Faça sua cotação 100% via WhatsApp e garanta seu desconto de até 50%

Chá de hortelã

Chá de boldo: confira os seus benefícios

O chá de boldo se encaixa como um remédio natural, que é muito utilizado contra má digestão e doenças no fígado, graças a sua excelente composição e benefícios.

Para garantir que você terá acesso a todas as informações desta bebida, inclusive, suas contraindicações, preparamos esse guia completo e detalhado.

Confira abaixo, tudo acerca desta planta e se quiser receber acompanhamento e cuidar bem da sua saúde, contate a Compare!

Garanta o seu Desconto de até 40%
Escolha o tipo do plano
Quanto deseja investir por mês no seu convênio?
Ao continuar, você aceita os Termos e Condições.

Para que o chá de boldo serve?

O boldo, em si, é uma planta recorrentemente utilizada, devido às suas propriedades digestivas e hepáticas. Porém, ele também compõe atributos diuréticos, anti-inflamatórios e antioxidantes.

Graças a isso, o chá de boldo consegue ajudar no tratamento e prevenção de uma variedade de doenças, como: gastrite, aterosclerose, câncer, infecções na garganta, etc.

Sendo importante ressaltar que existem duas especiais de boldo muito conhecidas: boldo-do-Chile (vista como o verdadeiro) e também, o boldo-da-terra, ou “falso-boldo”, que é, aliás, muito cultivado no Brasil.

10 benefícios do chá de boldo

Atualmente, existem cinco variações dessa planta, porém, as mais comuns no Brasil são: o boldo-do-chile e o boldo-da-terra.

Algumas das principais substâncias ativas em ambas são a boldina, ácido rosmarínico e a forscolina, que possuem propriedades medicinais digestivas, além de, antiespasmódicas, estimulantes do fígado e calmantes.

Veja abaixo, os benefícios que o chá de boldo pode oferecer:

1 – Auxilia o funcionamento do fígado

A boldina, barbatusina e barbatusina, que estão presentes nos diferentes boldos, estimulam a produção da bile por parte do fígado, o que auxilia diretamente em seu funcionamento.

Ainda por cima, os antioxidantes da planta atuam como protetores do fígado em casos de esteatose hepática, que é, basicamente, quando há excesso de gordura na região.

2 – Estimula a perda de peso

Quer perder peso? Então, saiba que o chá de boldo conta com flavonóides glicosilados, desta forma, ajudando na ação diurética e consequentemente, na redução do líquido corporal excessivo.

3 – Ajuda no tratamento de problemas de vesícula

Como já mencionado, esse chá estimula a liberação de bile, que é um composto presente na digestão dos alimentos pela vesícula biliar.

Graças a isso, o boldo auxilia no tratamento de algumas doenças da mesma, sendo apenas necessário dispor de acompanhamento profissional, pois, dependendo da gravidade ou tipo, a planta pode ser contraindicada.

4 – Melhora a digestão

Devido ao seu papel no fígado, o chá de boldo melhora a digestão e diminui os gases (e também, o consumo de gorduras), principalmente, antes ou logo após as refeições.

5 – Aprimoramento do tratamento da gastrite

Os alcaloides, presentes nos dois tipos principais de boldo, conseguem equilibrar os ácidos do estômago e por isso, são úteis no tratamento da gastrite, reduzindo assim, a acidez do estômago e a azia.

6 – Fortalece o funcionamento do intestino

O chá de boldo e seus alcaloides, agem como reguladores do funcionamento do intestino, o que, tende a tratar a prisão de ventre, auxiliando também no tratamento de vermes e infecções no local.

7 – Acaba com fungos e bactérias

Graças a sua composição, essa planta consegue, em alguns casos, auxiliar na eliminação de bactérias que causam infecções de garganta ou erisipela, além daquelas responsáveis por infecções pulmonares, de pele e ósseas.

Não parando por aí, o chá de boldo tem ações antifúngicas. Entretanto, mesmo assim, é fundamental dispor de orientação médica.

8 – Possui ação antioxidante

Devido a grande presença de fenólicos, como polifenóis e alcalóides (boldina, barbatusina e forscolina), o consumo desse chá, aperfeiçoa as ações antioxidantes do corpo.

Por essa razão, ocorre um combate aos radicais livres e aos danos celulares. Com isso, o envelhecimento ocorre mais lentamente e também, doenças como o Alzheimer, aterosclerose e câncer, são evitadas.

9 – Trata a ressaca

Quando consumido de forma correta, o chá de boldo ajuda a limpar o acetaldeído, uma substância desenvolvida pelo fígado, após a ingestão da bebida alcoólica.

Portanto, sintomas como boca seca, dor de cabeça e mal estar, não estarão em evidência.

10 – Possui efeito calmante

Por se tratar de uma planta aromática, semelhante ao hortelão, o boldo conta com um efeito relaxante e calmante, sobretudo, quando usufruído em banhos de imersão ou chás.

O que compõe o chá de boldo?

O boldo possui lactona, que apesar de dispor de um gosto amargo, é eficaz no tratamento da digestão de gorduras.

Além disso, suas folhas possuem uma variedade de fitoquímicos, como boldina, cânfora, limoneno, beta-pineno e cumarina (uma lactona), auxiliando assim, na prevenção de uma gama de doenças.

Não parando por aí, o chá de boldo, conta com efeito diurético, laxante, antibióticos e anti-inflamatórios. Fora que, ele oferta a substância ascaridol, que é um vermífugo natural.

Contraindicações do boldo

Apesar de sua série de benefícios, o chá de boldo, quando consumido de forma excessiva, por mais de 30 dias, pode acarretar uma intoxicação no fígado, náuseas, diarreia e vômitos.

Ainda por cima, o boldo-do-Chile, em alguns casos, aumenta as contrações uterinas, abordos ou ocasiona na malformação do bebê, com ênfase no primeiro trimestre da gravidez.

Fora que, essa planta também tende a ocasionar anafilaxia, isto é, uma reação alérgica grave. Atenção aos sintomas, como: língua inchada, dificuldade para respirar ou engolir.

Por outro lado, o boldo-brasileiro, em doses acima do recomendado, tem o potencial de suceder em dores e queimação no estômago.

Com isso, podemos concluir que é essencial possuir de um acompanhamento profissional e dispor, sobretudo, de equilíbrio. Não possui um convênio médico que garanta isso? Contrate agora com condições especiais!

Tipos de bolso e como diferenciá-los

Está com dúvidas acerca do tipo de boldo que está em sua casa? Então, visualize a seguir, algumas particularidades em relação às duas principais variações desta planta:

Boldo-do-chile

As folhas do boldo-do-chile dispõe de bordas lisas, alongadas, ásperas e arredondadas.

Normalmente, essa versão pode ser encontrada em lojas de produtos naturais, supermercados e farmácias, mas, não costumam ser cultivadas no Brasil.

Boldo-brasileiro

Em contrapartida, o boldo-brasileiro tem folhas mais largas e arredondadas. Além disso, suas bordas são serradas e sua aparência é aveludada.

Essa planta é mais facilmente vista em jardins, canteiros e florestas. Entretanto, sua comercialização não é muito feita, com exceção, da forma de cultivo.

Como eu posso fazer chá de boldo? (Receita)

Sem dúvida, o chá de boldo oferta uma gama de vantagens ao consumidor. Portanto, se você quer saber como prepará-lo, confira abaixo:

Ingredientes

  • 1 litro de água;
  • 5 folhas de boldo.

Modo de preparo

Coloque a água para ferver em um recipiente e, quando começar a ferver, acrescente as folhas de boldo. Posteriormente, desligue o fogo e deixe esfriar por cerca de 10 minutos. Em seguida, sirva como desejar!

*A receita acima foi retirada do site Sabor na Mesa.

Dúvidas frequentes do chá de boldo (guia rápido)

Para concluir bem esse conteúdo, nós da Compare trouxemos para você, as questões mais frequentes acerca do chá de boldo. Confira e ponha um fim às suas!

1 – Quem não pode tomar chá de boldo?

O boldo, quando consumido de forma exagerada, pode ser prejudicial ao fígado.

Ainda por cima, sua ingestão é contraindicada para gestantes, lactentes, crianças menores de 6 anos, pacientes com doenças no fígado e distúrbios nos rins.

2 – Tomar chá de boldo antes de dormir é bom?

Sim! Afinal, esse chá conta com um efeito relaxante, que pode agregar bastante ao sono.

3 – Faz bem tomar o chá de boldo na gravidez?

Apesar de dispor de uma variedade de benefícios, essa bebida quente precisa ser evitada por gestantes. Isso porque, ela dispõe de Ascaridol, que é uma substância abortiva.

4 – O boldo faz mal para os rins?

Se usufruído com muita frequência e de forma exagerada, essa planta pode, sim, acarretar problemas nos rins. Sendo essencial, consumi-lo de maneira equilibrada.

5 – Pode se tomar chá de boldo no período menstrual?

Graças a sua excelente composição, esse chá auxilia na diminuição das contrações das paredes do útero e previne cólicas. Então, sim, sua adesão nesse período é ótima.

Lembrando que esse material é exclusivamente informativo e que, é fundamental dispor de acompanhamento médico.

Portanto, caso ainda não disponha de um plano de saúde, contrate neste momento, a opção mais ideal, de acordo com suas necessidades e com até 40% de desconto + cashback na primeira mensalidade!

Conclusão

Agora que você já sabe todos os benefícios, composições, variações e muito mais, acerca do chá de boldo, acesse o Blog da Compare e obtenha artigos semelhantes a esse.

Se preferir, confira conteúdos sobre saúde e bem-estar, inclusive notícias e dicas. Até a próxima!

Compare, contrate e economize!

Promoções mensais com até 40% de desconto

Fale agora com um especialista em plano de saúde

Clique e consulte os preços do seu novo plano de saúde

Faça agora mesmo uma cotação personalizada com um de nossos especialistas em planos de saúde e confira as melhores opções para você. É mais rápido, seguro, gratuito e totalmente online!

Compartilhar:

WhatsApp
Telegram
Email
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras postagens

Dentes molares

Precisa fazer a correção de septo, mas não sabe se seu plano de saúde cobre septoplastia e nem como o procedimento acontece? Fique tranquilo, a Compare Seguros preparou este conteúdo com o objetivo de sanar suas dúvidas principalmente com relação ao principal questionamento, afinal plano de saúde cobre septoplastia?

Saiba mais »

Dente de leite

Precisa fazer a correção de septo, mas não sabe se seu plano de saúde cobre septoplastia e nem como o procedimento acontece? Fique tranquilo, a Compare Seguros preparou este conteúdo com o objetivo de sanar suas dúvidas principalmente com relação ao principal questionamento, afinal plano de saúde cobre septoplastia?

Saiba mais »

Dente do siso

Precisa fazer a correção de septo, mas não sabe se seu plano de saúde cobre septoplastia e nem como o procedimento acontece? Fique tranquilo, a Compare Seguros preparou este conteúdo com o objetivo de sanar suas dúvidas principalmente com relação ao principal questionamento, afinal plano de saúde cobre septoplastia?

Saiba mais »

Encontrou o que precisava?

Descubra agora mesmo o plano de saúde ideal para você, sua família ou empresa!

Faça uma cotação personalizada e encontre a melhor opção com cobertura ampla, preços acessíveis e benefícios exclusivos.

Cotação Personalizada

Cote agora mesmo e garanta o seu Desconto!