Fidelidade no plano de saúde: existe em todas as operadoras?
A fidelidade no plano de saúde é, em suma, uma garantia para as duas partes envolvidas na adesão de que o acordo previsto no contrato será cumprido. Porém, não são todas as operadoras que oferecem esta garantia.
Neste conteúdo, você vai se informar sobre o que é fidelidade no plano de saúde, como funciona, quais são as principais regras, onde ela é aplicada, qual é a opinião da ANS, entre outros tópicos relevantes.
Contratando um plano de saúde com a Compare, você garante até 40% de desconto na sua primeira mensalidade!
Todos os planos de saúde contam com a fidelidade?
A fidelidade no plano de saúde pode variar de operadora para operadora. Não são todas que fornecem a fidelidade, dessa forma, tendo planos no mercado que podem contar ou não com este recurso.
A opção de aplicar a fidelidade vem diretamente da operadora, deixando por conta do beneficiário a escolha de seguir ou não com a contratação. A fidelidade no plano de saúde é uma medida protetiva para ambas as partes.
Vale ressaltar que se houver desistência de um plano com fidelidade, é exigido o pagamento de uma multa, ou o cumprimento de um período de tempo no convênio mesmo após o cancelamento.
Como funciona a fidelidade contratual?
Quando o beneficiário faz a contratação do plano, é apresentado um prazo mínimo de permanência nele. Caso esse prazo se rompa por parte do cliente, não cumprindo a fidelidade do plano de saúde, ele deve pagar uma multa.
Lembrando que esse processo deve ser informado ao cliente no momento da contratação. Caso não seja, o segurado deve reunir provas para assegurar os seus direitos, dessa forma, ficando isento da multa.
O que a ANS diz sobre o assunto?
A ANS considera algumas multas aplicadas pela quebra da fidelidade no plano de saúde ilegais. Consequentemente, o cliente tem o direito de cancelar o plano mesmo não cumprindo o prazo previamente estipulado.
Porém, isso não isenta o beneficiário de pagar a multa caso isso esteja informado no contrato. Então, as normas reguladoras existem apenas para não fazer você pagar um valor abusivo.
Conheça a ANS
A ANS, também conhecida como Agência Nacional de Saúde Suplementar, é um órgão vinculado ao Ministério da Saúde, que é responsável por regular e fiscalizar as operadoras de planos de saúde no Brasil.
Sua principal função é promover a defesa do interesse público e regulamentar as prestadoras de saúde suplementar, fazendo com que as operadoras de planos de saúde ofereçam serviços justos e legítimos.
Existem multas por quebra de contrato?
Sim, o contrato de fidelidade no plano de saúde deve ser cumprido integralmente durante o tempo previsto no contrato. Caso essa cláusula seja quebrada, o cliente paga uma multa por cancelar o seu plano.
Para garantir que o contratante continue no plano, as operadoras realizam o processo de fidelidade no plano de saúde com o intuito de assegurar um retorno financeiro através da multa, evitando cancelamentos e abusos.
Quais são os prazos mínimos e máximos?
Os prazos da fidelidade no plano de saúde podem variar de acordo com a operadora escolhida pelo beneficiário. Portanto, é preciso verificar quais são os prazos estipulados no contrato do convênio médico.
O período máximo de vigência da fidelidade no plano de saúde é de 12 meses para cancelamento do contrato. Cumprindo este prazo, você terá a isenção do pagamento da multa.
Como cancelar um plano de saúde?
Caso o beneficiário tenha cumprido o período máximo da fidelidade no plano de saúde, ele tem o direito de cancelar seu convênio quando quiser, sem ter nenhum problema com a justiça.
Em casos de cancelamento antes do prazo estabelecido pela operadora, o cliente precisa arcar com o custo da multa descrita na apólice, evidenciada no momento da contratação.
A operadora pode negar o meu pedido de cancelamento?
Se o seu plano de saúde atual possui algum tipo de fidelidade e, por algum motivo, você deseja realizar a finalização do contrato, isso pode, em determinadas circunstâncias, ser considerado como ilegal.
Caso aconteça, o beneficiário precisa juntar todas as solicitações referentes ao cancelamento, assim, podendo apresentar provas judiciais para conseguir romper o contrato.
Como a Compare pode te ajudar com a fidelidade no plano de saúde?
Como muitas vezes os clientes não têm o hábito de checar todas as regras e cláusulas inclusas no seu contrato, a Compare possui um time especializado para te ajudar e te amparar em toda a sua experiência com o seu plano.
Com consultores eficientes e um atendimento personalizado, podemos te ajudar a verificar se o seu plano tem ou não fidelidade, quanto tempo ela poderá durar e quais são os principais aspectos dela.
Fale agora mesmo com um de nossos consultores por WhatsApp e contrate seu plano de saúde com condições especiais!
3 operadoras com prazos diferenciados
Algumas operadoras acabam seguindo um padrão de tempo para a fidelidade no plano de saúde. Por conta disso, as operadoras com prazos diferenciados acabam se destacando positivamente.
Abaixo, listamos as 3 operadoras que possuem um prazo de fidelidade no plano de saúde diferente das demais:
1. SulAmérica
A SulAmérica possui diversos planos com fidelidade, pensando em suprir todas as necessidades dos seus pacientes. O prazo de fidelidade dos planos é de 12 a 24 meses, dependendo dos casos.
2. Unimed
Já a Central Nacional Unimed possui fidelidade de no mínimo 12 meses em relação aos seus planos de saúde, podendo aplicar a multa caso haja a quebra de contrato.
3. Porto Seguro
A Porto Seguro Saúde também aplica multa para os beneficiários que saírem do plano antes de cumprir o período mencionado no contrato. A operadora tem como prazo de vigência aproximadamente 12 meses.
Dúvidas frequentes sobre fidelidade no plano de saúde (guia rápido)
Sabendo que podem surgir algumas dúvidas sobre o assunto de fidelidade no plano de saúde, deixamos aqui alguns questionamentos altamente frequentes sobre o tema.
Confira, a seguir, três das dúvidas mais frequentes sobre fidelidade no plano de saúde, e as suas respectivas respostas:
Devo buscar ajuda judicial em caso cancelamento de fidelidade?
Sim. Caso a operadora não tenha estabelecido e informado sobre a data da fidelidade no plano de saúde, você deve juntar todas as provas necessárias para não precisar pagar a multa.
Por que os planos coletivos por adesão não contam com fidelidade?
Por serem planos mais simples, os planos coletivos por adesão não possuem fidelidade, pois existem muitas pessoas que contratam um plano somente para usufruir de um procedimento específico.
Além disso, a fidelidade costuma acontecer entre a administradora de benefícios e o sindicato do profissional.
Eu posso deixar de pagar a mensalidade de um plano com fidelidade?
Não, o beneficiário não pode deixar de pagar o plano com fidelidade. Mesmo saindo do plano, ele deve contribuir financeiramente até a data da finalização do contrato.
Aproveite este momento para contratar um plano de saúde com a Compare! Conosco, você garante até 40% de desconto + 5% de cashback na sua primeira mensalidade. Não perca essa oportunidade!
Conclusão
Se você gostou do nosso conteúdo sobre fidelidade no plano de saúde, fique de olho no Blog da Compare, onde postamos diversas notícias, dicas de saúde e bem-estar, entre outros conteúdos sobre saúde diariamente!
Não deixe também de seguir a Compare no Twitter e no Instagram, para que você não perca nunca mais nenhuma das nossas ofertas únicas, além de conferir também todas as nossas postagens pertinentes!
Compare, contrate e economize!
Faça agora mesmo uma cotação personalizada com um de nossos especialistas em planos de saúde e confira as melhores opções para você. É mais rápido, seguro, gratuito e totalmente online!
