A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) definiu na última quinta-feira (08/07), o reajuste negativo para os planos de saúde individuais e familiares, isto é, que podem ser contratados por pessoas físicas. 

Na prática, isso significa uma redução de preços considerável para os consumidores brasileiros. No entanto, os beneficiários só passarão a sentir os preços mais baixos a partir da data de aniversário do contrato do plano.

De acordo com o diretor da Agência, Paulo Rebello, o motivo dessa redução seria a queda do índice de sinistralidade nos planos privados, que caiu devido ao isolamento social iniciado no ano passado por causa da Covid-19.

As pessoas passaram a realizar menos procedimentos eletivos durante a pandemia, ou seja, o número de consultas agendadas, exames e terapias, diminuiu desde o ano passado. Logo, isso justifica o índice de reajuste anual. 

O reajuste negativo para os planos de saúde individuais e familiares é válido para o período de maio de 2021 a abril de 2022. É importante ressaltar que, essa redução nos preços das mensalidades não atinge todos os beneficiários.

No caso dos planos de saúde empresariais, não é a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) que define o percentual de reajuste anual. Isso acontece conforme previsto no contrato entre a empresa e a operadora do plano.

Como irá funcionar o pagamento das mensalidades a partir de agora?​

Se você possui um plano de saúde individual ou familiar contratado e nos próximos meses ocorrerá o aniversário do seu contrato, então a partir desta data as próximas mensalidades deverão vir com o desconto de 8,19%. 

Pelo fato do novo reajuste negativo ter sido aprovado recentemente, os  contratos que fazem aniversário em julho, agosto e setembro, podem ainda não vir com esse desconto. 

Pois, em alguns casos, leva um certo tempo até que a operadora atualize o seu sistema com a correção de valores. Caso isso aconteça com você, o mais recomendado é entrar em contato com a Central de Atendimento do seu plano.

Ademais, os contratos que celebraram o aniversário no mês de maio, abril ou junho, deverão receber os respectivos descontos nas próximas mensalidades do plano de saúde.

Vale a pena contratar um plano de saúde individual ou familiar após o reajuste negativo?​

Contratar um plano de saúde não é somente recomendado, mas também necessário, especialmente no momento em que vivemos. Por esse motivo existem diversos convênios médicos acessíveis e de baixo custo.

Muitas pessoas ainda evitam contratar um plano de saúde por causa do cumprimento de carências, que são prazos preestabelecidos pela operadora cuja o cliente precisa aguardar antes de utilizar as coberturas do convênio.

Isso significa que após a contratação da sua assistência médica, ainda é necessário aguardar um certo período de tempo para realizar determinados procedimentos médicos, como consultas, exames, internações e cirurgias.

Porém, mesmo com os prazos de carências, contratar um plano de saúde individual ou familiar vale muito a pena. A assistência médica é uma segurança a mais para o consumidor e seus familiares.

Além de ser uma alternativa para o Sistema Único de Saúde (SUS), que não consegue atender a grande demanda dos brasileiros de maneira eficiente e com rapidez. São diversos problemas, como falta de leitos e medicamentos.

Felizmente, os planos de saúde privados conseguem oferecer atendimentos mais amplos em hospitais e laboratórios particulares. Confira todas as ofertas disponíveis na sua região e receba descontos exclusivos!  

05 dicas para você contratar um plano de saúde individual e familiar mais barato ​

Contratar um plano de saúde barato é mais fácil do que você pensa, pois existem algumas coisas que encarecem o seu convênio médico e sabendo quais são elas, você acaba economizando. 

Veja a seguir 05 dicas para diminuir o preço do seu plano de saúde individual e familiar

  1. As mensalidades do seu plano de saúde ficam mais baratas quando a área de abrangência é apenas Regional;
  2. Na modalidade familiar, quanto mais pessoas forem incluídas no plano, mais barato as mensalidades ficam;
  3. Se você não precisa realizar tratamentos contínuos, opte pelo plano de saúde com coparticipação;
  4. O padrão da sua acomodação hospitalar também influencia no preço das mensalidades, por isso escolha o quarto tipo Enfermaria;
  5. Contrate o seu plano de saúde individual e familiar com uma corretora de seguros que te dá desconto! 

Aqui na Compare Seguros você sempre contrata com o melhor custo-benefício graças a nossa Consultoria 360º, que avalia a melhor solução para o seu caso. 

Solicite agora mesmo uma cotação de preços 100% online e receba desconto.

Compare, contrate e economize!