmente no quarto, para que não haja a proliferação de fungos.
Além disso, evite deixar que frutas estraguem dentro de casa, mantendo sempre a limpeza do ambiente. Para os que possuem baixa imunidade, mantenha uma alimentação regrada, além de fazer o tratamento correto.
Não se automedique caso tenha suspeita da doença. Procure um médico com antecedência para que o diagnóstico seja realizado por meio dos exames solicitados pelo seu médico.
Se automedicar pode trazer agravos à saúde, piorando o quadro caso esteja realmente com meningite.
DIA MUNDIAL DE COMBATE À MENINGITE
Lembrado no dia 24 de abril, a Sociedade Brasileira de Imunizações (Sbim) lançou uma campanha contra a doença. Essa data tem como objetivo, conscientizar as pessoas sobre a doença infecciosa e influenciar para que todos se vacinem.
Promoções mensais com até 40% de desconto
Fale agora com um especialista em plano de saúde
Faça agora mesmo uma cotação personalizada com um de nossos especialistas em planos de saúde e confira as melhores opções para você. É mais rápido, seguro, gratuito e totalmente online!
