CHÁ DE HORTELÃ

Frescor característico, coloração verde acentuada, sabor marcante. A hortelã pode tratar desde problemas no funcionamento do organismo até gripes, resfriados e estresse. Usada em cosméticos, cremes dentais, doces, bebidas, sorvetes, produtos de limpeza e também como chá.
A planta era muito usada por egípcios, hebreus, gregos, romanos e americanos. Durante o século IX foram inseridas na Europa muitas variedades da planta, e inclusiva a hortelã é referenciada na bíblia como dízimo.
A hortelã é composta por antioxidantes poderosos e vitaminas A, B6, C, E, K, ácido fólico e a riboflavina. Segundo um estudo da Wheeling Jesuit University publicado em 2005, o aroma da hortelã possui efeitos em funções cognitivas.
Confira a seguir como o chá dessa erva versátil pode contribuir demasiadamente com a sua rotina:
O chá de hortelã, sozinho, possui ação:
- Descongestionante: Desobstrui as vias respiratórias superiores, quando elas estão obstruídas por muco, proveniente de gripes e resfriados ;
- Expectorante: Facilita a saída de secreções por vias respiratórias, removendo impurezas do ar inspirado;
- Analgésico: Bloqueando os receptores sensoriais, aqueles que enviam mensagens ao cérebro quando algo está em risco de inflamação ou problemas do gênero. Se o cérebro não receber esse aviso, a dor cessa;
- Antiespasmódico: Agindo diretamente sobre estruturas da região abdominal, interrompendo eventuais espasmos e contrações;
- Antisséptico: Impedindo proliferações bacterianas, responsáveis por causar infecções;
- Antioxidante: Protegendo as células sadias do organismo, contra a ação oxidante de radicais livres.
Como visto acima, a hortelã é uma erva bastante adaptável, seja qual for a situação. O chá pode ser preparado com folhas frescas ou secas. Para prepará-lo, basta adicionar 50 gramas de folhas frescas (ou 25 gramas de folhas secas) a 1 Litro de água fervente. Logo após, coe as folhas e estará pronto para beber. Pode ser consumido quente ou frio. Ela é apropriada para ser cultivada em casa, é bastante resistente, de uso culinário e medicinal, além de perfumar o ambiente.
BENEFÍCIOS DO CHÁ DE HORTELÃ
De harmonia fresca e agradável, ao ser preparado por infusão, as propriedades naturais da folha não são perdidas, propiciando cada vez mais ganhos a quem o consome. Alguns deles são:
SAÚDE BUCAL
A prevenção de infecções e condições como cáries, mau hálito e outros fatores mais graves pode ser feita através do consumo de hortelã, por garantir um efeito anti-inflamatório e antibacteriano. Por esse motivo, é muito comum encontrarmos em supermercados antissépticos bucais com essência ou aroma de hortelã.
CONTROLE DE NÍVEIS DO COLESTEROL
A erva pode levar a um melhor funcionamento do fluxo de bile, possibilitando a quebra das moléculas de gordura e administração da pressão do fígado, mantendo a boa forma.
TRATAR PROBLEMAS ESTOMACAIS
O chá de hortelã pode fornecer um melhor processo de digestão, reduzindo desconfortos estomacais, prevenindo inflamações e evitando mal-estar. Tudo acontece devido às folhas da hortelã, que ativam as glândulas salivares, possibilitando o relaxamento dos músculos do estômago, as quais agem positivamente sobre as enzimas digestivas, favorecendo todo o processo de digestão. Uma xícara de chá de hortelã após as refeições, pode ajudar aqueles que sofrem com problemas intestinais, flatulência e acidez.
UM EXCELENTE CALMANTE
Assim como o chá de camomila, o chá de Hortelã pode ajudar bastante no relaxamento e redução do estresse. Os seus efeitos tranquilizantes atuam diretamente no cérebro, fazendo com que o corpo relaxe com mais facilidade, reduzindo a sensação de fadiga, indicado para pessoas em situações de ansiedade, estresse e até mesmo insônia, pois proporciona um melhor descanso.
COLABORA NO TRATAMENTO DE DOENÇAS RESPIRATÓRIAS
Os impactos causados por gripes e resfriados podem ser reduzidos ao ingerir chá de hortelã, pois ela possui ação congestionante e expectorante, sendo uma das maneiras mais eficientes para obter amplos benefícios, agindo não só sobre vias respiratórias, mas também reduzindo dores, estendendo o efeito calmante para cabeça e corpo.
MELHORA A MEMÓRIA
Pesquisadores ingleses descobriram em 2008 que o óleo essencial de hortelã ajuda a aumentar o estado de alerta e a memória, contribuindo também para uma ação que combate o esquecimento.
USO COSMÉTICO
O chá de hortelã frio também serve para cuidados com a pele. Por possuir poder antisséptico e anti-inflamatório, a planta pode ser um excelente aliado para a limpeza de pele, contribuindo para a limpeza da pele e redução de cravos e espinhas.
CHÁ DE HORTELÃ PARA NÁUSEAS E VÔMITOS
O chá de hortelã é benéfico também para o tratamento de náuseas e vômitos, pois é antiespasmódico e isso faz com que reduza as chances desses sintomas desconfortáveis, mesmo em caso dos sintomas serem causadas por causa de um avião ou barco.
PARA FORTALECIMENTO DO SISTEMA IMUNOLÓGICO
O chá de hortelã é composto por propriedades antibacterianas, por isso, quem tem um sistema imunológico fraco por causa de algumas doenças, o líquido pode tratar quem está também com febre, tosse ou resfriados.
PARA ALIVIAR COCEIRAS E IRRITAÇÕES DA PELE
Outro benefício do chá de hortelã é por ter propriedades antipruriginosa e inflamatórias. Ao ingerir o líquido, ele ajudará no alívio de coceiras e quando aplicada topicamente, a folha tem efeito calmante, o que contribui para refrescar o local caso tenha irritação provocada por urticária, hera venenosa ou carvalho.
PREVINE O CÂNCER
Por conter mentol, um composto orgânico cuja propriedade tem associação a prevenção de diferentes tipos de câncer, principalmente o câncer de próstata. Ao utilizar o óleo essencial de hortelã, você terá uma substância 100% pura, pois em alguns, pode conter compostos nocivos que são considerados prejudiciais à saúde da pele, como, por exemplo, os parabenos.
TIPOS DE CHÁ DE HORTELÃ
Existem formas diferentes de preparar o chá de hortelã além da convencional, cada forma age de acordo com os benefícios pretendidos, vamos conhecer algumas?
CHÁ DE HORTELÃ-PIMENTA, ERVA-DOCE E ERVA-CIDREIRA PARA UMA BOA DIGESTÃO
Juntamente com sementes secas de funcho ou erva-doce e folhas de erva-cidreira, o chá de hortelã -pimenta pode ser usado para aliviar dores de estômago e espasmos.
Você vai precisar de:
- 2 colheres de chá de sementes de funcho ou erva-doce;
- 2 colheres de chá de folhas secas de hortelã-pimenta;
- 2 colheres de chá de folha de erva-cidreira.
Misture tudo com água fervente, deixe em infusão, repousando durante 10 minutos e depois coe. Deve ser bebido de 2 a 3 vezes ao dia.
CHÁ DE HORTELÃ -PIMENTA PARA CÓLICAS OU GASES
As náuseas das cólicas menstruais podem ser aliviadas com chá de hortelã, pois a hortelã possibilita o relaxamento dos músculos abdominais, reduzindo a tensão sobre o útero.
- Basta misturar 2 colheres de chá de folhas inteiras ou trituradas de hortelã-pimenta em 150ml de água fervente.
- Deixar repousar de 5 a 7 minutos.
Deve ser bebido 3 a 4 vezes por dia, preferencialmente após as refeições.
CHÁ DE HORTELÃ COM ALCAÇUZ E FLORES DE CAMOMILA PARA DORES NO ESTÔMAGO
Quando combinado com raízes de alcaçuz esmagadas e flores de camomila, o chá de hortelã tem ótimo desempenho no tratamento de inflamações no estômago, gastrite e casos de úlcera gástrica. Prepará-lo é simples:
Você vai precisar de:
- Meia colher de chá de flores de camomila;
- 1 colher de chá de raiz de alcaçuz esmagada;
- 1 colher de chá de folhas de hortelã frescas ou secas.
Junte tudo em uma xícara de chá e acrescente 150 ml de água fervente, deixando repousar de 5 a 10 minutos e coar. Deve ser bebido de 3 a 4 vezes por dia.
CHÁ DE HORTELÃ E COMBINAÇÃO DE ERVAS PARA FEBRE
Combinando o chá de hortelã com laranja-amarga e ulmária ou rainha-dos-prados, o tratamento da febre pode ser ainda mais eficiente, devido ao aumento de suor que será causado. Também pode ajudar no combate de tosse, asma, gripe, congestão nasal, rouquidão e coriza.
Você vai precisar de:
- 10 gramas de rainha-dos-prados;
- 5 gramas de laranja amarga;
- 15 gramas de folhas de hortelã comum;
- 70 gramas de flores de tília.
Em uma xícara com 150 ml de água fervente, adicione 1 colher de sopa da mistura de plantas, deixando repousar por 10 minutos e coar logo em seguida. Deve ser bebido várias vezes ao dia e antes de deitar-se.
CHÁ DE HORTELÃ COM CANELA E GENGIBRE PARA AJUDAR NO EMAGRECIMENTO
A hortelã pode ser importante no estímulo das enzimas digestivas, que irão agir para a melhor absorção de vitaminas e minerais, induzindo à eliminação de toxinas e substâncias indesejáveis ao corpo. Veja como preparar:
Tudo o que você vai precisar é:
- 1 pau de canela;
- 1 cm de raiz de gengibre;
- 6 folhas de hortelã;
Em uma panela, misture todos os ingredientes com 180 ml de água e deixe ferver. Coe e tome ao longo do dia, sem adoçar.
CHÁ DE HORTELÃ-DA-FOLHA-GROSSA PARA SOLTAR O CATARRO
Assim como para tratar gripes e resfriados, o chá de hortelã-da-folha-grossa também pode ser útil para quem está com catarro e com o peito chiando. Para isso, você vai precisar de:
- 6 folhas picadas de hortelã-da-folha-grossa;
- 150 ml de água fervente.
Para preparar, você deve pegar uma xícara e acrescentar as folhas picadas, adicionando a água fervente. Deixei repousar por 5 a 7 minutos e depois coe. Pode adicionar mel e tomar o chá de 3 a 4 xícaras por dia.
CHÁ DE HORTELÃ PARA COMBATER A DIARREIA
Além de ser um aliado para aliviar náuseas e vômitos, o chá de hortelã também combate diarreias para quem sofre de doenças gastrointestinais. Ele pode ser consumido para acalmar o intestino e dar sensação de bem-estar. Para preparar você vai precisar de:
- 2 a 3 colheres de folhas frescas, secas ou trituradas de hortelã;
- 150 ml de água fervente.
O processo de preparar será o mesmo: basta adicionar a água na xícara, tampe e deixe repousar por 10 minutos. O chá pode ser consumido de 3 a 4 vezes ao dia e principalmente entre ou após as refeições.
COMO PLANTAR A HORTELÃ?
Se você gosta muito da planta, você pode economizar muito mais quando desejar plantá-la em casa, pois é de fácil cultivo e pode ser plantada em um terreno ou até mesmo em um vaso de plantas.
Para isso, será necessário manter e terra úmida e bem tratada com fertilizantes, para enriquecer mais a planta e fazer com que ela cresça saudável.
A hortelã só produz flores quando se encontra em terras úmidas, entretanto, ela prefere solos arenosos e que estejam bem drenado. Outro ponto é podá-la regularmente, e isso pode ser feito quando for retirar alguns talos para o seu consumo.
QUANDO NÃO CONSUMIR O CHÁ DE HORTELÃ?
Assim como outros chás naturais, o chá de hortelã não é recomendado para mulheres gestantes porque pode afetar diretamente o feto e também não é indicado para crianças menores de 5 anos.
Promoções mensais com até 40% de desconto
Fale agora com um especialista em plano de saúde
Faça agora mesmo uma cotação personalizada com um de nossos especialistas em planos de saúde e confira as melhores opções para você. É mais rápido, seguro, gratuito e totalmente online!
