Benefícios do mel: conheça os 10 principais para a saúde
Os benefícios do mel para a saúde são inúmeros, ele é capaz de fortalecer nosso sistema imunológico, combater a insônia, melhorar o colesterol, e até mesmo ajuda na saúde gastrointestinal.
É um alimento natural, proveniente de um órgão das flores, o nectário. As substâncias sugadas pelas abelhas são levadas ao seu sistema digestivo, após isso, são depositadas nos alvéolos da colmeia para amadurecer.
Mas seus benefícios não param por aí: o mel é anti-séptico, diurético, antioxidante, calmante, e expectorante. Saiba mais sobre ele a seguir!
Quais são os benefícios do mel para a saúde?
Manter uma alimentação saudável é imprescindível para prevenir doenças e garantir mais qualidade de vida. Um dos alimentos de custo-benefício que oferece essa possibilidade é o mel.
Por isso, confira a seguir uma lista que elaboramos especialmente para você, composta por 10 dos maiores benefícios do mel.
1. Benefícios do mel para o sistema imunológico.
O mel atua como um antisséptico natural, ajudando a curar feridas e mantê-las limpas, assim evitando infecções, além de ter propriedades antibacterianas e antifúngicas que estimulam o sistema imunológico.
2. Benefícios do mel e a melhora da saúde do coração.
Quando se trata da saúde do coração, o mel está presente. As propriedades que o compõem são capazes de aumentar o fluxo sanguíneo e promover a redução de coágulos.
Esse processo ajuda na diminuição da pressão arterial e dessa forma previne doenças do coração.
3. Benefícios do mel no combate à insônia.
Esse é um problema que afeta muitos brasileiros e as causas da insônia são diversas, o que faz com que muitas pessoas recorram a médicos e, às vezes, à medicação para conseguir ter uma boa noite de sono.
A ideia não é que você deixe de ir ao médico e tampouco deixe de fazer uso dos remédios que ele prescreveu, mas ajudar a potencializar os efeitos da medicação, afinal, para quem sofre de insônia, o sono é sempre bem-vindo.
Os benefícios do mel aumentam de maneira saudável os níveis de insulina no organismo que produzem a serotonina, uma substância química que ajuda o corpo a relaxar e contribui para a melhora do sono.
4. Benefícios do mel e o combate às alergias.
É comprovado que o mel em doses concentradas atua de maneira que evita alergias provenientes da tosse e da congestão nasal.
Por isso, em casos de gripes e resfriados fortes, um bom chá adoçado com mel pode trazer ótimos resultados, aliviando a tosse e descongestionando o nariz.
Além de também proporcionar uma boa noite de sono, porque sabemos o quanto pode ser difícil dormir quando se está gripado.
5. Benefícios do mel e a melhora do colesterol.
Todos os benefícios do mel são bons aliados no combate ao colesterol alto, pois, diminuem os níveis de colesterol ruim (LDL) e aumentam o colesterol bom (HDL) do corpo.
O mel ainda pode ajudar a diminuir os níveis de triglicerídeos porque pode ser usado como substituto do açúcar.
Geralmente, dietas ricas em açúcar e carboidratos refinados causam aumento dos níveis de triglicerídeos e aumentam o risco de doenças do coração e diabetes tipo 2.
6. Benefícios do mel para ajudar na memória e na ansiedade.
O uso do mel na substituição do açúcar vem sendo associado com a melhora da memória e dos níveis de ansiedade.
Além disso, estudos indicam que o mel também pode melhorar a memória de mulheres na menopausa e pós-menopausa.
7. Benefícios do mel no combate de bactérias mais resistentes.
Um dos benefícios do mel quase desconhecido é a sua capacidade de eliminar bactérias, inclusive as mais resistentes aos antibióticos.
Isso ocorre pelo alto nível de açúcar e também da proteína conhecida como Defensina-1.
Todos sabemos que comer muito açúcar faz mal para os dentes, mas com o mel é diferente. Em quantidades moderadas, o alimento ajuda a prevenir a gengivite e cáries devido ao seu efeito bactericida.
8. Benefícios do mel e a melhora da saúde gastrointestinal.
O mel é um pré-biótico muito potente que nutre as bactérias boas que vivem no nosso intestino, por esse motivo é muito benéfico para a digestão e para a saúde em geral.
Além disso, o mel também pode ser usado para tratar de problemas digestivos, como diarreia e ele também é eficaz no tratamento de bactérias responsáveis por causar úlceras gástricas.
Chás podem ser feitos e adoçados com mel, ajudando a combater a má-digestão. Uma sugestão de chá é o de mel com canela, pois esses dois alimentos naturais ajudam a melhorar o processo digestivo em sua totalidade.
9. Benefícios do mel no combate a obesidade.
Devido às suas propriedades, o mel ajuda a melhorar o controle de açúcar e gordura no sangue. Isso reduz o estado inflamatório e auxilia na manutenção do peso.
Claro que só o mel não combate a obesidade sozinho, mas junto com o tratamento de uma equipe médica, refeições balanceadas e atividades físicas, ele proporciona ótimos resultados para quem enfrenta a obesidade.
Com isso, é muito comum a pessoa passar por uma reeducação alimentar e algumas restrições. No caso da obesidade, quanto mais alimentos gordurosos e que contém muito açúcar puderem ser evitados, melhor.
Recomenda-se então que adoce chás, leite e outros alimentos com mel que é muito mais saudável e nutritivo.
10. Benefícios do mel no tratamento de hemorroidas.
Um dos beneficios do mel é que ele possui propriedades antimicrobianas, anti-inflamatórias, analgésicas e cicatrizantes, que reduzem o sangramento e aliviam a dor e a coceira causadas pelas hemorroidas.
Para esse efeito, basta misturar mel, azeite de oliva e cera de abelha e depois, aplicar na região. O alívio da dor e da coceira podem ser vistos em poucos minutos após a aplicação.
Agora que você já sabe quais são os 10 maiores benefícios do mel para a saúde, por que não aproveitar para contratar um plano de saúde e garantir acompanhamento nutricional? Cote online em menos de 5 minutos!
Saiba quais são as vitaminas e minerais presentes no mel
Entre os nutrientes e os benefícios do mel, destacam-se pequenas quantidades de vitamina A, vitamina B1, vitamina B2, vitamina B5, vitamina B6 e vitamina C.
E minerais como cálcio, fósforo, enxofre, potássio, cloro, ferro, manganês, cobre, sílica e sódio. Além disso, contém flavonoides, que são compostos que atuam como antioxidantes no organismo.
Como consumir e usufruir dos benefícios do mel?
O mel pode ser ingerido isoladamente ou misturado com outros alimentos. Algumas opções apetitosas e saudáveis são:
- Adoçar molhos de salada;
- Adoçar café, leite ou chá;
- Misturar em iogurte, cereais ou farinha de aveia.
Também é importante ressaltar que a quantidade de consumo recomendada é de até duas colheres de chá por dia.
Existem contraindicações para o mel?
Apesar de existir muitos benefícios do mel e nutritivo, ele possui algumas contraindicações sim, veja a seguir quais são:
- O mel não é aconselhado para crianças até os 3 anos, isso porque o intestino dela é muito imaturo e não consegue impedir a entrada de micro-organismos, presentes no mel, que podem causar infecções;
- Diabéticos devem evitá-lo por conter açúcares simples que aumentam a glicemia do sangue;
- É contraindicado para quem possui intolerância a frutose, componente presente no mel;
- Quem é alérgico ao mel, o ideal é evitar o consumo, tanto do mel como de produtos que o contenham. Isso pode evitar vermelhidões na pele, coceiras, olhos lacrimejando e inchaço nos lábios.
E ainda tem muito mais! Para te ajudar a consumir o alimento de forma equilibrada, permitindo que absorva efetivamente de todos os nutrientes que ele possui, separamos 3 receitas práticas e deliciosas, confira:
Pão de mel
Uma das receitas mais apreciadas que tem o mel como seu principal ingrediente é justamente o pão de mel. Veja a seguir o que será necessário e como prepará-lo:
Ingredientes
- 1 lata de leite condensado;
- 2 xícaras (chá) de leite;
- 1 xícara (chá) de açúcar mascavo;
- 1 colher (chá) de canela em pó;
- Meia colher (chá) de cravo em pó;
- Meia xícara (chá) de mel;
- 1 xícara (chá) de chocolate em pó;
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo;
- 2 colheres (chá) de fermento em pó;
- 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio;
- 500g de chocolate ao leite.
Modo de preparo
Coloque a lata de leite condensado fechada em uma panela de pressão e adicione água até cobri-la, tampe e cozinhe em fogo médio por 15 minutos a partir da fervura.
Desligue e abra a panela após sair a pressão, retire a lata e deixe esfriar antes de abrir. Transfira para um recipiente, misture e reserve. Depois acrescente em uma vasilha o leite ninho, açúcar, canela, cravo e o mel.
Misture-os bem e peneire por cima o chocolate em pó e a farinha de trigo. Junte o fermento e o bicarbonato e misture tudo muito bem até obter uma massa lisa.
Despeje a massa em uma assadeira untada com manteiga e farinha de trigo e leve ao forno médio (180°C), pré-aquecido, por cerca de 45 minutos. Espere esfriar, corte a massa em quadrados e recheie com o doce de leite.
Para a cobertura, derreta o chocolate ao leite em banho-maria e banhe a massa do pão de mel. Escorra o excesso, deixe secar e está pronto!
Bolo de mel
Essa é mais uma opção de doce para você aproveitar os benefícios do mel ao mesmo tempo em que se delicia com seus amigos e familiares. Confira como é fácil, prático e simples de preparar:
Ingredientes
- 2 e 1/2 xícara de farinha de trigo;
- 1/2 xícara de açúcar;
- 1 xícara de mel;
- 1 xícara de leite;
- 3 ovos;
- 1 colher de fermento em pó;
- Canela (opcional).
Modo de preparo
Primeiramente, pré-aqueça o forno e unte a assadeira com manteiga e farinha de trigo.
No liquidificador bata os ovos, o leite, o mel e a canela a gosto. Acrescente o açúcar e a farinha aos poucos e por último o fermento em pó.
Coloque na forma e leve ao forno para assar. Após assado, desenforme e se desejar derrame mel em cima.
Filé de frango com mel e alho
Agora que você tem duas receitas de doces para usufruir dos benefícios do mel, separamos uma opção agridoce para que possa inclui-lo em seu almoço ou jantar.
Ingredientes
- 700g de filé de peito de frango;
- Sal e pimenta;
- ¼ xícara de farinha de trigo;
- 4 colheres (sopa) de manteiga;
- 2 colheres (sopa) de azeite de oliva;
- 3 dentes de alho picados;
- 3 colheres (sopa) de manteiga;
- 1 colher (sopa) de vinagre de maçã;
- 2 colheres (sopa) de molho de soja (shoyu);
- 2 colheres (sopa) de mel.
Modo de preparo
Corte os filés de frango em bifes de pouco mais de 1cm e tempere com sal e pimenta. Aqueça uma frigideira de fundo largo, adicione metade da manteiga e do azeite.
Passe os filés pela farinha de trigo e sacuda para remover o excesso. Coloque metade dos filés na frigideira e deixe grelhar por aproximadamente 3 minutos de um lado, até dourar bem.
Vire e deixe por mais 1 a 2 minutos. Retire da frigideira e reserve. Adicione o restante da manteiga e azeite e repita o processo para grelhar todo os bifes de frango. Retire da frigideira.
Adicione a manteiga e o alho e refogue rapidamente em fogo baixo. Acrescente o mel, o vinagre e o molho de soja, misture e experimente.
Coloque todos os bifes de frango na frigideira e deixe no fogo o tempo suficiente para aquecer um pouco e envolvê-los no molho. Sirva imediatamente.
Dúvidas frequentes sobre benefícios do mel (Guia rápido)
Agora que você já conhece os principais benefícios do mel, separamos algumas das dúvidas mais comuns sobre o mel.
Pode consumir mel todos os dias?
Sim, mas de acordo com nutricionistas o ideal é consumir cerca de 25 g/dia, que é equivalente a uma colher de sopa cheia.
Como o mel deve ser conservado em casa?
O ideal é continuar na própria embalagem que foi vendida, e guardá-lo em um local fresco e longe da luz solar, para garantir a conservação e as propriedades do mel.
É possível identificar se o mel é puro?
Sim, confira abaixo 3 testes para você fazer em casa e descobrir se o mel é puro.
1) Geladeira
Mel de verdade cristaliza, isso é, ele se solidifica em temperaturas abaixo de 25ºC.
Deixe a garrafa com o alimento na geladeira por algumas horas: se endurecer, é mel. Para reverter o processo, é só deixar fora da geladeira ou aquecer a garrafa em banho-maria.
2) Vinagre
Pegue uma colher de sopa de mel e pingue algumas gotas de vinagre: se espumar, o produto é falsificado. Isso acontece pois o ácido do vinagre reage com os ingredientes usados para fraudar o mel.
3) Água
Encha um copo com água e coloque uma pequena quantidade de mel. Se o produto for original, ele vai descer para o fundo do copo, pois o mel é mais pesado que a água.
4) Papel-toalha
Pingue um pouco de mel em um papel-toalha. Se o líquido demorar para ser absorvido, o produto é original. Mel adulterado costuma ser mais diluído e é absorvido rapidamente.
Como descristalizar o mel?
Coloque o pote de vidro em banho-maria por 30 minutos, em uma temperatura de 35°C e com uma espátula vá mexendo o mel até os cristais desaparecerem.
Conclusão
Esse foi nosso conteúdo sobre os benefícios do mel, agora que você já viu o quanto ele pode fazer bem à saúde que tal acrescentá-lo no seu consumo diário?
Substituir o açúcar refinado, passar a ter uma alimentação mais saudável e praticar atividade física regularmente ajuda a melhorar a qualidade de evita e evitar doenças.
Para mais dicas de saúde e outros conteúdos como esse sobre benefícios do mel, acesse o Blog da Compare, ou, se quiser conhecer nossos planos de saúde.
Aproveite e compartilhe esse e outros conteúdos que achar interessante em suas redes sociais. Dessa forma outras pessoas também poderão saber mais sobre os benefícios do mel e como ele atua em diversas áreas do corpo.
Compare, contrate e economize.
Promoções mensais com até 40% de desconto
Fale agora com um especialista em plano de saúde