Faça sua cotação 100% via WhatsApp e garanta seu desconto de até 50%

Compare Planos de Saúde

O QUE É LABIRINTITE?

Labirintite é um termo muito usado para caracterizar este problema que pode comprometer o equilíbrio e a audição, afetando o labirinto (localizado dentro do ouvido), outro sintoma comum é a tontura. A labirintite é muito comum e atinge em torno e 2 milhões de brasileiros por ano.

Garanta o seu Desconto de até 40%
Escolha o tipo do plano
Quanto deseja investir por mês no seu convênio?
Ao continuar, você aceita os Termos e Condições.
Compare Planos de Saúde
Para os médicos, diagnosticar o que é labirintite se torna um desafio porque os sintomas dela são comuns em muitos outros problemas. O tratamento é feito com auxílio médico e geralmente apresenta melhoras em semanas ou alguns dias.

A labirintite se manifesta, em geral, depois dos 40 ou 50 anos, decorrente de alterações metabólicas e hormonais. Níveis aumentados de colesterol, triglicérides e ácido úrico podem acarretar alterações dentro das artérias que reduzem a quantidade de sangue circulando em áreas do cérebro e do labirinto.

Que especialidade médica trata a labirintite? O tratamento da labirintite pode ser feito por um clínico geral, mas em casos mais graves há necessidade de acompanhamento com otorrinolaringologista, que é a especialidade voltada a doenças do ouvido, nariz e garganta.

HÁ DIFERENÇA ENTRE LABIRINTOPATIA E DO QUE É LABIRINTITE?

É bastante comum que quando uma pessoa sinta tontura repentinamente faça uma associação de que “está com labirintite”. Porém, essa associação da labirintite com desequilíbrio no geral e zumbido no ouvido é um erro.

Afinal, a expressão correta a ser usada é “labirintopatia”, nome genérico dado a problemas relacionados tanto com a audição quanto com o equilíbrio corporal. A labirintite, portanto, é uma infecção grave e rara do labirinto sendo uma espécie de labirintopatia.

É necessário prestar atenção as tonturas relacionadas ao labirinto podem ser divididas nos seguintes tipos:

VERTIGEM PAROXÍSTICA BENIGNA

O tipo de tontura mais comum na população é causada pelo desarranjo de cristais que existem dentro do labirinto e que auxiliam a localizar a posição da nossa cabeça. Quando os cristais estão fora do lugar, eles geram um conflito de informações.

Esse quadro de tontura pode ser desencadeado por traumatismo craniano e é mais comum em pessoas que apresentam alterações metabólicas (como diabetes e colesterol alto), que fazem estes cristais se desprenderem do seu local de origem.

SÍNDROME DE MÉNIÈRE

A Síndrome de Ménière é uma alteração do labirinto, em geral causada por problemas metabólicos ou maus hábitos alimentares, como excesso de açúcares.

MIGRÂNEA VESTIBULAR

A migrânea vestibular é uma dor no cérebro, associada à tontura, desequilíbrio e dor de cabeça. Geralmente tem origem genética, mas também pode surgir devido ao estresse, mudanças hormonais e má alimentação.

O nome se dá pela inflamação atingir uma área do cérebro chamada de sistema vestibular, fazendo com que o paciente se sinta sensível à luz, sons e movimentos (como pessoas andando ou objetos se locomovendo).

CONHEÇA AS PRINCIPAIS CAUSAS DA LABIRINTITE

Infecções e inflamações: As causas da labirintite ainda não são totalmente claras. Mas o que se sabe é que infecções e inflamações sejam as principais causas para a doença, como a otite média e o resfriado.

Doenças específicas: Outros fatores, ainda que com menos frequência, também podem provocar labirintite, a exemplo de tumores, doenças neurológicas, compressões mecânicas, alterações genéticas, alergias e o uso de medicamentos perigosos para a saúde do ouvido interno.

Na labirintite, as áreas do ouvido interno ficam inflamadas e irritadas, fazendo os nervos do vestíbulo enviarem sinais incorretos ao cérebro como se o corpo estivesse se movendo. No entanto, outros sentidos, como a visão, não detectam esse movimento, causando uma confusão entre os sinais recebidos pelo cérebro e, consequentemente, a perda das noções de equilíbrio.

De forma geral, podemos dividir as causas da labirintite em:

  • Virais: labirintite descendente de infecções por vírus na boca, nariz e vias aéreas;
  • Bacterianas: invasão de uma bactéria no labirinto, muitas vezes ligada à meningite;

Emocionais: labirintite causada pelo estresse.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS DE LABIRINTITE?

O principal sintoma são as tonturas e vertigens. Na vertigem rotatória clássica, a sensação é que o ambiente gira ao redor do corpo, ou que este roda em relação ao ambiente. Na tontura, a sensação é de desequilíbrio, instabilidade, de pisar no vazio, de queda. A fase aguda da doença pode durar de minutos, horas ou até dias.

A vertigem pode ser associada ou não a:

  • Náuseas;
  • Vômitos;
  • Sudorese;
  • Alterações gastrointestinais;
  • Perda de audição ou audição diminuída;
  • Zumbido.

COMO A LABIRINTITE É TRATADA?

Geralmente é um problema que desaparece por conta própria. Medicamentos podem ajudar a controlar os sintomas, nunca se automedique, somente o profissional vai te dar um diagnóstico correto e uma medicação eficaz para tratar a labirintite. A terapia de reabilitação vestibular pode ajudar em alguns casos. Os medicamentos geralmente são anti-histamínicos e sedativos. 

A medicação, aliada a bons hábitos alimentares principalmente os alimentos que vamos citar a seguir costumam ser eficientes no combate aos sintomas da labirintite.

ALIMENTOS QUE AJUDAM A MELHORAR OS SINTOMAS DA LABIRINTITE

Não é novidade para ninguém que manter uma alimentação saudável e praticar atividades físicas só faz bem e traz uma série de benefícios para o corpo. Mas no caso da labirintite existem alimentos podem ajudar a amenizar os sintomas, são alimentos que ajudam a reduzir a inflamação do labirinto e também são alimentos ricos ômega 3, veja: 

  • Frutas e vegetais;
  • Sementes como chia, linhaça, abóbora e girassol;
  • Peixes como salmão, atum e sardinha;
  • Oleaginosas como castanha, amêndoas, nozes e amendoim;
  • Azeite de oliva e extravirgem. 

Além disso é importante se manter hidratado bebendo bastante água e procurar se  alimentar a cada 3 ou 4 horas, isso evita oscilações de glicemia e assim previne que novas crises apareçam. 

ALIMENTOS QUE NÃO SÃO RECOMENDADOS E PIORAM A LABIRINTITE

Se por um lado temos os alimentos que auxiliam na prevenção das crises existem aqueles que devem ser evitados porque pioram e podem aumentar a frequência das crises. Portanto se você foi diagnosticado com labirintite procure evitar consumir os alimentos a seguir: 

  • Açúcar e doces, como balas, chocolate, sorvetes e sobremesas;
  • Farinhas brancas, como farinha de trigo, pães brancos, biscoitos e salgados;
  • Bebidas açucaradas, como refrigerantes e sucos, principalmente os industrializados;
  • Bebidas estimulantes, como café, chá verde, chá preto, matcha, chá mate, chimarrão e energéticos;
  • Frituras, como pastel, salgadinhos, coxinha;
  • Carnes processadas, como salsicha, linguiça, bacon, salame, presunto, peito de peru e mortadela;
  • Sal e alimentos ricos em sal, como temperos prontos em cubo ou em pó, macarrão instantâneo e comida pronta congelada;
  • Bebidas alcoólicas.

O sal aumenta a pressão no ouvido, agravando a sensação de tontura, enquanto doces e farinhas aumentam a inflamação e causam grandes oscilações na glicemia, que é o açúcar no sangue, estimulando as crises. Para temperar os alimentos, prefira ervas aromáticas como alho, cebola, manjericão, alecrim e orégano.

Além de tomar cuidado com a alimentação é necessário ficar atento aos fatores de risco que podem ser causados por causa da idade ou até mesmo pelo consumo de alguns medicamentos entre outros, confira a seguir:

  • Ter idade acima dos 40 ou 50 anos
  • Hipoglicemia
  • Colesterol alto
  • Hipertensão
  • Diabetes
  • Triglicérides
  • Otite
  • Consumo excessivo de álcool
  • Tabagismo
  • Consumir café em excesso
  • Uso de medicamentos, como alguns antibióticos, anti-inflamatórios e remédios para estresse e ansiedade
  • Altas taxas de ácido úrico
  • Má alimentação
  • Jejum prolongado
  • Consumir açúcar em excesso

O nosso conteúdo sobre o que é labirintite foi útil para você? Se gostou compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas tenham acesso e conheçam o Blog da Compare Seguros e saibam um pouco mais sobre o que é esta doença, no nosso blog é possível encontrar muitas dicas e outros conteúdos relacionados a saúde. 

Para fazer um bom acompanhamento médico e diagnosticar qualquer doença em tempo, o ideal é contar com um plano de saúde que ofereça programas preventivos e profissionais que atuam em diversas áreas. Se você ainda depende do SUS saiba que o tratamento pode ser muito mais demorado, caro e você está deixando de investir em qualidade de vida para você e na dos seus familiares. 

Aproveite a promoção da Compare Seguros e faça a contratação do seu novo plano de saúde com até 30% de desconto. Entre em contato através do nosso WhatsApp Business (11) 95591-3910 e saiba mais ou você pode realizar uma cotação online e falar com um de nossos consultores, que estão sempre prontos para te atender e oferecer os melhores planos de saúde pelo menor preço.

Promoções mensais com até 40% de desconto

Fale agora com um especialista em plano de saúde

Clique e consulte os preços do seu novo plano de saúde

Faça agora mesmo uma cotação personalizada com um de nossos especialistas em planos de saúde e confira as melhores opções para você. É mais rápido, seguro, gratuito e totalmente online!

Compartilhar:

WhatsApp
Telegram
Email
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras postagens