Faça sua cotação 100% via WhatsApp e garanta seu desconto de até 50%

O que é linfoma

O QUE É LINFOMA?

Muitas pessoas não sabem o que é linfoma e se a doença é grave, mas este conteúdo tem o objetivo de te ajudar a entender mais sobre a doença, quais são os sintomas, como é o tratamento, a medicação e entre outros pontos que vamos citar aqui. 

Garanta o seu Desconto de até 40%
Escolha o tipo do plano
Quanto deseja investir por mês no seu convênio?
Ao continuar, você aceita os Termos e Condições.
Compare Planos de Saúde
O sistema linfático funciona como uma espécie de rede para combater as doenças do corpo. Nesta rede estão incluídos os gânglios linfáticos, o baço, o timo e a medula óssea. Quando uma célula normal do sistema linfático se transforma crescendo de forma desordenada e se espalhando pelo organismo, surge o linfoma. 

O tecido linfático pode ser encontrado em todo corpo, por isso o linfoma pode ter início em qualquer região corporal e apresenta graus de agressividade diferenciados. O câncer no sistema linfático é considerado raro, no Brasil os casos da doença é menor de 150 mil. 

Existem dois tipos de linfoma, o de Hodgkin e o não Hodgkin, normalmente os sintomas se apresentam como  fadiga, perda de peso e inchaço dos gânglios. Além de medicação o tratamento deste câncer pode envolver quimioterapia, radioterapia e em alguns casos raros transplante de célula-tronco. 

Além das dúvidas sobre o que é linfoma, as pessoas também têm muito interesse em saber qual faixa etária está mais propensa a ter a doença, mas a verdade é que ela pode atingir qualquer faixa etária, porém o mais comum é entre adolescentes e jovens adultos (15 a 29 anos), adultos (30 a 39 anos) e idosos a partir dos 75 anos.

LINFOMA DE HODGKIN X LINFOMA DE NÃO HODGKING, SAIBA AS DIFERENÇAS ENTRE ELES

O que é linfoma de Hodgkin? Este tem origem nos linfonodos do sistema linfático. A doença tem início quando um linfócito se transforma em uma célula maligna, com potencial para crescer e disseminar-se descontroladamente. Quando a célula maligna passa a produzir cópias idênticas, estas podem atingir outros tecidos, neste caso se não houver o tratamento adequado, as células podem atingir outras partes do corpo.

O que é linfoma de não Hodking? Mais conhecido como LNH, é o tipo da doença mais comum na infância. Aproximadamente 60% dos casos de linfomas em crianças e adolescentes são de LNH, apresentando chances de cura de 60% a 90%, dependendo das características clínicas dos pacientes. Além disso, existem mais de 20 subtipos diferentes da doença.

Segundo dados do INCA- Instituto Nacional de Câncer, o número de casos da doença de não Hodgkin duplicou nos últimos 25 anos, principalmente entre indivíduos com mais de 60 anos. As razões para esse fato são desconhecidas. A estimativa de novos casos para este ano é de 10.180, sendo 5.370 em homens e 4.810 em mulheres.

Agora que você já sabe o que é linfoma e quais as diferenças entre eles, a seguir você vai conhecer os 4 estágios da doença e os métodos para diagnosticar a  doença pois o tratamento se dá de acordo com o estágio em que o linfoma se encontra.

ESTÁGIOS DO LINFOMA, CONHEÇA A CLASSIFICAÇÃO DA DOENÇA:

Após o diagnóstico do linfoma, é necessário classificá-lo, mas como essa classificação é feita? Ela se faz por meio da avaliação e da determinação de seu tipo e estágio, isso porque para que o prognóstico seja exato e o tratamento da doença seja escolhido, é fundamental realizar uma pesquisa para identificar se o linfoma se disseminou a partir de seu local de origem e em qual intensidade. Os estágios da doença são:

  • Estágio I:  o paciente só tem uma cadeia de linfonodo comprometida, então apenas uma região do corpo está afetada. Pode ser a região cervical ou das axilas;
  • Estágio II: dois ou mais grupos de linfonodos estão envolvidos do mesmo lado do diafragma. Porém, essas duas regiões ficam no mesmo lado do diafragma, ou seja, só em cima ou só embaixo, por exemplo, axilas e pescoço.
  • Estágio III: os grupos de linfonodos acometidos encontram-se em posições diferentes, acima e abaixo do diafragma. Dessa forma, a doença está mais espalhada, por exemplo, pescoço e virilha;
  • Estágio IV: o linfoma já infiltrou não só o tecido linfático, mas também algum outro órgão, como estômago, fígado, rim ou sistema nervoso central;

Entenda melhor os estágios e as regiões do corpo afetadas a através da imagem, dessa forma a compreensão de onde os linfomas se manifestam se torna mais clara:

PRINCIPAIS SINTOMAS PARA TE ALERTAR SOBRE O QUE É LINFOMA

Como já dissemos anteriormente a doença pode surgir em qualquer parte do corpo, por isso os sintomas podem se manifestar de formas diferentes e dependendo de onde o linfoma está localizado. Os sintomas iniciais e requerem atenção são: fadiga, febre, suor noturno, coceira na pele e perda de peso sem motivo aparente. A seguir saiba quais são os principais sintomas e como eles se manifestam em diferentes regiões do corpo: 

Pescoço, axilas e virilha: surgimento de ínguas geralmente indolores;

Tórax: os sintomas mais comuns que se manifestam nessa área é tosse seca, falta de ar e dor torácica;

Abdômen e pelve: falta de apetite devido a sensação de estômago cheio e distensão abdominal;

OPÇÕES DE TRATAMENTO PARA O LINFOMA

Ao receber o diagnóstico de linfoma, a primeira coisa que vem em mente é se a doença tem cura, ainda mais por se tratar de um tipo de câncer, mas a verdade é que alguns linfomas podem ser curados e outros apenas ficam sob controle (desde que o paciente siga com o tratamento médico corretamente. 

O método mais tradicional para tratar o linfoma é a imunoquimioterapia, onde são utilizados anticorpo monoclonal (imunoterapia) em conjunto com a quimioterapia que envolve várias drogas medicamentosas, o tratamento também pode incluir ou não radioterapia. 

É possível que o paciente apresente recaída? Sim, como qualquer outra doença. Neste caso as alternativas para tratamento podem variar de acordo com o estágio em que a doença se encontra e como o tratamento inicial foi feito. O transplante de medula óssea e a radioterapia são opções de tratamento nessa fase. 

Mesmo depois que o tratamento for finalizado é importante realizar consultas periódicas para que o médico analise a recuperação. Apresentando uma boa recuperação, os intervalos entre as consultas podem aumentar progressivamente, mas é fundamental que esse acompanhamento seja feito e que o paciente aguarde a alta médica e não falte nas consultas.

COMO O DIAGNÓSTICO DO LINFOMA É FEITO?

O diagnóstico da doença é feito através de biópsia, é um procedimento em que uma pequena amostra do tecido é retirado e levado para análise, só assim é possível fazer um diagnóstico preciso.

 Exames de imagem também são necessários, eles permitem que seja determinada a localização dos tumores no organismo. Os principais exames de imagem para identificar o que é linfoma são:

  •  Radiografía: utilizada para identificar tumores no tórax;
  • Tomografia computadorizada: fornece imagens detalhadas do corpo, em diferentes ângulos;
  • Ressonância magnética: imagens de partes moles e órgãos são produzidas por meio de ondas magnéticas e de rádio;
  • Cintilografia com gálio: procedimento em que a substância radioativa injetada no corpo é atraída para locais acometidos pela doença.

FIQUE ATENTO AOS FATORES DE RISCO:

As causas do surgimento dos linfomas ainda não estão claras mas podem estar associadas a infecções crônicas ou até mesmo a fatores ambientais, como a exposição a produtos químicos, por exemplo.

Os pacientes que apresentam risco elevado de desenvolvimento do linfoma de Hodgkin ou não Hodgkin são aqueles que estão com o sistema imunológico comprometido por consequência de doenças genéticas, infecção pelo HIV ou uso de drogas imunossupressoras (medicação usada por quem fez algum transplante de órgão e também atua contra doenças inflamatórias) ou que possuem familiares diagnosticados com a doença.

Não há nenhuma forma efetiva de prevenção para o linfoma de Hodgkin.

O que achou do nosso conteúdo explicando um pouco mais sobre o que é linfoma? Se gostou compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas tenham acesso e conheçam o Blog da Compare Seguros e saibam um pouco mais sobre o que é linfoma, no nosso blog é possível encontrar muitas dicas e outros conteúdos relacionados a saúde. 

Para fazer um bom acompanhamento médico e diagnosticar qualquer doença em tempo, o ideal é contar com um plano de saúde que ofereça programas preventivos e profissionais que atuam em diversas áreas. Se você ainda depende do SUS saiba que um tratamento desta doença que atinge o sistema linfático pode ser muito mais demorado, caro e você está deixando de investir em qualidade de vida para você e na dos seus familiares. 

Aproveite a promoção da Compare Seguros e faça a contratação do seu novo plano de saúde com até 30% de desconto. Entre em contato através do nosso WhatsApp Business (11) 95591-3910 e saiba mais ou você pode realizar uma cotação online e falar com um de nossos consultores, que estão sempre prontos para te atender e oferecer os melhores planos de saúde pelo menor preço.

Promoções mensais com até 40% de desconto

Fale agora com um especialista em plano de saúde

Clique e consulte os preços do seu novo plano de saúde

Faça agora mesmo uma cotação personalizada com um de nossos especialistas em planos de saúde e confira as melhores opções para você. É mais rápido, seguro, gratuito e totalmente online!

Compartilhar:

WhatsApp
Telegram
Email
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras postagens