MÉDICO QUE CUIDA DOS RINS
Saiba o papel importante desse especialista da medicina para os cuidados dos rins.
Você já parou para pensar qual é o especialista que cuida dos rins? E qual o papel importante que ele tem sobre a nossa vida para que tenhamos cuidados necessários no surgimento de alguma doença?
Segundo a Prefeitura de São Paulo, a Doença Renal Crônica (DRC) é a 6ª causa de morte com maior crescimento em todo o mundo. No Brasil, por exemplo, estima-se que 12 milhões de pessoas tenham alguma doença renal.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia, o índice de crescimento é de 8% ao ano, pode parecer um índice pequeno, mas, muitos não conseguem nem reagir ao tratamento, dependendo do quadro.
O QUE SÃO OS RINS E QUAL SUA IMPORTÂNCIA?
Segundo o Doutor Drauzio Varella, os rins são duas glândulas que estão localizadas na região posterior do nosso abdômen. Com isso, eles compõem o sistema excretor e osmorregulador.
Os rins são funcionais quando saudáveis e sua função é fazer a filtração do sangue para assim, eliminar as substâncias nocivas que podem estar localizadas no organismo, como no caso da amônia, ácido úrico e ureia.
Além disso, os rins fazem a manutenção do equilíbrio de eletrólitos no corpo, no caso do bicarbonato, cálcio, fósforo, magnésio, potássio, sódio, entre outros. Os rins também regulam o equilíbrio do ácido-básico, para que o pH do sangue se mantenha.
Outra função dos rins, além das citadas, é a eliminação de substâncias que são ingeridas no nosso corpo através das medicações, como as exógenas, elimina também a produção de hormônios, como a aldosterona e a prostaglandinas.
As artérias renais têm a função de enviar o sangue que vem do coração para os rins, por meio dos ramos da aorta.
Os rins possuem um número admirável de vasos sanguíneos, quando o sangue circula por esses órgãos, ele sai limpo das toxinas, passando pelas veias renais diretamente para o coração.
Mesmo não parecendo, a urina tem grande relação com os rins, pois, ela tem ligação da pelve do rim com a bexiga, com isso, a urina passa pelos canais ureteres e para na bexiga.
POR QUE É IMPORTANTE TOMAR ÁGUA?
Já notou quando vai ao banheiro para urinar e a urina está amarelada? Normalmente, a urina possui a cor quase esbranquiçada ou tem coloração de amarelo clarinho.
Quando a urina está bem amarelada, é um sinal de que os rins estão precisando ser hidratados, no entanto, muitas pessoas acham que tomar suco ou refrigerante já ameniza, porém, não, só agrava o quadro.
Esse sinal é de que os rins estão com mau funcionamento, pois eles precisam da água, assim como o nosso corpo para que se mantenha hidratado e saudável. Por isso, beba no mínimo 2 litros de água por dia.
Na tabela a seguir, podemos ver a coloração da urina e sua transformação, indicando o que pode estar acontecendo.

Fonte: Pró Rim
Entretanto, a urina também pode estar amarelada devido à alguma medicação que o indivíduo esteja tomando, como no caso de medicamentos imunossupressores, para infecções ou para o tratamento uterino.
Agora, você está curioso(a) para saber qual médico que cuida dos rins? Então, continua lendo esse conteúdo para saber mais.
NEFROLOGIA
O nome pode parecer estranho, mas esse especialista chamado de nefrologista é o principal responsável por cuidar dos rins quando estão doentes. O nefrologista não cuida somente dos rins, mas também do trato urinário.
Embora o foco seja tratar de doenças, o nefrologista também tem o objetivo de prevenir doenças que são causas da morte de muitas pessoas que não conseguem reagir ao tratamento da hemodiálise.
QUAIS SÃO AS DOENÇAS QUE SÃO TRATADAS PELO NEFROLOGISTA?
O nefrologista trata especialmente doenças como a insuficiência renal crônica, na qual, os rins perdem a capacidade básica de efetuar suas funções, e a insuficiência renal aguda, na qual, os rins perdem subitamente a capacidade de realizarem suas funções como filtração dos resíduos.
Além dessas duas doenças, o nefrologista também cuida de outras anomalias, como:
- Alterações hidroeletrolíticas (alterações dos sais minerais do sangue, como sódio, potássio, cálcio, fósforo, etc.);
- Alterações do metabolismo ácido-básico;
- Cálculo renal de repetição;
- Complicações renais de doenças autoimunes;
- Diabetes insipidus nefrogênico;
- Doenças policística renal;
- Glomerulonefrites;
- Hipertensão arterial;
- Infecção urinária.
Quando o paciente é diagnosticado com qualquer uma das insuficiências e seu estágio se agrava, o nefrologista prescreve ao paciente o tratamento com a diálise ou hemodiálise para que consigam sobreviver.
No caso de pacientes que passam por transplante de rim, o médico nefrologista também é responsável pelo acompanhamento desse transplantado, entretanto, quem realiza a cirurgia é o urologista.
QUAL A DIFERENÇA ENTRE O MÉDICO NEFROLOGISTA E O UROLOGISTA?
Como citado anteriormente, o nefrologista é responsável por tratar doenças relacionadas aos rins e que ligam o sistema urinário. O urologista também trata o sistema urinário, tanto feminino, quanto masculino.
No entanto, o médico urologista fica responsável por procedimentos cirúrgicos, principalmente quando se trata de transplante de rim. Além disso, é responsável por doenças masculinas do sistema reprodutor, como próstata, pênis e testículos.
QUANDO DEVO PROCURAR UM DOS DOIS ESPECIALISTAS?
O urologista também pode realizar atendimento para mulheres, pois, ele não só trata de problemas masculinos. Neste caso, quando a causa for infecção de urina ou incontinência urinária, o urologista deve ser procurado, pois, é mais especialista nisso.
O nefrologista é mais responsável pelo diagnóstico e para prescrever um tratamento, seja com medicamentos ou com a diálise e hemodiálise. Desta forma, é mais recomendável que procure este médico.
Entretanto, vai depender muito do que o paciente está sentindo, pois cada organismo pode reagir de uma forma diferente.
Suponhamos que, um paciente já apresenta um quadro avançado quando vai consultar um nefrologista, logo, o médico já encaminha o paciente para o urologista para que ele faça uma cirurgia. Posteriormente, o paciente volta a ser atendido pelo nefrologista para início do tratamento.
Por isso, faça exames de rotina regularmente, geralmente, os exames de sangue são feitos a cada 6 meses, tempo médio que pode ou não ter alguma alteração no corpo.
Realize também, além dos exames de sangue, testes de urina e fezes, pois todo cuidado é pouco e é preciso manter toda atenção com a nossa saúde.
Não deixe de passar em consultas médicas regularmente e realizar exames, principalmente pacientes já diagnosticados com doenças cardiovasculares.
QUAIS CUIDADOS DEVEMOS TER COM OS RINS?
Assim como os rins, outros órgãos do nosso organismo são importantes. Mas, os rins têm importância de 100% no nosso corpo, assim como o coração. Embora possamos viver sem outros órgãos, como o fígado, sem os rins e o coração, não.
Por isso, todo o cuidado é importante para que possamos ter uma vida saudável e viver mais, desta forma:
- Beba bastante água;
- Diminua o consumo de sódio nos alimentos, pois é permitido apenas de cinco a seis gramas por dia;
- Diminua o consumo de alimentos gordurosos, principalmente fast food.
- Mantenha uma alimentação saudável como no caso de verduras e legumes;
- Mantenha o peso adequado a sua altura;
- Meça a pressão arterial regularmente;
- Não fume (independente do fumo que seja);
- Não consuma sucos industrializados, prefira sucos naturais;
- Pratique exercícios físicos;
DIA MUNDIAL DO RIM
Como forma de conscientização com o cuidado desse órgão, no dia 13 de março é celebrado o Dia Mundial do Rim. A data não é somente para conscientizar as pessoas sobre doenças renais, mas também para o câncer e pedra nos rins.
Promoções mensais com até 40% de desconto
Fale agora com um especialista em plano de saúde
Faça agora mesmo uma cotação personalizada com um de nossos especialistas em planos de saúde e confira as melhores opções para você. É mais rápido, seguro, gratuito e totalmente online!
