O QUE É CANDIDÍASE?
A candidíase, ou monilíase, é uma infecção causada por alguns fungos, entre eles o Candida albicans, que se alojam na área genital, provocando coceira, secreção e inflamação na região.
Apesar de não ser considerada uma doença sexualmente transmissível, devido à região que se dá, pode acabar sendo transmitida durante a relação sexual. Tanto homens como mulheres podem contrair a infecção.
Mesmo sendo uma infecção que os dois sexos possam pegar, é mais comum para as mulheres, pois a genitália feminina cria um ambiente propício para a proliferação dos fungos.
Nas mulheres, é normal ter coceira na vagina e no canal vaginal, corrimento branco em grumos, parecendo a nata do leite. Também ocorre ardência para urinar e dor durante as relações sexuais.
Já nos homens, aparecem pequenas manchas avermelhadas no pênis, edema leve (excesso de líquido acumulado nos tecidos do corpo), lesões e coceira na região. Nos casos mais graves, pode ocorrer distúrbios gastrointestinais, respiratórios e outros problemas dermatológicos.
Os fungos podem viver normalmente no corpo sem causar danos, mas no primeiro sinal de desequilíbrio no organismo, passa a ser danoso para o corpo. Por isso está associada à queda de imunidade, ao uso de antibióticos, anticoncepcionais, imunossupressores e corticoides, à gravidez, à diabetes, alergias e ao papiloma vírus (HPV).
A candidíase pode ser contraída mais facilmente se a pessoa tiver relações sexuais sem preservativo, se utilizar roupas íntimas muito apertadas e de material sintético, além de ficar muito tempo com peças íntimas molhadas, criando um ambiente propício para os fungos.
Para evitar a desconfortável candidíase, principalmente para as mulheres, é recomendável que utilizem sabonetes íntimos de pH neutro, optar por roupas íntimas de algodão, não utilizar absorvente íntimo todos os dias, evitar vestimentos muito justos ou permanecer com tecidos molhados por muito tempo na região.
Para acabar com a candidíase, muitos médicos receitam apenas pomadas para que os pacientes apliquem diariamente na região, duas vezes por dia. Quando é um caso mais sério, a pessoa pode chegar a precisar tomar medicamentos para combater o fungo.
É uma infecção extremamente comum, cerca de 75% das mulheres já tiveram ou terão algum episódio de candidíase, por isso o diagnóstico é simples, já que os sintomas são bem evidentes também.
Promoções mensais com até 40% de desconto
Fale agora com um especialista em plano de saúde