Faça sua cotação 100% via WhatsApp e garanta seu desconto de até 50%

Compulsão alimentar: como reconhecer e lidar?

Você acredita estar sofrendo de compulsão alimentar, mas não tem certeza ou não sabe como lidar com este transtorno (ou doença)? Caso a resposta seja sim, fique até o final deste artigo explicativo e detalhado!

Aqui, você encontrará o que significa este termo, quais são seus principais sintomas, causas, qual a sua relação com planos de saúde, quando a cirurgia bariátrica deve ser realizada e mais!

Contrate um plano de saúde com a Compare e garanta até 40% de desconto na sua primeira mensalidade. Aproveite essa chance de economizar!

GARANTA SEU DESCONTO DE 40% NA MIGRAÇÃO PARA UM NOVO PLANO

Sobre a Empresa

Mas afinal, o que é compulsão alimentar?

Segundo médicos especialistas, a compulsão alimentar é uma doença mental na qual a pessoa sente a necessidade de comer e comer muito, mesmo que não esteja com fome ou mesmo estando satisfeita. 

Quem sofre com a compulsão alimentar é capaz de comer em quantidades excessivas em um curto espaço de tempo. É comum que durante o estágio de compulsão a pessoa perca o controle e por isso ela come sem prazer. 

Claro que quando a pessoa come em grande quantidades são alimentos calóricos e nada saudáveis como, por exemplo, doces e refrigerantes. Por isso elas apresentam quadros de sobrepeso ou obesidade.

Vale ressaltar que este transtorno não está relacionado a gula, mas sim atrelado às emoções da pessoa, quando ela come proporciona uma sensação de alívio. Portanto, é mais um problema psicológico que gula. 

Outro ponto agravante que pode gerar a compulsão alimentar são as tentativas fracassadas de tentar controlar o peso. Por frustração, ela passa a comer de forma exagerada, buscando uma maneira de preencher o vazio. 

Saiba reconhecer os sintomas da compulsão alimentar

Todo mundo em algum momento exagera na comida, porém, existem casos em que comer de forma exacerbada e descontrolada torna-se um hábito rotineiro e frequente, o que configura a compulsão alimentar. 


Você deve ficar em alerta quando ver uma pessoa comendo frequentemente mesmo sem fome, porque isso pode desencadear a compulsão alimentar. Preste atenção também se a pessoa apresenta os seguintes sinais: 

  • Comer em abundância mesmo após estar saciado;
  • Comer muito rápido;
  • Acordar a noite para comer;
  • A pessoa começa a ficar mais introvertida;
  • Costuma comer escondido por ter vergonha do que consome e costuma comer longe de todos;
  • Adquire sentimentos de culpa e tristeza após comer muito;
  • Apresenta problemas afetivos, como carência e/ou dependência de algo. 

Você apresenta alguns desses sintomas de compulsão alimentar ou conhece alguém que esteja passando por isso e não sabe como ajudar? No tópico a seguir, você encontrará maneiras como lidar com essa patologia psicológica.

O que fazer caso suspeite possuir este transtorno?

A pessoa que deseja se libertar do problema, precisa procurar ajuda de algum profissional, pois você só irá se livrar da compulsão alimentar com acompanhamento. Mas qual é o profissional ideal para esses casos?  

Saiba que o diagnóstico de compulsão alimentar pode ser feito por um nutrólogo, endocrinologista, clínico geral ou psiquiatra. 

Por se tratar de uma doença mental, o especialista vai fazer o diagnóstico de conforme o relato que cada paciente apresentar.

Por esse fato, quem está na luta contra esse problema de compulsão alimentar deve manter o acompanhamento com um ou mais profissionais da saúde, dependendo dos casos, podendo chegar até a cirurgia bariátrica.

Riscos associados à compulsão alimentar 

Como toda e qualquer doença, a compulsão alimentar também oferece riscos à saúde, os principais deles estão atrelados ao excesso de peso e a alimentação pouco nutritiva, porém, em excesso. 

É importante lembrar de cuidar do lado emocional, nenhuma doença desse tipo se desencadeia sozinha. 

  • O maior risco é desenvolver a obesidade;
  • Apneia do sono e redução da capacidade respiratória;
  • Dificuldades para se locomover (geralmente atrelada a obesidade);
  • Sedentarismo;
  • Falta de energia para praticar atividades simples do dia-a-dia;
  • Desenvolvimento de cálculo renal;
  • Infertilidade tanto para homens quanto para mulheres;
  • Problemas vasculares e cardíacos;
  • Pode desenvolver outros problemas alimentares como bulimia ou anorexia; 
  • Depressão e outros problemas psicológicos. 

Vale destacar que 75% dos casos de obesidade estão atrelados à compulsão alimentar. Os riscos citados acima são problemas decorrentes desse aumento de peso. 

Compulsão alimentar e a obesidade

Estudos apontam que cerca de 40% dos pacientes que querem realizar uma cirurgia bariátrica sofrem de compulsão alimentar e muitos possuem obesidade nível 3, que é a obesidade mórbida, considerada a mais grave.

A cirurgia bariátrica, serve para reduzir o tamanho do estômago, no qual se cria um componente restritivo em que a quantidade de alimentos consumidos é consideravelmente menor e, assim, reduzindo a compulsão. 

Mas saiba que a limitação alimentar imposta pela cirurgia pode apresentar grandes riscos para os pacientes que possuem compulsão alimentar tornando a adaptação e a nova condição alimentar mais difícil. 

Por conta disso, é muito importante que esses pacientes que apresentam compulsão e desejam realizar o procedimento cirúrgico sejam acompanhados pelo psicólogo.  

Após a cirurgia, se manter focado no novo estilo de vida com alimentação balanceada, sem excessos, atividades físicas para atingir o peso ideal e acompanhamento constante com equipe médica é fundamental. 

Quando a cirurgia bariátrica é recomendada? 

Cirurgias bariátricas ou para redução de estômago, são muito desejadas por quem está no quadro de obesidade e enfrentando a compulsão alimentar.

Porém, ela é válida somente para os casos de obesidade mórbida e que após 2 anos de tratamento nutricional e médico não há perda de peso significativa ou quando o quadro de obesidade apresenta risco de vida ao paciente. 

Como foi dito anteriormente, a cirurgia bariátrica é um procedimento sério e sem o devido acompanhamento e força de vontade do paciente o risco de recaída é grande, por isso, é importante estar preparado para mudar hábitos. 

Claro que você vai ficar muito bem após a cirurgia, obtendo uma melhor qualidade de vida, mas é necessário esforço e dedicação, mas sobretudo querer mudar de vida e aceitar o acompanhamento nutricional e psicológico. 

A reeducação alimentar não vai te impedir de comer o que gosta, mas você vai aprender a comer sem exageros e de uma forma que não prejudique a sua saúde. 

Formas de prevenir a compulsão alimentar

Com pequenas mudanças nos hábitos alimentares é possível prevenir a compulsão alimentar. Com a introdução dos alimentos certos na alimentação do dia-a-dia você vai ver os resultados positivos na sua saúde, veja como:

  • Ter um horário fixo para as refeições;
  • Mastigar bem os alimentos e comer devagar;
  • Se alimentar de maneira saudável a cada 3 horas;
  • Evitar ficar muitas horas sem comer;
  • Manter uma alimentação equilibrada e praticar atividades físicas. 

Existem alimentos que são fortes aliados para quem está na luta para combater o sobrepeso e a compulsão alimentar, adicionar a sua dieta frutas, legumes e hortaliças vai te proporcionar saciedade, reduzindo o exagero. 

Acrescente a sua alimentação frutas como, por exemplo, mamão, laranja, morango e banana e hortaliças como agrião, rúcula e alface por conterem componentes que inibem o apetite a ansiedade alimentar é controlada. 

Compulsão alimentar infantil

Assim como os adultos, as crianças também podem adquirir compulsão alimentar, em muitos casos o adulto que está acima do peso é porque teve hábitos alimentares ruins na infância e já apresentava este excesso. 

A compulsão alimentar nas crianças podem se desencadear da mesma forma que nos adultos, suas emoções e frustrações são descontadas na comida. 

Nesses casos também é comum comer excesso e de maneira desregulada, são crianças que comem a toda hora e sempre optam por produtos industrializados como refrigerantes, doces, biscoitos recheados, etc. 

A obesidade infantil é caracterizada pelo excesso de peso entre bebês e crianças de até 12 anos, quando seu peso corporal ultrapassa em 15% o peso médio correspondente a sua idade.

Esse excesso de peso e a compulsão alimentar geralmente atrelada ao sobrepeso aumenta o risco da criança desenvolver problemas de saúde graves como, por exemplo, diabetes, pressão alta, insônia, inquietude, etc.

Cirurgia bariátrica infantil 

Algo que muitos pais se perguntam é se existe cirurgia bariátrica para crianças e adolescentes e existe sim, mas só é recomendada com as mesmas condições do quadro adulto.

Se após 2 anos de acompanhamento médico e nutricional a criança ou o adolescente não apresentar perda de peso significativa. 

Para crianças e adolescentes a cirurgia é indicada em último caso, isso porque eles possuem um metabolismo mais rápido do que o do adulto o que facilita a perda de peso. 

Porém, além do acompanhamento com nutricionista e psicólogo, nestes casos, o ideal é a família mudar seus hábitos alimentares, para incentivar a ingestão de comidas saudáveis e combater a compulsão alimentar. 

O tratamento da obesidade infantil além de envolver mudanças na alimentação também envolve a prática de atividade física, o que ajuda muito a vencer este transtorno, porque a criança vai ocupar a mente.

O que provoca a compulsão alimentar?

Existem inúmeras e distintas causas para a compulsão alimentar, incluindo fatores emocionais, psicológicos e físicos. Algumas das circunstâncias que podem contribuir para o surgimento desse transtorno incluem: 

  • Transtornos alimentares, como bulimia severa e transtorno de compulsão alimentar periódica;
  • Distúrbios emocionais, como ansiedade, depressão, estresse e eventos traumáticos; 
  • Fatores hereditários e biológicos, incluindo desequilíbrios hormonais e alterações no cérebro que afetam a regulação do apetite e da saciedade;
  • Dieta restritiva ou fome excessiva;
  • Consumo exacerbado de alimentos altamente processados e ricos em açúcar e gordura;
  • Comportamentos alimentares disfuncionais, adotados na infância ou em experiências passadas. 

É importante cuidar da compulsão alimentar com a ajuda de um profissional de saúde mental ou nutricionista, a fim de identificar as causas subjacentes e desenvolver um plano de tratamento adequado.

Qual a relação entre compulsão alimentar e planos de saúde?

A compulsão alimentar e os planos de saúde estão diretamente conectados, pois, como mencionado, para tratá-la corretamente é necessário unir profissionais da saúde com percursos multidisciplinares.

Sabendo disso, fica evidente que contratar um convênio médico é essencial, não somente para o tratamento ser realizado adequadamente, como também pela economia que uma assistência médica irá te proporcionar.

Com apenas o valor de uma mensalidade, você, enquanto beneficiário, terá acesso a todos os serviços descritos no rol de procedimentos da ANS, que inclui nutricionistas, psicólogos, endocrinologistas, entre outros.

Faça uma cotação totalmente online e gratuita, e descubra, em três simples etapas, qual é o plano de saúde perfeito para você, sua família ou empresa. Não perca mais tempo!

Conheça a corretora mais bem avaliada do Google

A Compare é a corretora recordista em crescimento no segmento de saúde privada, além de ser também a seguradora mais bem avaliada de todo o Google, com mais de 2 mil comentários positivos no site de busca.

Contratando conosco, você garante uma série de benefícios únicos, como uma metodologia 360º ímpar e um acompanhamento integral e cuidadoso no pré e pós-venda, visando sempre as suas principais necessidades.

Fale com um de nossos especialistas via WhatsApp e solicite uma consultoria personalizada. Aproveite para garantir o seu desconto especial e exclusivo de até 50% no seu primeiro mês!

Conclusão

O que achou deste conteúdo explicativo e detalhado? Esperamos que ele tenha suprido as suas expectativas e, caso tenha, você certamente irá se encantar com os outros artigos disponibilizados no Blog da Compare!

Lá, você encontrará dicas de saúde e bem-estar, notícias acerca do setor de saúde suplementar, conteúdos sobre planos de saúde, hospitais, entre muitas outras temáticas pertinentes.

Compare, contrate e economize!

Promoções mensais com até 40% de desconto

Fale agora com um especialista em plano de saúde

Clique e consulte os preços do seu novo plano de saúde

Faça agora mesmo uma cotação personalizada com um de nossos especialistas em planos de saúde e confira as melhores opções para você. É mais rápido, seguro, gratuito e totalmente online!

Compartilhar:

WhatsApp
Telegram
Email
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras postagens

Dentes molares

Precisa fazer a correção de septo, mas não sabe se seu plano de saúde cobre septoplastia e nem como o procedimento acontece? Fique tranquilo, a Compare Seguros preparou este conteúdo com o objetivo de sanar suas dúvidas principalmente com relação ao principal questionamento, afinal plano de saúde cobre septoplastia?

Saiba mais »

Dente de leite

Precisa fazer a correção de septo, mas não sabe se seu plano de saúde cobre septoplastia e nem como o procedimento acontece? Fique tranquilo, a Compare Seguros preparou este conteúdo com o objetivo de sanar suas dúvidas principalmente com relação ao principal questionamento, afinal plano de saúde cobre septoplastia?

Saiba mais »

Dente do siso

Precisa fazer a correção de septo, mas não sabe se seu plano de saúde cobre septoplastia e nem como o procedimento acontece? Fique tranquilo, a Compare Seguros preparou este conteúdo com o objetivo de sanar suas dúvidas principalmente com relação ao principal questionamento, afinal plano de saúde cobre septoplastia?

Saiba mais »

Encontrou o que precisava?

Descubra agora mesmo o plano de saúde ideal para você, sua família ou empresa!

Faça uma cotação personalizada e encontre a melhor opção com cobertura ampla, preços acessíveis e benefícios exclusivos.

Cotação Personalizada

Cote agora mesmo e garanta o seu Desconto!