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O impacto do absenteísmo na produtividade

As empresas estão cada vez mais atentas aos comportamentos de seus funcionários, pois, você já deve ter ouvido dizer que os colaboradores que fazem a empresa. O que isso quer dizer? 

A empresa só tem um bom desempenho se os seus colaboradores são produtivos, são motivados e tem uma boa estabilidade emocional. Caso contrário, isso pode ser um grande problema para os empresários.

No entanto, pode ocorrer o absenteísmo, e isso pode gerar um custo muito grande para a empresa, com isso, as empresas visam medir o seu impacto e estabelecer os parâmetros para que não se torne um problema ainda maior.

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Sobre a Empresa

O que é o absenteísmo?

O absenteísmo é caracterizado pela soma das faltas e atrasos dos colaboradores, sendo estes justificados ou não. Para o caso, o que importa apenas é a ausência e o fato de o trabalho não estar sendo produtivo. 

Quando trabalhamos em empresas, todos nós temos metas que precisam ser cumpridas e algumas são estimadas com prazos, quando então ocorre o absenteísmo, esses trabalhos não são entregues dentro do prazo.

As causas do absenteísmo podem ser variadas, desde problemas de saúde física ou mental até questões pessoais ou desmotivação no trabalho. 

Em qualquer caso, é importante que a empresa tenha políticas claras para lidar com esse tipo de situação e que os colaboradores sejam incentivados a comunicar suas ausências de forma transparente e responsável.

O absenteísmo pode ter efeitos indesejados para a empresa, como aumento nos custos de produção, queda na qualidade do trabalho, sobrecarga de outros funcionários e impacto na imagem da empresa. 

Além disso, o colaborador ausente pode perder oportunidades de desenvolvimento profissional, ter prejuízos em sua carreira e até mesmo ter seu contrato de trabalho rescindido.

Como reduzir as faltas no trabalho?

É preciso que antes de tudo, que a empresa identifique os tipos de faltas que estão acontecendo dentro da empresa, pois são inúmeras questões que levam o colaborador a se ausentar no trabalho.

No entanto, para que isso seja facilitado, podemos separar pelos tipos de faltas que são: as justificadas e as faltas não justificadas. Mas, como elas funcionam?

As faltas justificadas estão relacionadas com a ausência do colaborador sem que ele sofra riscos de sofrer prejuízos em seu salário. De acordo com o artigo 473 da CLT, veja as situações em que a falta poderá ser justificada:

  • Até dois dias consecutivos, em caso de falecimento de cônjuge, ascendente, descendente, irmão ou pessoas que vivam sob dependência econômica do empregado; 
  • Até três dias consecutivos, em virtude de casamento; Cinco dias, em caso de nascimento de filho, na primeira semana; Um dia, a cada doze meses de trabalho, para doação voluntária de sangue comprovada; 
  • Até dois dias, consecutivos ou não, para cadastramento eleitoral, durante o tempo necessário para cumprir exigências do Serviço Militar; 
  • Até dois dias, para acompanhar consultas médicas e exames complementares, durante a gestação da esposa ou companheira; 
  • Um dia por ano para acompanhar consulta médica de filho de até 6 anos; 
  • Nos dias em que estiver comprovadamente realizando provas de exame de vestibular para ingresso em estabelecimento de ensino superior.

E quais as faltas que não são justificáveis?

Existem diversas faltas que não são justificáveis, seja no ambiente escolar, profissional ou pessoal. Algumas delas iremos citar agora abaixo:

Falta de comprometimento 

Quando uma pessoa não se dedica ao que se propôs a fazer, não cumpre prazos ou não se empenha em suas tarefas, isso pode prejudicar a si mesmo e aos outros.

Falta de respeito 

Desrespeitar outras pessoas, suas opiniões, crenças ou valores é algo que não deve ser tolerado, nem justificado.

Falta de ética

Agir de forma antiética, desonesta ou prejudicar outras pessoas de forma intencional é algo que não é justificável em nenhuma circunstância.

Falta de responsabilidade 

Não assumir as consequências de seus atos, evitando tomar decisões ou se esquivando de problemas, também não é justificável.

Falta de pontualidade

Chegar atrasado constantemente, seja para compromissos pessoais ou profissionais, demonstra falta de respeito com o tempo alheio.

Falta de compromisso com a saúde 

Negligenciar a própria saúde, não cuidando do corpo e da mente, pode levar a problemas graves que poderiam ter sido evitados.

Essas são apenas algumas das faltas que não são justificáveis. Em geral, qualquer comportamento que prejudique a si mesmo ou aos outros de forma desnecessária e evitável não é justificável.

A empresa pode descontar o domingo por atraso?

Os colaboradores precisam saber também que, os atrasos, podem acarretar na descontos do DSR – conhecido como folga aos domingos. Desta forma, é comum que haja dúvida sobre atrasos descontados no domingo.

A lei está bem clara e determina que o pagamento do DSR deve ser pago somente para os colaboradores que cumprem a jornada integralmente e, com isso, é recomendável que esses atrasos sejam justificados. 

Mas, é importante também lembrar que todo colaborador tem direito a tolerância de atraso no mês, mas, em quantos minutos o atraso não deve ser descontado? Confira abaixo:

Minutos por atraso

Conforme o artigo 58 da CLT as regras da jornada de trabalho dos colaboradores devem seguir alguns padrões que são estabelecidos, esses padrões devem ser seguidos pelas empresas e pelos colaboradores.

Com isso, mesmo que a empresa cobre uma disciplina e assiduidade de seus colaboradores, não há um limite de dias para que os seus colaboradores usufruem dessa tolerância prevista pela lei.

Todavia, outras medidas devem ser tomadas além do desconto em folha de pagamento para casos na qual, há atraso e esses são constantes. A lei permite que a empresa utilize advertências pelos constantes atrasos e faltas.

Outro método que a empresa pode aplicar para colaboradores que estão com excesso de falta e atraso, são as suspensões, e com isso, podem acarretar em demissão por justa causa.

Mas, quantas advertências por falta gera justa causa?

É triste dizer, mas isso acontece em alguns casos. Quando o colaborador recebe a sua primeira advertência, alguns devem pensar: “Quantas advertências podem gerar uma demissão por justa causa?”

É uma dúvida muito comum, não só para os colaboradores, mas para os gestores de empresas também, pois, é muito chato advertir alguém ou suspender por causa desses motivos.

No entanto, existe uma hierarquia dentro da empresa que determina sanções disciplinares de maneira que é preciso que o colaborador tenha 3 advertências e 2 suspensões para a demissão por justa causa.

Vale lembrar também que, em alguns casos, a empresa não precisa seguir a hierarquia de advertência/suspensão antes de se aplicar uma demissão por justa causa no colaborador.

Se determinado colaborador tiver cometido uma das faltas que são consideradas graves de acordo com o artigo 482 da CLT , o empregador estará autorizado a demiti-lo por justa causa de maneira imediata.

Quer saber quais dessas faltas podem gerar uma demissão? Vejamos alguns exemplos abaixo.

Ato de indisciplina ou de insubordinação

O que você pensa sobre faltas e atrasos (absenteísmo)? São caracterizados como falta de disciplina? 

Se pararmos para pensar, se há faltas e atrasos que não são justificados, são atos de indisciplina, pois, se há essas atitudes com excesso, dá para pensar que o colaborador não se importa em chegar em seu devido horário.

Além disso, se o colaborador vier receber uma advertência ou suspensão por essas faltas e atrasos e mesmo assim, continua praticando, também pode ser caracterizado como insubordinação.

Desídia no desempenho das respectivas funções

Você já ouviu falar em desídia? Não é uma palavra muito ouvida, mas, ela significa uma conduta de negligência ou má vontade do colaborador em exercer suas funções. 

Um dos motivos que as pessoas são demitidas das empresas, pois quando um colaborador está faltando demais, ou mesmo se atrasando sem apresentar um motivo, ele está com má-vontade de estar na empresa.

Como calcular o índice de absenteísmo?

Para que o índice do absenteísmo seja calculado, a operação resulta na quantidade de horas de trabalho contratada com que está sendo realizado. 

Com isso, se a empresa tem 10 colaboradores com carga horária de 40h semanais (8h diárias), a empresa tem 400 à disposição, se for expandido para o mês (ou período de 20 dias úteis), são 1600h.

A empresa terá o controle em mãos, e com isso, as 1.600h deverão ser comparadas com as horas em que os colaboradores estiveram ausentes, sendo faltas e atrasos. O exemplo da conta é:

40 (horas de absenteísmo) / (divido por) 1.600 (horas contratadas) x (vezes) 100 = (igual) 2,5

Após realizar o cálculo, o índice de absenteísmo que a empresa tem é de 2,5%. Essa porcentagem deve servir como base para que o empregador consiga fazer um planejamento e diminua essas ausências.

Este número também servirá para concluir o tamanho do prejuízo na folha de pagamento do colaborador. Se a empresa proporcionar uma remuneração média de R$ 10/H, o total no final do mês para as 1.600h será de R$ 16.000. 

Após ter esse montante, foram investidos R$ 400 (2,5%) sem retorno. Claro que isso representa somente uma parte do prejuízo que a empresa teve, pois não abrange custos com contratações temporárias. 

A empresa também pode transformar as horas em minutos (x60) para que seja fácil calcular as horas fracionadas como 2h35min, o resultado será o mesmo.

Como combatê-lo?

Como pensamos em diminuir o absenteísmo, é especialmente diminuir os custos da empresa, por isso, a empresa precisa olhar as rotinas do trabalho dos colaboradores  e não pensar tanto nas questões trabalhistas. 

Isso quer dizer que, a pessoa responsável pela empresa deve observar o vínculo entre o colaborador e a sua função, verificar se ele está apto para exercer a tarefa, se está motivado em realizar suas obrigações.

Por isso, se você está percebendo isso na sua empresa e não sabe como resolver este problema, não se preocupe! Falaremos sobre algumas estratégias para diminuir o absenteísmo. 

1.Crie metas individuais

 Para que o absenteísmo seja reduzido nas empresas, os empregadores devem criar metas. Ou seja, definir individualmente os objetivos que cada colaborador deve fazer, para que a equipe tenha uma responsabilidade.

Primeiro, o colaborador vai entender o quanto sua ausência poderá prejudicar os resultados de sua equipe e da empresa. 

Segundo, o colaborador terá objetivos que precisarão ser cumpridos caso ele queira manter seu emprego.

2.Estabeleça políticas de reconhecimento

É extremamente importante quando o colaborador é reconhecido pelo seu trabalho, no entanto, a falta de reconhecimento é um dos principais fatores que levam um colaborador a ficar desmotivado na empresa em que trabalha.

Afinal, todo profissional quer ser reconhecido quando conquista algo, mas se esse retorno não vem, é comum algumas reações e na maioria delas, negativas.

Portanto, sua equipe motivada, com boa produtividade e conquistando seus objetivos, investindo em políticas de reconhecimento que são voltadas para as necessidades e percepção dos valores que agregam um bem-estar.

As políticas mais comuns que as empresas encontram para abdicar o absenteísmo são:

  • Bonificação sobre meta atingida;
  • Day off;
  • Viagens;
  • Promoções;

3.Garanta que a comunicação seja eficiente

A comunicação é importante em qualquer parâmetro e quando não há, pode causar alguns problemas em toda equipe. A falta de informações, informações trocadas, surgem ruídos (especulações ou fofocas).

Quando esses ruídos aparecem na empresa, a equipe do setor se sente desmotivada, com isso, aparece a presença do absenteísmo, pois o colaborador evita manter a presença na empresa.

Para que isso não haja isso, é necessário que envolva uma comunicação que toda a equipe, com um diálogo presencial e utilize-se entre os demais veículos de comunicação: telefone, reunião, e-mail, tv corporativa, etc. 

No entanto, é necessário que o profissional do RH conheça o perfil de seus colaboradores, para que seja possível descobrir qual meio é mais adequado para a equipe, para que o absenteísmo seja reduzido.

4.Invista em feedbacks constantes

Você deve achar que feedbacks constantes podem ser muito chatos, mas não é. O trabalho só flui quando há feedback entre as partes. Que tal investir em um plano de carreira para ajudar na retenção dos seus colaboradores? 

Para que seja possível mensurar o desenvolvimento individual do colaborador e que também seja necessário corrigir os pontos negativos, o feedback sobre o desempenho do profissional pode deixá-lo mais animado para produzir.

Esse comportamento não só ajuda o colaborador, mas também os gestores, pois, reduzem o absenteísmo e podem reforçar a importância de um bom comprometimento de todos para que a organização consiga crescer.

5.Mantenha um bom clima organizacional

Se a sua empresa não oferece um bom clima organizacional, com certeza tem algo de errado nisso e com certeza pode surgir absenteísmo. Seus colaboradores não serão produtivos, muito menos motivados.

Para que seja possível buscar por novos talentos e que o absenteísmo acabe, é necessário que a empresa ofereça um bom clima no ambiente da empresa, motive sua equipe a alcançar os objetivos e metas.

6.Promova a qualidade de vida

Muitos gestores consideram o investimento na qualidade de vida dos seus colaboradores como um gasto, mas, não é só isso, não promover uma qualidade de vida também resulta em absenteísmo. 

Quanto a vida pessoal, quanto a vida profissional, é necessário ter uma qualidade de vida, pois, quando o profissional tem uma vida saudável, com menos estresse e doença.

Uma dica para que consiga alinhar a promoção a saúde e qualidade de vida, é proporcionar um benefício de atividade física, criar gincanas para incentivar os cuidados com a saúde, ou até mesmo benefício cultural. 

7. Realize treinamentos e análise a orgonomia

Acidentes ocupacionais podem acontecer, mas também é uma causa recorrente dos altos índices de absenteísmo nas empresas. 

Para que seja possível resolver essa situação de absenteísmo, a empresa deve realizar treinamentos constantes, como melhoria nas suas funções de trabalho ou por reciclagem, para que a equipe esteja alinhada.

Outro caso como são doenças que são causadas por esforços repetitivos, no entanto, elas podem ser evitadas por meio de estudo ergonômico.

Dúvidas frequentes sobre o Absenteísmo (Guia Completo)

É comum que haja dúvidas em relação ao absenteísmo. Pensando nisso, trouxemos algumas das mais frequentes entre as pessoas e os responderemos a seguir:

1) O que é absenteísmo?

Absenteísmo é a ausência do colaborador no trabalho, seja ela justificada ou não, por motivos de doença, acidente, problemas pessoais, entre outros.

2) Qual é o impacto do absenteísmo nas empresas?

O absenteísmo pode gerar diversos impactos negativos nas empresas, como queda na produtividade, aumento de custos, atrasos em projetos, sobrecarga de trabalho para outros colaboradores, entre outros.

3) Como as empresas podem reduzir o absenteísmo?

Algumas estratégias que podem ajudar a reduzir o absenteísmo são: oferecer benefícios e incentivos para os colaboradores, criar um ambiente de trabalho saudável e agradável, investir em programas de saúde e bem-estar.

4) O que é absenteísmo voluntário?

O absenteísmo voluntário acontece quando o colaborador falta ao trabalho sem justificativa válida, apenas por vontade própria, como por exemplo, para descansar ou fazer atividades pessoais.

5) Como as empresas podem lidar com o absenteísmo voluntário?

Para lidar com o absenteísmo voluntário, as empresas devem estabelecer políticas claras de faltas e atrasos, estabelecer metas e prazos para entrega de projetos. 

Também é importante que a empresa tenha um plano de contingência para lidar com a ausência de um colaborador, de forma a minimizar os impactos negativos na produção e no atendimento aos clientes.

Para detalhes mais específicos sobre o Absenteísmo entre em contato com nossos especialistas para sanar suas dúvidas!

Conclusão

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